DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/505
Título: Informática aplicada à educação: benefícios da utilização do computador em sala de aula
Título(s) alternativo(s): Computer science applied to education: benefits of using the computer in the classroom
Autor(es): Serrão, Anselmo Alves
Palavras-chave: Tecnologias educacionais;Jogos educacionais;TICs
Data do documento: 22-Ago-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: Education is a process that uses different means to teach and thus modify the life of the individual. It uses various resources at your disposal. The computer brought with it several types of technological advances and increasingly sophisticated tools of information transmission in a dynamic and interactive way. The present study aimed to identify the reasons that lead high school students to disinterest in History, Geography and Sociology classes. Specifically, we sought to: a) list and analyze the main reasons presented by the students; And b) to compare the students' responses with the observations made in the field. In order to understand this phenomenon, a field research was carried out, using as tools for data collection the observation of 12 classes, the application of a questionnaire to the students. The subjects that participated in the research were all students of the three high school series of the José Carlos Mestrinho State School in the municipality of Itacoatiara / AM. With the results obtained we can conclude that the lack of interest of the students of the Secondary School is tied to the lack of diverse contents and also by the lack of methodology of the teachers, who only copy in the picture, and the students attend the classes without pedagogical sense, therefore it is To do it by doing.
Descrição: A educação é um processo que se utiliza de diversos meios para ensinar e assim modificar a vida do indivíduo. Ela utiliza-se de diversos recursos à sua disposição. O computador trouxe consigo diversos tipos de avanços tecnológicos e ferramentas cada vez mais sofisticadas de transmissão de informações de maneira dinâmica e interativa. O presente estudo objetivou identificar quais os motivos que levam os alunos do Ensino Médio ao desinteresse nas aulas de História, Geografia e Sociologia. Especificamente procurou-se: a) elencar e analisar os principais motivos apresentados pelos alunos; e b) confrontar as respostas dos alunos com as observações feitas em campo. Buscando entender tal fenômeno, realizou-se uma pesquisa de campo, utilizando-se como instrumentos para coleta de dados a observação de 12 aulas, a aplicação de um questionário para os alunos. Os sujeitos participantes da pesquisa foram todos alunos das três séries do Ensino Médio da Escola Estadual José Carlos Mestrinho do município de Itacoatiara/AM. Com os resultados obtidos podemos concluir que os desinteresses dos alunos do Ensino Médio encontra-se atrelada à falta de conteúdos diversificados e também pela falta de metodologia dos professores, que apenas copiam no quadro, e os alunos assistem às aulas sem sentido pedagógico, portanto é o fazer por fazer.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/505
Aparece nas coleções:CESIT - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Informática aplicada à educação- benefícios da utilização do computador em sala de aula.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons