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Título: Educar pela pesquisa: o ensino da lógica usando o software scratch nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola publica de Itacoatiara/Amazonas
Título(s) alternativo(s): Educating by research: the teaching of logic using scratch software in the initial years of elementary education in a public school in Itacoatiara / Amazonas
Autor(es): Souza, Wanderson Ferraz de
Palavras-chave: Lógica - racionício;Raciocínio lógico;software educacional scratch;Software Scratch
Data do documento: 22-Ago-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: The problem of today's schools is the difficulties of students in the classroom ranging from the interpretation of a text to solving a simple math problem, or even, when expressing itself in a logical way. Many students have great difficulty expressing their ideas in a logical and organized way. Even if they have great ideas, if they can not express their convictions clearly, they will not be able to sustain them. As in reading or writing, logical reasoning in solving problems is a factor of utmost importance. It is critical that students understand and reason about what is being proposed. In this context the present work aimed to teach the logic and to stimulate the logical reasoning using the educational software scratch guided in the teaching by the research considering students with age between 9 and 12 years of the Municipal School Professora Maria Nira Guimarães. Scratch software enables the user to create and create animations, interactive stories or games, combining graphics, images, photos, music and sounds. The results demonstrate that the use of scratch allowed the learning of basic concepts of logic and the development of students' logical reasoning. In addition, it has aroused students' interest and motivation in researching and seeking new knowledge and learning.
Descrição: O problema das escolas nos dias de hoje são as dificuldades dos alunos em sala de aula que vão desde a interpretação de um texto até solução de um simples problema de matemática, ou até mesmo, no momento de se expressar de forma lógica. Muitos alunos possuem grandes dificuldades em expressar suas ideias de forma lógica e organizada. Mesmo tendo grandes ideias, se não conseguirem expressar de forma clara suas convicções não conseguirão sustentar as mesmas. Da mesma forma que na leitura ou escrita, o raciocínio lógico na resolução de problemas é um fator de extrema importância. É fundamental que os alunos compreendam e raciocinem sobre o que está sendo proposto. Neste contexto o presente trabalho visou ensinar a lógica e estimular o raciocínio lógico usando o software educacional scratch pautado no ensino pela pesquisa considerando estudantes com idade entre 9 e 12 anos da Escola Municipal Professora Maria Nira Guimarães. O software scratch possibilita o usuário elaborar e criar animações, histórias interativas ou jogos, combinando gráficos, imagens, fotos, músicas e sons. Os resultados demonstram que o uso do scratch possibilitou a aprendizagem de conceitos básicos da lógica e no desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos. Além disso, despertou o interesse e motivação dos alunos em pesquisar e a buscar novos conhecimentos e aprendizados.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/504
Aparece nas coleções:CESIT - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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