DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5036
Título: As Novas Tecnologias e o Processo de Ensino e Aprendizagem da Leitura no Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): New Technologies and the Reading Teaching and Learning Process in Elementary School
Autor(es): Lima, Sandreane Pinheiro de
Orientador(es): Araújo, Jussara Maria Oliveira de
Palavras-chave: Leitura.;Lectura;Novas Tecnologias;Nuevas tecnologías;Ensino e Aprendizagem;Enseñando y Aprendiendo
Data do documento: 24-Ago-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Atualmente, nossas vidas são influenciadas pela tecnologia, requisitando que tenhamos novos comportamentos e atitudes. No âmbito da educação, não é diferente, a emergência tecnológica também se faz presente, sendo relevante sua inserção nas metodologias utilizadas em sala de aula. Uma ferramenta presente na educação que pode ser amplamente renovada pela tecnologia é a leitura. Em seu processo de decodificação, compreensão e interpretação de um texto exige, principalmente, a atenção do leitor, objetivo esse que pode ser facilitado pelas novas tecnologias através de seus diversos suportes, cores, imagens e interações digitais que possam apresentar. Diante disso, esse trabalho buscou verificar qual o papel das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem da leitura em uma escola pública do município de Tefé no Estado do Amazonas, com as seguintes problemáticas: Os professores estão utilizando as novas tecnologias? Os alunos utilizam tecnologias para realizar leituras? A hipótese é de que nem professores e nem alunos estão incluindo em seu cotidiano escolar, de forma satisfatória, as ferramentas tecnológicas da atualidade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo com a utilização de questionários aplicados com professores e alunos, versando sobre a temática as novas tecnologias e o processo de ensino e aprendizagem da leitura. Para embasamento teórico, utilizou-se os pressupostos como os de Kleiman, Antunes e Kenski. Ao finalizar essa pesquisa, confirmamos nossa hipótese, pois observamos que escola, professores e alunos ainda estão em processo de adaptação para a inclusão de avanços tecnológicos para a leitura em sala de aula.
Abstract: Actualmente, nuestras vidas están influenciadas por la tecnología, lo que nos exige tener nuevos comportamientos y actitudes. En el ámbito educativo no es diferente, la emergencia tecnológica también está presente, y es relevante su inserción en las metodologías utilizadas en las aulas. Una herramienta presente en la educación que puede ser en gran medida renovada por la tecnología es la lectura. En su proceso de decodificar, comprender e interpretar un texto requiere principalmente de la atención del lector, objetivo que puede ser facilitado por las nuevas tecnologías a través de los diversos soportes, colores, imágenes e interacciones digitales que pueden presentar. Por lo tanto, este trabajo buscó verificar el papel de las tecnologías en el proceso de enseñanza y aprendizaje de la lectura en una escuela pública del municipio de Tefé en el Estado de Amazonas, con la siguiente problemática: ¿Los docentes utilizan nuevas tecnologías? ¿Los estudiantes utilizan la tecnología para realizar lecturas? La hipótesis es que ni los profesores ni los estudiantes están incluyendo satisfactoriamente las herramientas tecnológicas actuales en su rutina escolar. Para ello, se realizó una investigación de campo con el uso de cuestionarios aplicados a docentes y estudiantes, abordando el tema de las nuevas tecnologías y el proceso de enseñar y aprender a leer. Como base teórica se utilizaron supuestos como los de Kleiman, Antunes y Kenski. Al final de esta investigación confirmamos nuestra hipótesis, ya que observamos que la escuela, docentes y estudiantes aún se encuentran en un proceso de adaptación a la inclusión de avances tecnológicos para la lectura en el aula
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5036
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As Novas Tecnologias e o Processo de Ensino e Aprendizagem da Leitura no Ensino Fundamental.pdf320,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.