DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5036
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Sandreane Pinheiro de-
dc.date.available2023-09-11-
dc.date.available2023-09-14T13:54:17Z-
dc.date.issued2023-08-24-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5036-
dc.description.abstractActualmente, nuestras vidas están influenciadas por la tecnología, lo que nos exige tener nuevos comportamientos y actitudes. En el ámbito educativo no es diferente, la emergencia tecnológica también está presente, y es relevante su inserción en las metodologías utilizadas en las aulas. Una herramienta presente en la educación que puede ser en gran medida renovada por la tecnología es la lectura. En su proceso de decodificar, comprender e interpretar un texto requiere principalmente de la atención del lector, objetivo que puede ser facilitado por las nuevas tecnologías a través de los diversos soportes, colores, imágenes e interacciones digitales que pueden presentar. Por lo tanto, este trabajo buscó verificar el papel de las tecnologías en el proceso de enseñanza y aprendizaje de la lectura en una escuela pública del municipio de Tefé en el Estado de Amazonas, con la siguiente problemática: ¿Los docentes utilizan nuevas tecnologías? ¿Los estudiantes utilizan la tecnología para realizar lecturas? La hipótesis es que ni los profesores ni los estudiantes están incluyendo satisfactoriamente las herramientas tecnológicas actuales en su rutina escolar. Para ello, se realizó una investigación de campo con el uso de cuestionarios aplicados a docentes y estudiantes, abordando el tema de las nuevas tecnologías y el proceso de enseñar y aprender a leer. Como base teórica se utilizaron supuestos como los de Kleiman, Antunes y Kenski. Al final de esta investigación confirmamos nuestra hipótesis, ya que observamos que la escuela, docentes y estudiantes aún se encuentran en un proceso de adaptación a la inclusión de avances tecnológicos para la lectura en el aulapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeitura.pt_BR
dc.subjectLecturapt_BR
dc.subjectNovas Tecnologiaspt_BR
dc.subjectNuevas tecnologíaspt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectEnseñando y Aprendiendopt_BR
dc.titleAs Novas Tecnologias e o Processo de Ensino e Aprendizagem da Leitura no Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeNew Technologies and the Reading Teaching and Learning Process in Elementary Schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-14T13:54:17Z-
dc.contributor.advisor1Araújo, Jussara Maria Oliveira de-
dc.contributor.referee1Araújo, Jussara Maria Oliveira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1977211506166484pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Manoel Domingos Castro de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5332003288110141pt_BR
dc.contributor.referee3Monteiro, Rosineide Rodrigues-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4151776187258374pt_BR
dc.description.resumoAtualmente, nossas vidas são influenciadas pela tecnologia, requisitando que tenhamos novos comportamentos e atitudes. No âmbito da educação, não é diferente, a emergência tecnológica também se faz presente, sendo relevante sua inserção nas metodologias utilizadas em sala de aula. Uma ferramenta presente na educação que pode ser amplamente renovada pela tecnologia é a leitura. Em seu processo de decodificação, compreensão e interpretação de um texto exige, principalmente, a atenção do leitor, objetivo esse que pode ser facilitado pelas novas tecnologias através de seus diversos suportes, cores, imagens e interações digitais que possam apresentar. Diante disso, esse trabalho buscou verificar qual o papel das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem da leitura em uma escola pública do município de Tefé no Estado do Amazonas, com as seguintes problemáticas: Os professores estão utilizando as novas tecnologias? Os alunos utilizam tecnologias para realizar leituras? A hipótese é de que nem professores e nem alunos estão incluindo em seu cotidiano escolar, de forma satisfatória, as ferramentas tecnológicas da atualidade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo com a utilização de questionários aplicados com professores e alunos, versando sobre a temática as novas tecnologias e o processo de ensino e aprendizagem da leitura. Para embasamento teórico, utilizou-se os pressupostos como os de Kleiman, Antunes e Kenski. Ao finalizar essa pesquisa, confirmamos nossa hipótese, pois observamos que escola, professores e alunos ainda estão em processo de adaptação para a inclusão de avanços tecnológicos para a leitura em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As Novas Tecnologias e o Processo de Ensino e Aprendizagem da Leitura no Ensino Fundamental.pdf320,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.