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Título: Um estudo documental sobre os avanços e as dificuldades na educação escolar indígena diferenciada na realidade atual: aspectos sobre a formação dos professores
Título(s) alternativo(s): A documentary study on the progress and difficulties in differentiated indigenous school education in the current reality: aspects of teacher training
Autor(es): Silva, Philipe Paiva da
Orientador(es): Mubarac Sobrinho, Roberto Sanches
Palavras-chave: Educação escolar indígena diferenciada;Formação de professores;Legislação escolar indígena;Contexto histórico;Differentiated indigenous school education;Teacher training;Indigenous school legislation;Historical context
Data do documento: 14-Dez-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SILVA, Philipe Paiva da. Um estudo documental sobre os avanços e as dificuldades na educação escolar indígena diferenciada na realidade atual: aspectos sobre a formação dos professores. 2018. 40 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Este trabalho de revisão bibliográfica tem o objetivo principal de mostrar detalhes da Educação Escolar Indígena Diferenciada no Brasil. Neste trabalho será abordado o contexto histórico da educação escolar indígena desde o período colonial, até a Constituição Brasileira de 1988. Também fará uma análise de como essa educação teve inicio no período da colonização em que a Companhia de Jesus, se tornou um dos principais agentes da escolarização dos índios. Continuando, mostrará o surgimento do movimento indígena no Brasil na luta por uma legislação escolar indígena e seus desdobramentos nos tempos atuais. Além disso, apresentará como esse movimento se originou e sua articulação com múltiplos segmentos da sociedade nacional. Abordará os avanços, as dificuldades e desafios encontrados na educação indígena diferenciada. Por ultimo abordará o processo de formação dos professores indígenas e a influência que estes trouxeram na educação diferenciada, analisando as políticas implantadas pelo Ministério da Educação para a formação dos professores. PALAVRAS-CHAVES: Educação escolar indígena diferenciada. Formação de professores. Legislação escolar indígena. Contexto histórico.
Abstract: The main objective of this bibliographical review is to show details of Differentiated Indigenous School Education in Brazil. School Education in Brazil. This work will look at the historical context of indigenous school education from the colonial period to the Brazilian Constitution of 1988. It will also analyze how this education began during the period of colonization, in which the Society of Jesus became one of the main agents in the schooling of the Indians. It will go on to show the emergence of the indigenous movement in Brazil in the struggle for indigenous school legislation and its developments today. times. In addition, it will present how this movement originated and its articulation with multiple segments of national society. It will address the advances, difficulties and challenges in differentiated indigenous education. Finally, it will look at the process of training indigenous indigenous teachers and the influence they have had on differentiated education, analyzing the policies implemented by the Ministry of Education for teacher training. KEYWORDS: Differentiated indigenous school education. Teacher training. Legislation legislation. Historical context.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5031
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



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