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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Philipe Paiva da-
dc.date.available2023-09-11T13:53:51Z-
dc.date.issued2018-12-14-
dc.identifier.citationSILVA, Philipe Paiva da. Um estudo documental sobre os avanços e as dificuldades na educação escolar indígena diferenciada na realidade atual: aspectos sobre a formação dos professores. 2018. 40 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5031-
dc.description.abstractThe main objective of this bibliographical review is to show details of Differentiated Indigenous School Education in Brazil. School Education in Brazil. This work will look at the historical context of indigenous school education from the colonial period to the Brazilian Constitution of 1988. It will also analyze how this education began during the period of colonization, in which the Society of Jesus became one of the main agents in the schooling of the Indians. It will go on to show the emergence of the indigenous movement in Brazil in the struggle for indigenous school legislation and its developments today. times. In addition, it will present how this movement originated and its articulation with multiple segments of national society. It will address the advances, difficulties and challenges in differentiated indigenous education. Finally, it will look at the process of training indigenous indigenous teachers and the influence they have had on differentiated education, analyzing the policies implemented by the Ministry of Education for teacher training. KEYWORDS: Differentiated indigenous school education. Teacher training. Legislation legislation. Historical context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação escolar indígena diferenciadapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLegislação escolar indígenapt_BR
dc.subjectContexto históricopt_BR
dc.subjectDifferentiated indigenous school educationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectIndigenous school legislationpt_BR
dc.subjectHistorical contextpt_BR
dc.titleUm estudo documental sobre os avanços e as dificuldades na educação escolar indígena diferenciada na realidade atual: aspectos sobre a formação dos professorespt_BR
dc.title.alternativeA documentary study on the progress and difficulties in differentiated indigenous school education in the current reality: aspects of teacher trainingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-11T13:53:51Z-
dc.contributor.advisor1Mubarac Sobrinho, Roberto Sanches-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7931430917921646pt_BR
dc.contributor.referee1Bettiol, Célia Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6935670235651644pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Mônica de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0219564272293424pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de revisão bibliográfica tem o objetivo principal de mostrar detalhes da Educação Escolar Indígena Diferenciada no Brasil. Neste trabalho será abordado o contexto histórico da educação escolar indígena desde o período colonial, até a Constituição Brasileira de 1988. Também fará uma análise de como essa educação teve inicio no período da colonização em que a Companhia de Jesus, se tornou um dos principais agentes da escolarização dos índios. Continuando, mostrará o surgimento do movimento indígena no Brasil na luta por uma legislação escolar indígena e seus desdobramentos nos tempos atuais. Além disso, apresentará como esse movimento se originou e sua articulação com múltiplos segmentos da sociedade nacional. Abordará os avanços, as dificuldades e desafios encontrados na educação indígena diferenciada. Por ultimo abordará o processo de formação dos professores indígenas e a influência que estes trouxeram na educação diferenciada, analisando as políticas implantadas pelo Ministério da Educação para a formação dos professores. PALAVRAS-CHAVES: Educação escolar indígena diferenciada. Formação de professores. Legislação escolar indígena. Contexto histórico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBEBBER, G. Metodologia cientifica; orientações para projetos, (pesquisa bilbiografica e de campo) – relatórios – monografia / Guerino Bebber, Darci Martinello. 2. Ed. – Caçador: Universidade do Contestado, UNC, 1997. BITTENCOURT, Circe Fernandes.; SILVA, Adriane Costa da. Perspectivas históricas da educação indígena no Brasil. In: PRADO; Maria Ligia Coelho; VIDAL, Diana Gonçalves. À margem dos 500 anos: reflexões irreverentes. São Paulo: EDUSP, 2002. BRASIL. Constituição Federal . Dário Oficial da União.1988. BRASIL. Decreto n. 26, de 4 de fevereiro de 1991. Dispõe sobre a Educação Indígena no Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 fev. 1991. n. 25, Seção 1, p. 2487. BRASIL. Portaria Interministerial n. 559, de 16 de abril de 1991. Sobre a educação escolar para as populações indígenas. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 abr. 1991. n. 73, Seção 1, p. 7084-7085. BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. 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dc.subject.cnpqFormação de professorespt_BR
dc.subject.cnpqEducação indígenapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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