DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5025
Titel: Gênero Textual Poema no 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos em uma Escola Localizada em Tefé-AM
Sonstige Titel: Textual Genre Poem in the 1st segment of Youth and Adult Education at a School Located in Tefé.-AM
Autor(en): Miranda, Esteffany Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Monteiro, Rosineide Rodrigues
Stichwörter: Gênero textual;Textual genre;Poema;Poem;Intertextualidade;Intertextuality
Erscheinungsdatum: 22-Aug-2023
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo aborda sobre o gênero textual poema no contexto da Educação de Jovens e Adultos no Ensino Fundamental em uma escola localizada em Tefé-AM cujo embasamento é constituído por tópicos contextualizando a História da EJA no Brasil, bem como dos sujeitos e autores da cidadania e formação do docente da EJA. O referencial teórico alicerçou-se em Terra (2019), Capucho (2012), Marcuschi (2008), Geraldi (2012), Abaurre, Abaurre e Pontara (2008), Abreu (1859) e Dias (1957), em que ressaltou-se a intertextualidade entre ambos os Poemas Canção do Exílio, de Gonçalves Dias e Casimiro de Abreu. Ademais, a metodologia foi norteada por Lakatos e Marconi (2017), Severino (2007), Figueiredo (2008), dentre outros. As técnicas da pesquisa foram a observação, a oficina e o questionário misto aplicado aos 9 alunos que serviram de amostra. Os resultados obtidos indicam que o gênero textual poema contribuiu para fortalecer a aprendizagem dos discentes e desenvolver o gosto pela leitura do gênero em estudo. Desse modo, a pesquisa serviu para mostrar a importância dos gêneros textuais como práticas comunicativas no ensino da língua portuguesa por, justamente, a língua se efetivar através de algum gênero
Zusammenfassung: This article deals with the textual genre poem in the context of Youth and Adult Education in Elementary School in a school located in Tefé-AM whose basis is constituted by topics contextualizing the History of EJA in Brazil, as well as the subjects and authors of citizenship and formation of the EJA teacher. The theoretical framework was based on Terra (2019), Capucho (2012), Marcuschi (2008), Geraldi (2012), Abaurre, Abaurre and Pontara (2008), Abreu (1859) and Dias (1957), in which it was highlighted if the intertextuality between both Poems Canção do Exílio, by Gonçalves Dias and Casimiro de Abreu. Furthermore, the methodology was guided by Lakatos and Marconi (2017), Severino (2007), Figueiredo (2008), among others. The research techniques were observation, workshop and mixed questionnaire applied to the 9 students who served as a sample. The results obtained indicate that the textual genre poem contributed to strengthen the students' learning and to develop a taste for reading the genre under study. In this way, the research served to show the importance of textual genres as communicative practices in the teaching of the Portuguese language because, precisely, the language becomes effective through some genre.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5025
Enthalten in den Sammlungen:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso



Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.