DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5018
Título: A ludicidade como ferramenta auxiliar no processo ensino e aprendizagem no ensino fundamental I: possibilidades e desafios na prática pedagógica dos docentes
Título(s) alternativo(s): Playfulness as an auxiliary tool in the teaching and learning process in elementary school: possibilities and challenges in teachers' pedagogical practice
Autor(es): Pará, Ana Valéria Leal
Orientador(es): Silva, Vanderlete Pereira da
Palavras-chave: Ludicidade;Prática pedagógica;Prática pedagógica;Aprendizagem;Ensino Fundamental I;Playfulness;Pedagogical practice;Learning;Elementary school
Data do documento: 28-Nov-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: PARÁ, Ana Valéria Leal. A ludicidade como ferramenta auxiliar no processo ensino e aprendizagem no ensino fundamental I: possibilidades e desafios na prática pedagógica dos docentes. 2022. 45 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Este trabalho objetiva analisar a ludicidade e seu uso em sala de aula, como aporte pedagógico no percurso formativo e cognitivo dos discentes e como ferramenta essencial para a construção do conhecimento e da autonomia das crianças, estudantes do Ensino Fundamental I. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e de abordagem exploratória, fundamentada nas teorias de autores como: Kishimoto (2011), Vygotsky (1989), Almeida (2007), Santos (2001), Freire (1996), Piaget (1896), Lopes (2006), Luckesi (2000). Na busca dos referenciais, foram encontrados dez artigos publicados em revistas científicas especializadas que atenderam ao objetivo da pesquisa destacando assuntos relacionado à ludicidade e a construção do conhecimento como: a memória, a imaginação, a autonomia, a criatividade e atenção, dentre outras. A partir do levantamento e análise dos estudos produzidos por estudiosos da área, foi constatado grandes avanços no uso do lúdico no ambiente escolar, trazendo questionamentos sobre quais técnicas os docentes utilizam em suas aulas, fazendo uma melhor socialização e acolhimento dos alunos e produzindo uma educação de qualidade. Palavras-chave: Ludicidade, Prática pedagógica, Aprendizagem, Ensino Fundamental I.
Abstract: This work aims to analyze playfulness and its use in the classroom, as a pedagogical pedagogical support in the formative and cognitive path of students and as an essential tool for the construction of knowledge and the autonomy of children, students in students. This is a qualitative, bibliographical and exploratory study, based on the theories of approach, based on the theories of authors such as: Kishimoto (2011), Vygotsky (1989), Almeida (2007), Santos (2001), Freire (1996), Piaget (1896), Lopes (2006), Luckesi (2000). In the search for references, we found ten articles published in specialized scientific scientific journals that met the research objective, highlighting issues related to the construction of knowledge such as memory, imagination, autonomy, creativity and attention, among others. creativity and attention, among others. From the survey and analysis of studies studies produced by scholars in the area, great advances in the use of playfulness in the school environment were found. school environment, raising questions about which techniques teachers use in their classes, making for better which techniques teachers use in their classes, making for better socialization and welcoming students and producing a quality education. Keywords: Playfulness, Pedagogical practice, Learning, Primary school.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5018
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.