DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5018
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPará, Ana Valéria Leal-
dc.date.available2023-09-10T23:23:56Z-
dc.date.issued2022-11-28-
dc.identifier.citationPARÁ, Ana Valéria Leal. A ludicidade como ferramenta auxiliar no processo ensino e aprendizagem no ensino fundamental I: possibilidades e desafios na prática pedagógica dos docentes. 2022. 45 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5018-
dc.description.abstractThis work aims to analyze playfulness and its use in the classroom, as a pedagogical pedagogical support in the formative and cognitive path of students and as an essential tool for the construction of knowledge and the autonomy of children, students in students. This is a qualitative, bibliographical and exploratory study, based on the theories of approach, based on the theories of authors such as: Kishimoto (2011), Vygotsky (1989), Almeida (2007), Santos (2001), Freire (1996), Piaget (1896), Lopes (2006), Luckesi (2000). In the search for references, we found ten articles published in specialized scientific scientific journals that met the research objective, highlighting issues related to the construction of knowledge such as memory, imagination, autonomy, creativity and attention, among others. creativity and attention, among others. From the survey and analysis of studies studies produced by scholars in the area, great advances in the use of playfulness in the school environment were found. school environment, raising questions about which techniques teachers use in their classes, making for better which techniques teachers use in their classes, making for better socialization and welcoming students and producing a quality education. Keywords: Playfulness, Pedagogical practice, Learning, Primary school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental Ipt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.titleA ludicidade como ferramenta auxiliar no processo ensino e aprendizagem no ensino fundamental I: possibilidades e desafios na prática pedagógica dos docentespt_BR
dc.title.alternativePlayfulness as an auxiliary tool in the teaching and learning process in elementary school: possibilities and challenges in teachers' pedagogical practicept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-10T23:23:56Z-
dc.contributor.advisor1Silva, Vanderlete Pereira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9541529698411066pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Caroline Barroncas de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7898558694581023pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva analisar a ludicidade e seu uso em sala de aula, como aporte pedagógico no percurso formativo e cognitivo dos discentes e como ferramenta essencial para a construção do conhecimento e da autonomia das crianças, estudantes do Ensino Fundamental I. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e de abordagem exploratória, fundamentada nas teorias de autores como: Kishimoto (2011), Vygotsky (1989), Almeida (2007), Santos (2001), Freire (1996), Piaget (1896), Lopes (2006), Luckesi (2000). Na busca dos referenciais, foram encontrados dez artigos publicados em revistas científicas especializadas que atenderam ao objetivo da pesquisa destacando assuntos relacionado à ludicidade e a construção do conhecimento como: a memória, a imaginação, a autonomia, a criatividade e atenção, dentre outras. A partir do levantamento e análise dos estudos produzidos por estudiosos da área, foi constatado grandes avanços no uso do lúdico no ambiente escolar, trazendo questionamentos sobre quais técnicas os docentes utilizam em suas aulas, fazendo uma melhor socialização e acolhimento dos alunos e produzindo uma educação de qualidade. Palavras-chave: Ludicidade, Prática pedagógica, Aprendizagem, Ensino Fundamental I.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAMARAL, S. (2003). Psicopedagogia: um portal para a inserção social. Rio de Janeiro: Vozes. ANDRADE, Lucimary Barnabé Pedrosa de. Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. Disponível em: https://books.scielo.org/id/h8pyf. Acesso em: 7 out. 2021. ANTUNES, C. Jogos a estimulação das múltiplas Inteligências. Petrópolis. Rio de Janeiro. 1998. ALVES, Luciana; BIANCHIN, Maysa Alahmar. O jogo como recurso de aprendizagem. Revista psicopedagogia, São Paulo, v. 27, n. 83, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S01038486201 0000200013. Acesso em: 13 set. 2021. BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil: Propostas para a formação integral da criança. 2ª ed. São Paulo, 2003. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998. BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei8069_02.pdf. Acesso em: 19 de nov. 2016. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (Lei n.º 9394/96). 20 de dezembro de 1996. BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Infantil e Fundamental: Padrões de Infraestrutura para as Instituições de Educação Infantil e Parâmetros de Qualidade para a Educação Infantil. Rio de Janeiro, junho de 2004. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998a. BRÉSCIA, V. L. P. Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003. BUENO, dicionário 2003. 43 CERVO, Joao Olavo. Metodologia cientifica: guia para eficiência nos estudos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2013. CORREIA, Marcos Antonio. Música na Educação: uma possibilidade pedagógica. Revista Luminária, União da Vitória, PR, n. 6, p. 83-87, 2003. Publicação da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória. CÓDIGO PENAL BRASILEIRO, decreto-lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940: disponível em: HTTP//www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del2848.acesso 18/09/2016. CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO. LEI N 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002. Disponível em: http//www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10406.htm. Acesso: 20/09/2016. DALLABONA, Sandra Regina; MENDES, Sueli Maria Schmitt. O lúdico na educação infantil: jogar, brincar, uma forma de educar. Revista de divulgação técnico-científica do ICPG, Blumenau, v. 1, n. 4, p. 107-112, jan./mar., 2004. Disponível em: https://www.inesul.edu.br/professor/arquivos alunos/doc.1311627172.pdf. Acesso em: 16 out. 2021. DEL BEN, L.; HENTSCHKE, L. Educação musical escolar: uma investigação a partir das concepções e ações de três professoras de música. Revista da ABEM, Porto Alegre, n. 7, 2002. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990.: disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069Compilado.htm: acesso em 18/09/2016. FIGUEIREDO, S. L. F. (1998). Currículos de música: Uma proposta da Universidade do Estado de Santa Catarina. Fundamentos da Educação Musical, 4. Associação Brasileira de Educação Musical. Froebel. Campinas, SP: Autores Associados, 2002. p. 77-137. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários a prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. FERREIRA, Juliana de Freitas ; SILVA Juliana Aguirre da ; RESCHKE, Maria Janine Dalpiaz. A importância do lúdico no processo de aprendizagem. Disponível em: https://www2.faccat.br/portal/sites/default/files/A%20IMPORTANCIA%20DO%20LUDICO %20NO%20PROCESSO.pdf Acesso em: 05 de abril de 2017. 44 GARDNER, Howard. A criança pré-escolar: como pensa e como a escola pode ensiná-la. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. Estruturas da mente: a teoria das múltiplas inteligências. Porto Alegre: Artes Médicas. 1995a.Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995b. GILES, T. H. História da Educação. São Paulo: EPU, 1987. JEANDOT, N. Explorando o Universo da música. São Paulo: Scipione, 1990. KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 7 ed. São Paulo: Cortez, 1996. LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL. Nº 12.796 de 04 de abril de 2013: disponível em http://www.planalto.gov.br. Acesso dia 18/09/2016. LIMA, T. C. S.; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Katalysis, Florianópolis, v. 10, n. especial, p. 37-45, 2007. Disponível em: https://bit.ly/2qk7CEH. Acesso em: 19 ago. 2018. LAROUSE dicionário 2004. MATOS, Marcela Moura. O lúdico na formação do educador: contribuições na educação infantil. Cairu em Revista, Salvador, ano 02, n. 02, p. 133-142, jan. 2013. Disponível em: https://www.cairu.br/revista/arquivos/artigos/2013_1/09_LUD_FOR_ EDU_133_142.pdf. Acesso em: 16 out. 2021. MARAFON, Danielle. Educação infantil no Brasil: um percurso histórico entre as idéias e as políticas públicas para a infância. PUC-PR/FATEB, 2009. NEGRINE, Airton. Aprendizagem e desenvolvimento infantil: psicomotricidade: alternativas pedagógicas. Porto alegre: Prodil, 1995. PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS, Secretaria Municipal de Educação. LEGISLAÇÃO DE ENSINO. PROGRAF, Manaus, 1997. PASCHOAL, Jaqueline Delgado; MACHADO, Maria Cristina Gomes. A História da Educação Infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional. PESSOTTI, I. (1984). Deficiência mental: da superstição à ciência. São Paulo, EDUSP. 45 PIAGET, Jean. A arte de ensinar música nas escolas. Disponível em: <http://jesuspaiva.blogspot.com.br/2011/10/sobre-teoria-psicogenetica-de-piaget-1.html>. Acesso em: 05 abr. 2015. PLATÃO (427-347 a.C.). Diálogos III - A República. Tradução de Leonel Vallandro. Rio de Janeiro, Ediouro. SALOMÃO, Hérica Aparecida de Souza; MARTINI, Marilaine. A Importância do lúdico na educação infantil: enfocando a brincadeira e as situações de ensino não direcionado. 2007. SANTOS, S. M. P. Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. 6° Ed.Rio de Janeiro: Vozes. 2000. SOUZA, M.N.J.; JUVÊNCIO, J.S.; MOREIRA, M.A. Jogos e brincadeiras: o lúdico na educação infantil. In: VI Congresso Nacional de Educação – CONEDU, 6, 2019, Fortaleza. Anais do VI CONEDU, 2019. SCHALLER, Katrin. Acordes curativos. Viver Mente & Cérebro: revista de psicologia, psicanálise, neurociências e conhecimento, São Paulo, p. 64-69, jun. 2005. TEIXEIRA, C. E. J. A Ludicidade na Escola. São Paulo: Loyola, 1995 Jogos didáticos do PNLD (Plano Nacional do Livro Didático). TELES. Maria Luiza Silveira. Socorro! É proibido brincar! Petrópolis, RJ; Vozes, 1997. p.72 UNESCO. Declaração de Salamanca e Linha de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais. Brasília: CORDE, 1994. VASCONCELOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de Ensino Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização, 12ª ed. São Paulo, 2004. VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqPrática pedagógicapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.