DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5014
Título: O uso de ferramentas digitais e a prática pedagógica no ensino remoto: reflexões no âmbito do programa residência pedagógica
Título(s) alternativo(s): The use of digital tools and pedagogical practice in remote teaching: reflections on the pedagogical residency program
Autor(es): Aguiar, Alessandra Kelen Souza
Orientador(es): Araújo, Cristina Carvalho de
Palavras-chave: Programa de residência redagógica;Ferramentas digitais;Ensino remoto emergencial;Formação docente;Pandemia de Covid-19;Pedagogical residency program;Digital tools;Emergency remote education
Data do documento: 2-Jun-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: AGUIAR, Alessandra Kelen Souza. O uso de ferramentas digitais e a prática pedagógica no ensino remoto: reflexões no âmbito do programa residência pedagógica. 2022. 43 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: A pesquisa aborda o uso de ferramentas digitais e a prática pedagógica no ensino remoto: reflexões no âmbito do Programa Residência Pedagógica. A temática e o interesse por ela surgiram no momento pandêmico de Covid-19, que trouxe o ensino remoto emergencial no cotidiano escolar. Considerando sua relevância por ser um tema ainda pouco explorado, a pesquisa tem o objetivo de analisar o uso de ferramentas digitais no contexto da pandemia de Covid-19 e suas contribuições na formação dos futuros professores no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. Além disso, possui a finalidade de descrever as implicações do Programa de Residência Pedagógica na formação inicial de professores; compreender quais os impactos das ferramentas digitais no processo de formação dos futuros professores durante o ensino remoto emergencial, e identificar os limites e possibilidades pelo uso das ferramentas digitais no ensino remoto emergencial e na formação dos futuros professores. O método escolhido foi o dialético e uma abordagem qualitativa, com estudos bibliográficos e o uso de alguns documentos como apoio. Como objetivo de estudo a pesquisa é exploratória e os instrumentos usados para a coleta de dados foram a observação participante e um questionário virtual aberto feito via Microsoft Word. Os objetivos da pesquisa foram cumpridos e constatou-se que no contexto do subprojeto de Pedagogia UEA/ENS durante o ensino remoto, as ferramentas digitais foram essenciais para o desenvolvimento docente dos residentes como futuros professores, e suas práticas pedagógicas. Palavras chaves: Programa de Residência Pedagógica, Ferramentas Digitais, Ensino Remoto Emergencial, Formação docente, Pandemia de Covid-19.
Abstract: The research addresses the use of digital tools and pedagogical practice in remote education: reflections within the scope of the Pedagogical Residency Program. The theme and interest in it arose in the pandemic moment of Covid-19, which brought emergency remote education into everyday school life. Considering its relevance because it is a topic still little explored, the research aims to analyze the use of digital tools in the context of the Covid-19 pandemic and their contributions to the training of future teachers under the Pedagogical Residency Program. In addition, it aims to describe the implications of the Pedagogical Residency Program on the initial training of teachers; to understand the impacts of digital tools on the training process of future teachers during emergency remote teaching, and to identify the limits and possibilities for the use of digital tools in emergency remote education and in the training of future teachers. The method chosen was dialectical and a qualitative approach, with bibliographic studies and the use of some documents as support. As a study objective, the research is exploratory and the instruments used for data collection were participant observation and an open virtual questionnaire made via Microsoft Word. The objectives of the research were met and it was found that in the context of the UEA/ENS Pedagogy subproject during remote teaching, digital tools were essential for the teacher development of residents as future teachers, and their pedagogical practices. Keywords: Pedagogical Residency Program, Digital Tools, Emergency Remote Education, Teacher Training, Covid-19 Pandemic.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5014
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.