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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAguiar, Alessandra Kelen Souza-
dc.date.available2023-09-10T23:20:23Z-
dc.date.issued2022-06-02-
dc.identifier.citationAGUIAR, Alessandra Kelen Souza. O uso de ferramentas digitais e a prática pedagógica no ensino remoto: reflexões no âmbito do programa residência pedagógica. 2022. 43 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5014-
dc.description.abstractThe research addresses the use of digital tools and pedagogical practice in remote education: reflections within the scope of the Pedagogical Residency Program. The theme and interest in it arose in the pandemic moment of Covid-19, which brought emergency remote education into everyday school life. Considering its relevance because it is a topic still little explored, the research aims to analyze the use of digital tools in the context of the Covid-19 pandemic and their contributions to the training of future teachers under the Pedagogical Residency Program. In addition, it aims to describe the implications of the Pedagogical Residency Program on the initial training of teachers; to understand the impacts of digital tools on the training process of future teachers during emergency remote teaching, and to identify the limits and possibilities for the use of digital tools in emergency remote education and in the training of future teachers. The method chosen was dialectical and a qualitative approach, with bibliographic studies and the use of some documents as support. As a study objective, the research is exploratory and the instruments used for data collection were participant observation and an open virtual questionnaire made via Microsoft Word. The objectives of the research were met and it was found that in the context of the UEA/ENS Pedagogy subproject during remote teaching, digital tools were essential for the teacher development of residents as future teachers, and their pedagogical practices. Keywords: Pedagogical Residency Program, Digital Tools, Emergency Remote Education, Teacher Training, Covid-19 Pandemic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma de residência redagógicapt_BR
dc.subjectFerramentas digitaispt_BR
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPandemia de Covid-19pt_BR
dc.subjectPedagogical residency programpt_BR
dc.subjectDigital toolspt_BR
dc.subjectEmergency remote educationpt_BR
dc.titleO uso de ferramentas digitais e a prática pedagógica no ensino remoto: reflexões no âmbito do programa residência pedagógicapt_BR
dc.title.alternativeThe use of digital tools and pedagogical practice in remote teaching: reflections on the pedagogical residency programpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-10T23:20:23Z-
dc.contributor.advisor1Araújo, Cristina Carvalho de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7160553382993953pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Meire Terezinha Silva Botelho de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5482600740372808pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Kelly Christiane Silva de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1196386667892565pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3147082776604157pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa aborda o uso de ferramentas digitais e a prática pedagógica no ensino remoto: reflexões no âmbito do Programa Residência Pedagógica. A temática e o interesse por ela surgiram no momento pandêmico de Covid-19, que trouxe o ensino remoto emergencial no cotidiano escolar. Considerando sua relevância por ser um tema ainda pouco explorado, a pesquisa tem o objetivo de analisar o uso de ferramentas digitais no contexto da pandemia de Covid-19 e suas contribuições na formação dos futuros professores no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. Além disso, possui a finalidade de descrever as implicações do Programa de Residência Pedagógica na formação inicial de professores; compreender quais os impactos das ferramentas digitais no processo de formação dos futuros professores durante o ensino remoto emergencial, e identificar os limites e possibilidades pelo uso das ferramentas digitais no ensino remoto emergencial e na formação dos futuros professores. O método escolhido foi o dialético e uma abordagem qualitativa, com estudos bibliográficos e o uso de alguns documentos como apoio. Como objetivo de estudo a pesquisa é exploratória e os instrumentos usados para a coleta de dados foram a observação participante e um questionário virtual aberto feito via Microsoft Word. Os objetivos da pesquisa foram cumpridos e constatou-se que no contexto do subprojeto de Pedagogia UEA/ENS durante o ensino remoto, as ferramentas digitais foram essenciais para o desenvolvimento docente dos residentes como futuros professores, e suas práticas pedagógicas. Palavras chaves: Programa de Residência Pedagógica, Ferramentas Digitais, Ensino Remoto Emergencial, Formação docente, Pandemia de Covid-19.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBRASIL, Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a base. Brasília, MEC/CONCED/UNDIME, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal _site.pdf. Acesso em: 17 de maio. 2022. BRASIL, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Programa de Residência Pedagógica. Edital N°1/2020. Processo Nº 23038.018770/2019-03, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/ptbr/centrais-de-conteudo/06012020-edital-1-2020-resid-c3-aancia-pedag-c3-b3gicapdf. Acesso em: 28 de dez. 2021. BRASIL, Ministério da Educação. Portaria N°343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, 2020 39, p. 39. Acesso em: 29 de dez. 2021. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-demarco-de-2020-248564376. Acesso em: 05 de fev. 2021. BRASIL, Ministério da Saúde. Portaria N°356, de 11 de março de 2020. Dispõe sobre a regulamentação e operacionalização do disposto na Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que estabelece as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID19). Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, 2020 49, p. 185. Acesso em: 29 de dez. 2021. Disponível em: http://www.sept.ufpr.br/portal/wpcontent/uploads/2020/03/Portaria-356-2020-MS-emergencia.pdf BRASIL, Presidência da República. Secretaria Geral. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 , que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Planalto.gov.br. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm. Acesso em: 05 de fev. 2022. CASTAMAN, A. S.; RODRIGUES, R. A. Educação a Distância na crise COVID - 19: um relato de experiência. Research, Society and Development, v. 9, n. 6, e180963699, 2020 CORDEIRO, K. M. D. A. (2020). O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. Recuperdo de http://oscardien.myoscar.fr/jspui/handle/prefix/1157. FERREIRA, Pamela Cristina Conde; SIQUEIRA, Miriam Carla Da Silva. Residência pedagógica: um instrumento enriquecedor no processo de formação docente. Revista Práticas de linguagem, v. 10, n. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/praticasdelinguagem/article/view/31448. Acesso em 05 de fev. 2022. 36 GATTI, Bernardete A. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista internacional de formação de professores, v. 1, n. 2, p. 161-171, 2016. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6°. ed. - São Paulo: Atlas, 2008. GONÇALVES, N. K. R.; AVELINO, W. F. Estágio supervisionado em educação no contexto da pandemia da covid-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 4, n. 10, p. 41–53, 2020. DOI: 10.5281/zenodo.4022983. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/47. Acesso em: 15 de fev. 2022. HODGES, Charles et al. As diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Revista da escola, professor, educação e tecnologia, v. 2, 2020. Acesso em 05 de fev. 2022. Acesso em: 05 de fev. 2022. IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 7° ed. São Paulo, Cortez, 2009. (Coleção Questões da Nossa Época; v. 77) KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Editora Papirus, 2012. LAKATOS, Eva Maria et al. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. - São Paulo: Atlas 2003. PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico – 2° ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. SANTANA, Camila Lima et al. AULA EM CASA: EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E PANDEMIA COVID-19. EDUCAÇÃO, v. 10, n. 1, p. 75-92, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9181. Acesso em 25 de fev. 2022. UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Relatório de Monitoramento Global da Educação 2020: América Latina e Caribe – Inclusão e educação para todos. Paris, 2020. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000375582. Acesso em: 03 de fev. 2022.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEnsino remotopt_BR
dc.subject.cnpqFormação docentept_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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