DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5010
Título: Inclusão digital e formação de professores: experiências e perspectivas de estudantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Título(s) alternativo(s): Digital inclusion and teacher training: experiences and perspectives of students at Amazonas State University (UEA)
Autor(es): Anveres, Felipe Costa Passos
Orientador(es): Saraiva, Emerson Sandro Silva
Palavras-chave: Inclusão digital;Internet;Formação de professores;Digital inclusion;Teacher training
Data do documento: 26-Out-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ANVERES, Felipe Costa Passos. Inclusão digital e formação de professores: experiências e perspectivas de estudantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). 2022. 39 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: O trabalho baseia-se na pesquisa bibliográfica, que se caracteriza pelas buscas de referências para as temáticas abordadas em livros, banco de dados e trabalhos de relevância acadêmica com o intuito de dialogar com ideias, conceitos e opiniões já apresentadas por outros pesquisadores das áreas citadas e que estejam relacionadas ao problema da pesquisa. Baseia-se também na pesquisa documental, que se caracteriza pelas buscas e análises de documentos que não necessariamente passaram pelo rigor acadêmico, podendo ser de caráter pessoal ou público. Para coletar os dados da pesquisa, utilizamos um questionário digital semiestruturado, criado na plataforma Google Forms e enviado individualmente aos estudantes participantes. A pesquisa visa contribuir para reflexões acerca da formação docente e sua relação com a tecnologia, compreendendo as constantes mudanças no processo de globalização para que, cada vez mais, estejamos na construção de espaços formativos atuais e atuantes na redução de desigualdades e garantia de acessos.
Abstract: The work is based on bibliographical research, which is characterized by searching for references for the themes addressed in books, databases and works of academic relevance in order to dialogue with ideas, concepts and opinions already presented by other researchers in the areas mentioned and which are related to the research problem. It is also based on documentary research, which is characterized by the search for and analysis of documents that have not necessarily undergone academic rigor and may be of a personal or public nature. To collect the research data, we used a semi-structured digital questionnaire, created on the Google Forms platform and sent individually to the participating students. The research aims to contribute to reflections on teacher training and its relationship with technology, understanding the constant changes in the globalization process so that, increasingly, we are building training spaces that are current and active in reducing inequalities and guaranteeing access.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5010
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.