DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5010
Langanzeige der Metadaten
DC ElementWertSprache
dc.contributor.authorAnveres, Felipe Costa Passos-
dc.date.available2023-08-24T13:43:07Z-
dc.date.issued2022-10-26-
dc.identifier.citationANVERES, Felipe Costa Passos. Inclusão digital e formação de professores: experiências e perspectivas de estudantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). 2022. 39 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5010-
dc.description.abstractThe work is based on bibliographical research, which is characterized by searching for references for the themes addressed in books, databases and works of academic relevance in order to dialogue with ideas, concepts and opinions already presented by other researchers in the areas mentioned and which are related to the research problem. It is also based on documentary research, which is characterized by the search for and analysis of documents that have not necessarily undergone academic rigor and may be of a personal or public nature. To collect the research data, we used a semi-structured digital questionnaire, created on the Google Forms platform and sent individually to the participating students. The research aims to contribute to reflections on teacher training and its relationship with technology, understanding the constant changes in the globalization process so that, increasingly, we are building training spaces that are current and active in reducing inequalities and guaranteeing access.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDigital inclusionpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titleInclusão digital e formação de professores: experiências e perspectivas de estudantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)pt_BR
dc.title.alternativeDigital inclusion and teacher training: experiences and perspectives of students at Amazonas State University (UEA)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-24T13:43:07Z-
dc.contributor.advisor1Saraiva, Emerson Sandro Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0349091061036967pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Cristina Carvalho de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7160553382993953pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Meire Terezinha Silva Botelho de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5482600740372808pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7204254603373136pt_BR
dc.description.resumoO trabalho baseia-se na pesquisa bibliográfica, que se caracteriza pelas buscas de referências para as temáticas abordadas em livros, banco de dados e trabalhos de relevância acadêmica com o intuito de dialogar com ideias, conceitos e opiniões já apresentadas por outros pesquisadores das áreas citadas e que estejam relacionadas ao problema da pesquisa. Baseia-se também na pesquisa documental, que se caracteriza pelas buscas e análises de documentos que não necessariamente passaram pelo rigor acadêmico, podendo ser de caráter pessoal ou público. Para coletar os dados da pesquisa, utilizamos um questionário digital semiestruturado, criado na plataforma Google Forms e enviado individualmente aos estudantes participantes. A pesquisa visa contribuir para reflexões acerca da formação docente e sua relação com a tecnologia, compreendendo as constantes mudanças no processo de globalização para que, cada vez mais, estejamos na construção de espaços formativos atuais e atuantes na redução de desigualdades e garantia de acessos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesARAÚJO, Josimeire O. O elo assistência e educação: análise assistência/desempenho no Programa Residência Universitária alagoana. 2003. 232f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) Universidade Federal de Pernambuco: Recife, 2003. BEHRENS, M. A. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21 ed. Campinas: Papirus, 2013. BRAGA, C. B.; LACERDA SANTOS, G. Tablets, laptops, computadores e crianças pequenas: novas linguagens, velhas situações na educação infantil. Brasília: Liber Livro, 2012.BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. CARTER, K. The place of story in the study of teaching and teacher education. Educational Researcher, Washington, v. 22, n. 1, p. 5-12, 1993. CGPID. Documento base do Programa Nacional de Banda Larga, 2010. Disponível em<https://portal.tcu.gov.br/imprensa/noticias/tcu-realiza-levantamento-sobre-politicas-publicasde-inclusao-digital.htm>. Acesso em: 12/07/2022. COLEMARX. Em defesa da educação pública comprometida com a igualdade social: porque os trabalhadores não devem aceitar aulas remotas. Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação: Rio de Janeiro, 2020. UNICEF BRASIL, Fundo das Nações Unidas para a Infância. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: < https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dosdireitos-humanos>. Acesso em: 23/09/2022. ELBAZ, F. Teacher thinking: a study of practical knowledge. New York: Nichols Publishing Company, 1983. FRANCISCO, Deise Juliana; MACHADO, Glaucio José Couri. Sociedade, inclusão digital e formação de professores. Discursos [Em linha]: perspectivas em educação., n. 2, p. 39-54, Dez. 2004. GOMES, R. O. D. A.; SILVA, M. L. R. D.; NUNES, J. B. C. Formação de professores para o letramento digital. In: NUNES, J. B. C.; OLIVEIRA, L. X. D. Formação de professores para as TDICE: software livre e educação a distância. Brasília: Liber Livro, 2013. GONSALVES, E. P. Conversas sobre iniciação à pesquisa científica. 4 ed. Campinas: Editora Alínea, 2005. KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. 8 ed. Campinas: Papirus, 2012. LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2010. 36 MACEDO, Neusa Dias de. Iniciação à pesquisa bibliográfica. Edições Loyola, São Paulo, 1995. NÓVOA, A. Os professores e suas vidas. In: NÓVOA, A. (Org.) Vidas de professores. 2 ed. Porto Portugal: Porto Editora, 2007. PRENSKY, M. On the horizon (NCB University Press). Digital Natives, Digital Immigrants, 9, out. 2001. SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista brasileira de história & ciências sociais, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2009. SUÁREZ, D.; OCHOA, L.; DÁVILA, P. La documentacion narrativa de experiencias pedagógicas. Hacia la reconstruccíon de la memoria y el saber profesional de los docentes, In: Nodos y Nudos. Revista de la Red de Cualificación de Educadores, Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional, n. 17, 2005. WARSCHAUER, M. Tecnologia e inclusão social: a exclusão digital em debate. São Paulo: Editora Senac, 2006. WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle (Orgs.). Metodologias da pesquisa qualitativa em Educação. 3 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqFormação de professorespt_BR
dc.subject.cnpqEnsino remotopt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Enthalten in den Sammlungen:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.