DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5003
Título: A abordagem da educação ambiental como tema transversal no 2º ano do ensino fundamental em uma escola da zona norte de Manaus - Amazonas
Título(s) alternativo(s): The approach to environmental education as a cross-cutting theme in the 2nd year of elementary school in a school in the northern zone of Manaus - Amazonas
Autor(es): Moreno, Henrique Afonso Gomes
Orientador(es): Batista, Ieda Hortêncio
Palavras-chave: Educação ambiental;Abordagem no contexto escolar;Práticas educativas;Environmental education;Approach in the school context;Educational practices
Data do documento: 24-Jun-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: MORENO, Henrique Afonso Gomes. A abordagem da educação ambiental como tema transversal no 2º ano do ensino fundamental em uma escola da zona norte de Manaus - Amazonas. 2016. 41 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar a abordagem da Educação Ambiental e a inserção da temática meio ambiente como tema transversal no 2° ano do ensino fundamental em uma escola da zona norte de Manaus-Amazonas, apresentando e desenvolvendo uma proposta de plano de aula envolvendo a referida temática. A pesquisa foi motivada pelo fato de que, durante o estágio supervisionado do curso de Pedagogia, foi possível observar a carência de práticas educadoras que abordassem a questão ambiental de forma a informar e principalmente sensibilizar alunos e professores da escola em questão. Esta pesquisa fundamentou-se no método dialético, com abordagem qualitativa, tendo a pesquisa bibliográfica como alicerce durante toda a elaboração do trabalho. Foram realizadas entrevistas com duas professoras da série em estudo a fim de investigar quais eram suas concepções e práticas em Educação Ambiental. Com base nos referenciais consultados e nos dados das entrevistas foi elaborado um plano de aula a partir de um tema selecionado em comum acordo com as docentes. O plano de aula com o tema " seres vivos e o meio ambiente " foi desenvolvido com uma turma de 2º ano básico. Durante a aula foram registradas as impressões e percepções dos alunos sobre o tema. Verificou-se que a inserção da Educação Ambiental ainda é feita de forma fragmentada e sem uma continuidade. No entanto, as crianças são capazes de entender e de interagir nas discussões sobre os problemas ambientais. Considera-se que é necessário que o educador compreenda a importância da Educação Ambiental e saiba desenvolver práticas que sejam capazes de promover mudanças de posturas, hábitos e de atitudes em seus alunos. Palavras chave: Educação Ambiental; Abordagem no Contexto Escolar; Práticas Educativas.
Abstract: This study aimed to examine the integration of the thematic environment as a crosscutting theme in the 2nd year of elementary school at a school north of Manaus, Amazonas, presenting and developing a proposed lesson plan involving this theme. The research was motivated by the fact that during the supervised training of the Faculty of Education, we observed the lack of educators practices that addressed environmental issues in order to inform and sensitize mainly students and teachers from the school in question. This research was based on the dialectical method with a qualitative approach and the literature as the foundation for all development work. Interviews were conducted with two teachers of the series study to investigate what their concepts and practices in Environmental Education. Based on the consulted references and interview data a lesson plan has been prepared from a selected subject in agreement with the teachers. The lesson plan on the theme "living beings and the environment" was developed with a group of 2nd base year. During class impressions were recorded and perceptions of students on the topic. It was found that the inclusion of environmental education is still done in a piecemeal fashion and without continuity. However, children are able to understand and interact in discussions about environmental problems. It is considered that it is necessary that the educator understands the importance of environmental education and learn to develop practices that are able to promote changes in attitudes, habits and attitudes in their students. Keywords: environmental education; Approach in the school context; Educational Practices.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5003
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.