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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoreno, Henrique Afonso Gomes-
dc.date.available2023-08-22T14:27:53Z-
dc.date.issued2016-06-24-
dc.identifier.citationMORENO, Henrique Afonso Gomes. A abordagem da educação ambiental como tema transversal no 2º ano do ensino fundamental em uma escola da zona norte de Manaus - Amazonas. 2016. 41 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5003-
dc.description.abstractThis study aimed to examine the integration of the thematic environment as a crosscutting theme in the 2nd year of elementary school at a school north of Manaus, Amazonas, presenting and developing a proposed lesson plan involving this theme. The research was motivated by the fact that during the supervised training of the Faculty of Education, we observed the lack of educators practices that addressed environmental issues in order to inform and sensitize mainly students and teachers from the school in question. This research was based on the dialectical method with a qualitative approach and the literature as the foundation for all development work. Interviews were conducted with two teachers of the series study to investigate what their concepts and practices in Environmental Education. Based on the consulted references and interview data a lesson plan has been prepared from a selected subject in agreement with the teachers. The lesson plan on the theme "living beings and the environment" was developed with a group of 2nd base year. During class impressions were recorded and perceptions of students on the topic. It was found that the inclusion of environmental education is still done in a piecemeal fashion and without continuity. However, children are able to understand and interact in discussions about environmental problems. It is considered that it is necessary that the educator understands the importance of environmental education and learn to develop practices that are able to promote changes in attitudes, habits and attitudes in their students. Keywords: environmental education; Approach in the school context; Educational Practices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectAbordagem no contexto escolarpt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectApproach in the school contextpt_BR
dc.subjectEducational practicespt_BR
dc.titleA abordagem da educação ambiental como tema transversal no 2º ano do ensino fundamental em uma escola da zona norte de Manaus - Amazonaspt_BR
dc.title.alternativeThe approach to environmental education as a cross-cutting theme in the 2nd year of elementary school in a school in the northern zone of Manaus - Amazonaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-22T14:27:53Z-
dc.contributor.advisor1Batista, Ieda Hortêncio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290529604475961pt_BR
dc.contributor.referee1Liberato, Maria Astrid Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3718324408807560pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Francisca da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1723440880004223pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo analisar a abordagem da Educação Ambiental e a inserção da temática meio ambiente como tema transversal no 2° ano do ensino fundamental em uma escola da zona norte de Manaus-Amazonas, apresentando e desenvolvendo uma proposta de plano de aula envolvendo a referida temática. A pesquisa foi motivada pelo fato de que, durante o estágio supervisionado do curso de Pedagogia, foi possível observar a carência de práticas educadoras que abordassem a questão ambiental de forma a informar e principalmente sensibilizar alunos e professores da escola em questão. Esta pesquisa fundamentou-se no método dialético, com abordagem qualitativa, tendo a pesquisa bibliográfica como alicerce durante toda a elaboração do trabalho. Foram realizadas entrevistas com duas professoras da série em estudo a fim de investigar quais eram suas concepções e práticas em Educação Ambiental. Com base nos referenciais consultados e nos dados das entrevistas foi elaborado um plano de aula a partir de um tema selecionado em comum acordo com as docentes. O plano de aula com o tema " seres vivos e o meio ambiente " foi desenvolvido com uma turma de 2º ano básico. Durante a aula foram registradas as impressões e percepções dos alunos sobre o tema. Verificou-se que a inserção da Educação Ambiental ainda é feita de forma fragmentada e sem uma continuidade. No entanto, as crianças são capazes de entender e de interagir nas discussões sobre os problemas ambientais. Considera-se que é necessário que o educador compreenda a importância da Educação Ambiental e saiba desenvolver práticas que sejam capazes de promover mudanças de posturas, hábitos e de atitudes em seus alunos. Palavras chave: Educação Ambiental; Abordagem no Contexto Escolar; Práticas Educativas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesANDRADE, D. F. Implementação da Educação Ambiental em escolas: uma reflexão. In: Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 4.out/nov/dez 2000. BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente e saúde/Secretaria da Educação Fundamental. 2 ed. Rio de Janeiro: DP e A, 2000. CARVALHO, Isabel. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6 ed. São Paulo, Cortez Editora, 2012. DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. 9 ed. São Paulo: Gaia, 2004. GRUN, Mauro. Ética e Educação Ambiental: A conexão necessária. 7 ed. Campinas, SP: Papirus, 1996. LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas 2003. MELO, Gutemberg de Pádua. Educação ambiental para professores e outros agentes multiplicadores João Pessoa: superintendência do IBAMA na Paraíba, 2007. MINAYO, M C. Souza. Pesquisa Social: Teoria método e criatividade, - 22. ed. Petrópolis, Vozes, 2003. MENEZES, Ana Paula Sá e Kalhil, Josefina Barreira. Novas tendências pedagógicas: proposta alternativa no ensino de ciências 1. ed. Curitiba, Editora CRV, 2009. OLIVEIRA, E.M. O que fazer Interdisciplinar. In: A Educação Ambiental umapossível abordagem. Brasília, Edições IBAMA, 2000. SANTOS, Elizabeth. Transversalidade e áreas convencionais. Manaus: Edições UEA/ Editora Valer, 2008. UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a cultura). Carta de Belgrado. Belgrado/Iugoslávia, 1975. SATO, Michèle. Educação Ambiental. São Carlos. RiMa Editora 2003.pt_BR
dc.subject.cnpqPrática educativapt_BR
dc.subject.cnpqEducação ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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