DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5001
Title: A divulgação científica na linguagem infantil através de desenhos animados da TV
Other Titles: The dissemination of science in children's language through TV cartoons
Authors: Xavier, Jhonatan Luan de Almeida
metadata.dc.contributor.advisor1: Gonçalves, Carolina Brandão
Keywords: Divulgação científica;Escola;Educação;Science communication;School;Education
Issue Date: 23-Feb-2016
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: XAVIER, Jhonatan Luan de Almeida. A divulgação científica na linguagem infantil através de desenhos animados da TV. 2016. 55 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema A Divulgação Científica na linguagem infantil através de desenhos animados da TV. Tem como objetivo, analisar de que maneira os desenhos animados contribuem para a divulgação científica nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa desenvolveu-se a partir de uma abordagem qualitativa mediante Pesquisa Exploratória, além deobservação participante, a coleta de dados ocorreu por meio deentrevistas semiestruturadas e o desenvolvimento de atividades de divulgação científica com turmas do 1º ano das séries iniciais em uma escola pública de Manaus. Como resultados relevantes, verificamosque, a divulgação científica no contexto escolar, exerce um papel importante para a democratização do ensino de ciências, e que os meios de comunicação contribuem para a expansão da ciência na sociedade. Palavras-chave: Divulgação científica; escola; educação.
Abstract: The theme of this end-of-course work is Science communication in children's language through TV cartoons. Its aim is to analyze how cartoons contribute to science communication in the early years of elementary school. The research was carried out using a qualitative approach through exploratory research, as well as participant observation. Data was collected through semi-structured interviews and the development of science communication activities with 1st grade classes in a public school in Manaus. The relevant results were that science communication in the school context plays an important role in democratizing science teaching, and that the media contribute to the expansion of science in society. Keywords: Science communication; school; education.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5001
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A divulgação científica na linguagem infantil através de desenhos animados da TV.pdf3,09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.