DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4999
Título: Políticas públicas para a educação especial - um paralelo entre o cotidiano laboral do ensino e o aparato de leis que o normatiza em uma escola estadual especializada de Manaus
Título(s) alternativo(s): Public policies for special education - a parallel between the day-to-day work of teaching and the legal framework that regulates it in a specialized state school in Manaus
Autor(es): Valente Neto, José Amaury
Orientador(es): Reis, Joab Grana
Palavras-chave: Educação especial;Políticas educacionais;Estudantes com deficiência;Inclusão escolar
Data do documento: 27-Out-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: VALENTE NETO, José Amaury. Políticas públicas para a educação especial - um paralelo entre o cotidiano laboral do ensino e o aparato de leis que o normatiza em uma escola estadual especializada de Manaus. 2022. 57 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Este estudo tem por objetivo discorrer acerca da educação especial, seu propósito, as leis que a normatizam e o que se aplica cotidianamente no trabalho escolar para a referida modalidade, trazendo como foco central os documentos normativos, suas diretrizes e os benefícios que eles oferecem para o aperfeiçoamento da instrução moral e cidadã dos estudantes com deficiência. Dessa forma, teve-se como objetivo geral compreender como as leis que asseguram o direito ao acesso, permanência e aprendizagem de estudantes com deficiência são efetivadas numa escola que oferta atendimento especializado em Manaus. E, como específicos: mapear com um levantamento os documentos legais que asseguram o acesso, permanência e aprendizagem de estudantes com deficiência na escola em instância federal e estadual; verificar os conhecimentos dos docentes do atendimento educacional especializado acerca dos documentos legais que asseguram acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes com deficiência; e identificar as percepções dos docentes especializados quanto a implementação dos direitos assegurados para a inclusão escolar dos estudantes com deficiência. Trata-se de uma pesquisa caracterizada por natureza qualitativa, caráter descritivo e com estudo de campo. A investigação deu-se numa escola especializada da rede pública de ensino, com a exploração do ambiente do local e o contato com os profissionais que nele atuam, envolvendo ainda 4 sujeitos que integram a referida equipe profissional e que possuem formação específica para o labor com a educação especial. A coleta de dados foi efetivada por meio de um questionário semiestruturado, encaminhado aos participantes através da ferramenta virtual Google Forms. Os dados refletem sobre a realidade da instrução educacional dos estudantes com deficiência, a influência que a legislação pertinente exerce sobre a prática docente e os resultados e os desafios que a modalidade educação especial encontra adiante pra firmar-se como uma modalidade de ensino democrática e abrangente. Palavras-chave: Educação Especial, Políticas Educacionais, Estudantes com Deficiência, Inclusão Escolar.
Abstract: This study aims to discuss about special education, its purpose, the laws that regulate it and what is applied daily in school work for that modality, focusing on the normative documents, their guidelines and the benefits they offer to students. the improvement of moral and civic instruction for students with disabilities. In this way, the general objective was to understand how the laws that ensure the right to access, permanence and learning of students with disabilities are implemented in a school that offers specialized care in Manaus. And, as specific: mapping with a survey the legal documents that ensure access, permanence and learning of students with disabilities in school at federal and state level; verify the knowledge of teachers of specialized educational services about the legal documents that ensure access, permanence and learning of students with disabilities; and to identify the perceptions of specialized teachers regarding the implementation of the rights guaranteed for the school inclusion of students with disabilities. It is a research characterized by qualitative nature, descriptive character and field study. The investigation took place in a specialized school of the public education system, with the exploration of the environment of the place and the contact with the professionals who work in it, still involving 3 subjects that integrate the mentioned professional team and that have specific training to work with special education. Data collection was carried out through a semi-structured questionnaire, sent to participants through the virtual tool Google Forms. The data reflect on the reality of educational instruction for students with disabilities, the influence that the relevant legislation exerts on teaching practice and the results and challenges that special education faces in order to establish itself as a democratic and comprehensive teaching modality. Keywords: Special Education. Laws. Students with Disabilities. School Inclusion.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4999
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.