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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorValente Neto, José Amaury-
dc.date.available2023-08-22-
dc.date.available2023-08-21T15:01:02Z-
dc.date.issued2022-10-27-
dc.identifier.citationVALENTE NETO, José Amaury. Políticas públicas para a educação especial - um paralelo entre o cotidiano laboral do ensino e o aparato de leis que o normatiza em uma escola estadual especializada de Manaus. 2022. 57 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4999-
dc.description.abstractThis study aims to discuss about special education, its purpose, the laws that regulate it and what is applied daily in school work for that modality, focusing on the normative documents, their guidelines and the benefits they offer to students. the improvement of moral and civic instruction for students with disabilities. In this way, the general objective was to understand how the laws that ensure the right to access, permanence and learning of students with disabilities are implemented in a school that offers specialized care in Manaus. And, as specific: mapping with a survey the legal documents that ensure access, permanence and learning of students with disabilities in school at federal and state level; verify the knowledge of teachers of specialized educational services about the legal documents that ensure access, permanence and learning of students with disabilities; and to identify the perceptions of specialized teachers regarding the implementation of the rights guaranteed for the school inclusion of students with disabilities. It is a research characterized by qualitative nature, descriptive character and field study. The investigation took place in a specialized school of the public education system, with the exploration of the environment of the place and the contact with the professionals who work in it, still involving 3 subjects that integrate the mentioned professional team and that have specific training to work with special education. Data collection was carried out through a semi-structured questionnaire, sent to participants through the virtual tool Google Forms. The data reflect on the reality of educational instruction for students with disabilities, the influence that the relevant legislation exerts on teaching practice and the results and challenges that special education faces in order to establish itself as a democratic and comprehensive teaching modality. Keywords: Special Education. Laws. Students with Disabilities. School Inclusion.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectEstudantes com deficiênciapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.titlePolíticas públicas para a educação especial - um paralelo entre o cotidiano laboral do ensino e o aparato de leis que o normatiza em uma escola estadual especializada de Manauspt_BR
dc.title.alternativePublic policies for special education - a parallel between the day-to-day work of teaching and the legal framework that regulates it in a specialized state school in Manauspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-21T15:01:02Z-
dc.contributor.advisor1Reis, Joab Grana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4326050959750580pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Andrezza Belota Lopes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1078436779666761pt_BR
dc.contributor.referee2Saraiva, Emerson Sandro Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0349091061036967pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6438336677550243pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo discorrer acerca da educação especial, seu propósito, as leis que a normatizam e o que se aplica cotidianamente no trabalho escolar para a referida modalidade, trazendo como foco central os documentos normativos, suas diretrizes e os benefícios que eles oferecem para o aperfeiçoamento da instrução moral e cidadã dos estudantes com deficiência. Dessa forma, teve-se como objetivo geral compreender como as leis que asseguram o direito ao acesso, permanência e aprendizagem de estudantes com deficiência são efetivadas numa escola que oferta atendimento especializado em Manaus. E, como específicos: mapear com um levantamento os documentos legais que asseguram o acesso, permanência e aprendizagem de estudantes com deficiência na escola em instância federal e estadual; verificar os conhecimentos dos docentes do atendimento educacional especializado acerca dos documentos legais que asseguram acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes com deficiência; e identificar as percepções dos docentes especializados quanto a implementação dos direitos assegurados para a inclusão escolar dos estudantes com deficiência. Trata-se de uma pesquisa caracterizada por natureza qualitativa, caráter descritivo e com estudo de campo. A investigação deu-se numa escola especializada da rede pública de ensino, com a exploração do ambiente do local e o contato com os profissionais que nele atuam, envolvendo ainda 4 sujeitos que integram a referida equipe profissional e que possuem formação específica para o labor com a educação especial. A coleta de dados foi efetivada por meio de um questionário semiestruturado, encaminhado aos participantes através da ferramenta virtual Google Forms. Os dados refletem sobre a realidade da instrução educacional dos estudantes com deficiência, a influência que a legislação pertinente exerce sobre a prática docente e os resultados e os desafios que a modalidade educação especial encontra adiante pra firmar-se como uma modalidade de ensino democrática e abrangente. Palavras-chave: Educação Especial, Políticas Educacionais, Estudantes com Deficiência, Inclusão Escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEducação especialpt_BR
dc.subject.cnpqEducação inclusivapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



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