DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4993
Título: Educação inclusiva para imigrantes e refugiados em uma escola municipal de Manaus
Título(s) alternativo(s): Inclusive education for immigrants and refugees in a municipal school in Manaus
Autor(es): Silveira, Lílian Quézia Nogueira da
Orientador(es): Lima, Osmarina Guimarães de
Palavras-chave: Políticas públicas;Educação inclusiva;Imigrante;Refugiado
Data do documento: 30-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SILVEIRA, Lílian Quézia Nogueira da. Educação inclusiva para imigrantes e refugiados em uma escola municipal de Manaus. 2022. 77 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa monográfica sobre a Educação Inclusiva para imigrantes e refugiados em uma escola municipal de Manaus. O objetivo geral foi analisar como a escola tem trabalhado a perspectiva da educação inclusiva para alunos imigrantes e refugiados. Nesse sentido, elaboramos os seguintes objetivos específicos: contextualizar as políticas públicas de inclusão de alunos imigrantes e refugiados; compreender quais os desafios que a escola tem vivenciado no que se refere ao acolhimento e escolarização dos alunos estrangeiros; conhecer a prática docente inclusiva na sala de aula. Para a fundamentação teórica estudamos autores importantes na área, dentre os quais, Pellanda e Frossard (2022); Friedrich et al (2020); Brasil et al (2021); Castro e Macedo (2019). Os procedimentos metodológicos envolveram a pesquisa bibliográfica, documental e de campo, priorizando-se a revisão do projeto de pesquisa; elaboração da fundamentação teórica e documental, sob orientação da abordagem qualitativa que encaminhou a análise por meio da vinculação entre os dados teórico/documentais, a observação participante no campo e as reflexões construídas ao longo do processo formativo. A pesquisa documental concentrou-se, principalmente, na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948); na Constituição da República Federativa do Brasil (1988); na Declaração de Jomtien (1990); na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96 (1996); no Estatuto da Criança e do Adolescente (1990); na Lei dos Refugiados (1997); na Lei de Migração (2017). Os resultados evidenciaram a contribuição das reflexões sobre a educação inclusiva para imigrantes, a partir da caracterização da Escola; das falas coletadas da equipe pedagógica e das professoras, por meio da entrevista estruturada; e da realidade da sala de aula onde realizamos maior interação com os alunos, através da observação participante. Nesse sentido, concluímos que há necessidade de expandir as discussões sobre o tema, buscar conhecimentos e inovar nas práticas, alcançando outras escolas, gestores, professores, a Secretaria Municipal de Educação, a Universidade e a comunidade em geral rumo à educação inclusiva para os imigrantes e refugiados que, até o momento, ainda é uma iniciativa isolada dessa Escola. Palavras-chave: Políticas Públicas; Educação Inclusiva; Imigrante; Refugiado.
Abstract: This paper presents the results of a monographic research project on Inclusive Inclusive Education for immigrants and refugees in a municipal school in Manaus. O general objective was to analyze how the school has been working from the perspective of education for immigrant and refugee students. In this sense, we developed the following specific objectives: to contextualize public policies on the inclusion of immigrant and refugee immigrant and refugee students; to understand what challenges the school has experienced in terms of welcoming and educating foreign students; to learn about inclusive teaching practice in the classroom. For the theoretical basis we studied important authors in the field, including Pellanda and Frossard (2022); Friedrich et al (2020); Brasil et al (2021); Castro and Macedo (2019). The methodological methodological procedures involved bibliographical, documentary and field research, prioritizing the review of the research project; preparation of the theoretical foundation under the guidance of the qualitative approach, which guided the analysis by linking theoretical/documentary data, participant observation in the field and the reflections field and the reflections built up during the training process.A pesquisa documental concentrou-se, principalmente, na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948); na Constituição da República Federativa do Brasil (1988); na Declaração de Jomtien (1990); na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96 (1996); no Estatuto da Criança e do Adolescente (1990); na Lei dos Refugiados (1997); na Lei de Migração (2017). Os resultados evidenciaram a contribuição das reflexões sobre a educação inclusiva para imigrantes, a partir da caracterização da Escola; das falas coletadas da equipe pedagógica e das professoras, por meio da entrevista estruturada; e da realidade da sala de aula onde realizamos maior interação com os alunos, através da observação participante. Nesse sentido, concluímos que há necessidade de expandir as discussões sobre o tema, buscar conhecimentos e inovar nas práticas, alcançando outras escolas, gestores, professores, a Secretaria Municipal de Educação, a Universidade e a comunidade em geral rumo à educação inclusiva para os imigrantes e refugiados que, até o momento, ainda é uma iniciativa isolada dessa Escola. Palavras-chave: Políticas Públicas; Educação Inclusiva; Imigrante; Refugiado.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4993
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação inclusiva para imigrantes e refugiados em uma escola municipal de Manaus.pdf659,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.