DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4993
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilveira, Lílian Quézia Nogueira da-
dc.date.available2023-08-17T16:11:55Z-
dc.date.issued2022-05-30-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Lílian Quézia Nogueira da. Educação inclusiva para imigrantes e refugiados em uma escola municipal de Manaus. 2022. 77 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4993-
dc.description.abstractThis paper presents the results of a monographic research project on Inclusive Inclusive Education for immigrants and refugees in a municipal school in Manaus. O general objective was to analyze how the school has been working from the perspective of education for immigrant and refugee students. In this sense, we developed the following specific objectives: to contextualize public policies on the inclusion of immigrant and refugee immigrant and refugee students; to understand what challenges the school has experienced in terms of welcoming and educating foreign students; to learn about inclusive teaching practice in the classroom. For the theoretical basis we studied important authors in the field, including Pellanda and Frossard (2022); Friedrich et al (2020); Brasil et al (2021); Castro and Macedo (2019). The methodological methodological procedures involved bibliographical, documentary and field research, prioritizing the review of the research project; preparation of the theoretical foundation under the guidance of the qualitative approach, which guided the analysis by linking theoretical/documentary data, participant observation in the field and the reflections field and the reflections built up during the training process.A pesquisa documental concentrou-se, principalmente, na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948); na Constituição da República Federativa do Brasil (1988); na Declaração de Jomtien (1990); na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96 (1996); no Estatuto da Criança e do Adolescente (1990); na Lei dos Refugiados (1997); na Lei de Migração (2017). Os resultados evidenciaram a contribuição das reflexões sobre a educação inclusiva para imigrantes, a partir da caracterização da Escola; das falas coletadas da equipe pedagógica e das professoras, por meio da entrevista estruturada; e da realidade da sala de aula onde realizamos maior interação com os alunos, através da observação participante. Nesse sentido, concluímos que há necessidade de expandir as discussões sobre o tema, buscar conhecimentos e inovar nas práticas, alcançando outras escolas, gestores, professores, a Secretaria Municipal de Educação, a Universidade e a comunidade em geral rumo à educação inclusiva para os imigrantes e refugiados que, até o momento, ainda é uma iniciativa isolada dessa Escola. Palavras-chave: Políticas Públicas; Educação Inclusiva; Imigrante; Refugiado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectImigrantept_BR
dc.subjectRefugiadopt_BR
dc.titleEducação inclusiva para imigrantes e refugiados em uma escola municipal de Manauspt_BR
dc.title.alternativeInclusive education for immigrants and refugees in a municipal school in Manauspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-17T16:11:55Z-
dc.contributor.advisor1Lima, Osmarina Guimarães de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8593296452319918pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Cristina Carvalho de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7160553382993953pt_BR
dc.contributor.referee2Brito, Jane Lindoso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2930560876080965pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0235104284578287pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta resultados de uma pesquisa monográfica sobre a Educação Inclusiva para imigrantes e refugiados em uma escola municipal de Manaus. O objetivo geral foi analisar como a escola tem trabalhado a perspectiva da educação inclusiva para alunos imigrantes e refugiados. Nesse sentido, elaboramos os seguintes objetivos específicos: contextualizar as políticas públicas de inclusão de alunos imigrantes e refugiados; compreender quais os desafios que a escola tem vivenciado no que se refere ao acolhimento e escolarização dos alunos estrangeiros; conhecer a prática docente inclusiva na sala de aula. Para a fundamentação teórica estudamos autores importantes na área, dentre os quais, Pellanda e Frossard (2022); Friedrich et al (2020); Brasil et al (2021); Castro e Macedo (2019). Os procedimentos metodológicos envolveram a pesquisa bibliográfica, documental e de campo, priorizando-se a revisão do projeto de pesquisa; elaboração da fundamentação teórica e documental, sob orientação da abordagem qualitativa que encaminhou a análise por meio da vinculação entre os dados teórico/documentais, a observação participante no campo e as reflexões construídas ao longo do processo formativo. A pesquisa documental concentrou-se, principalmente, na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948); na Constituição da República Federativa do Brasil (1988); na Declaração de Jomtien (1990); na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96 (1996); no Estatuto da Criança e do Adolescente (1990); na Lei dos Refugiados (1997); na Lei de Migração (2017). Os resultados evidenciaram a contribuição das reflexões sobre a educação inclusiva para imigrantes, a partir da caracterização da Escola; das falas coletadas da equipe pedagógica e das professoras, por meio da entrevista estruturada; e da realidade da sala de aula onde realizamos maior interação com os alunos, através da observação participante. Nesse sentido, concluímos que há necessidade de expandir as discussões sobre o tema, buscar conhecimentos e inovar nas práticas, alcançando outras escolas, gestores, professores, a Secretaria Municipal de Educação, a Universidade e a comunidade em geral rumo à educação inclusiva para os imigrantes e refugiados que, até o momento, ainda é uma iniciativa isolada dessa Escola. Palavras-chave: Políticas Públicas; Educação Inclusiva; Imigrante; Refugiado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAMAZONAS/UNICEF. Secretaria de Estado da Educação; Secretaria Municipal de Educação de Manaus. Manual EDUMIGRA. Formação virtual EDUMIGRA – Formação de Professores(as) para a Garantia do Direito à Educação de Crianças e Adolescentes Refugiados e Migrantes, Manaus, 2021. disponível em: <http://sistemas.seduc.am.gov.br> edumigra. Acesso em 23 de janeiro de 2022. ANDRÉ, Marli E.D.A; LUDKE, Menga. Pesquisa Em Educação: Abordagens qualitativas. – São Paulo: EPU, 1996. BEYER, Hugo Otto. O. A Educação Inclusiva: incompletudes escolares e perspectivas de ação. Cadernos de Educação Especial, Santa Maria, n. 22, p. 3344, 2003. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 5 de outubro de 1988. _______. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília: Senado Federal, 1990. _______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDBEN. Brasília: Senado Federal, 1996. _______. Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997. Lei dos Refugiados. Brasília: Senado Federal, 1997. _______. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. _______. Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017. Lei de Migração. Brasília: Senado Federal, 2017. BRASIL, Deilton Ribeiro; et al (Orgs.). Lei de Migração Brasileira, volume 2: um diálogo necessário com os direitos humanos e o direito europeu [recurso eletrônico] / Deilton Ribeiro Brasil; et al. (Orgs.) – Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2021. CASTRO, Elisa Guaraná de; MACEDO, Severine Carmem. Estatuto da Criança e Adolescente e Estatuto da Juventude: interfaces, complementariedade, desafios e diferenças. Revista Direito e Práxis [online]. 2019, v. 10, n. 2 [Acessado 9 Maio, 2022], pp. 1214-1238. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2179- 8966/2019/40670>. Epub 27 Jun 2019. CAVALCANTI, L; OLIVEIRA, T.; SILVA, B. G. Relatório Anual 2021 – 2011-2020: Uma década de desafios para a imigração e o refúgio no Brasil. Série Migrações. Observatório das Migrações Internacionais; Ministério da Justiça e Segurança Pública/ Conselho Nacional de Imigração e Coordenação Geral de Imigração Laboral. Brasília, DF: OBMigra, 2021. FRIEDRICH, Tatyana Scheila; SOUZA, Isabella Louise Traub Soares de; CRUZ, Taís Vella (Orgs.). Comentários à Lei 13.445/2017: a Lei de Migração [recurso eletrônico] / Tatyana Scheila Friedrich; Isabella Louise Traub Soares de Souza; Taís Vella Cruz (Orgs.) – Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2020. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. -5 Ed. – São Paul: Atlas 2012. MINAYO, Maria Cecília de Souza (organizadora). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. ONU. Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (resolução 217 A III) em 10 de dezembro 1948. PELLANDA, Andressa; FROSSARD, Marcele. Crianças e adolescentes migrantes. Coordenação Campanha Nacional pelo Direito à Educação. S. Paulo/SP: Expressão Popular, 2022. SILVA, Antônio José da; EVARISTO, Jefferson. PLNM para a Educação Básica: o estado da arte do caso Manaus. Revista Diálogos. v. 9. n. 3. ago/dez/2021. Disponível em Error! Hyperlink reference not valid. TENÓRIO, Robinson Moreira; FERRAZ, Maria do Carmo Gomes; PINTO, Jucinara de Castro Almeida. Eficácia e equidade: indicadores de qualidade da educação básica no Brasil. Projeto Equidade no Ensino Superior. Faculdade de Educação – FACED, 2015. UNESCO. Declaração mundial sobre educação para todos e plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, Tailândia: UNESCO, 1990.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação inclusivapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação inclusiva para imigrantes e refugiados em uma escola municipal de Manaus.pdf659,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.