DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4990
Título: Vivências lúdicas na educação infantil em contexto de pandemia covid-19
Título(s) alternativo(s): Playful experiences in early childhood education in the context of the covid-19 pandemic
Autor(es): Costa, Katiane Oliveira
Orientador(es): Souza, Kelly Christiane Silva de
Palavras-chave: Criança;Educação Infantil;Ensino-aprendizagem;Lúdico;Pandemia covid-19;Children;Early childhood education;Teaching and learning;Play;Covid-19 pandemic
Data do documento: 24-Out-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: COSTA, Katiane Oliveira. Vivências lúdicas na educação infantil em contexto de pandemia covid-19. 2022. 37 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema Vivências Lúdicas na Educação Infantil em Contexto de Pandemia da COVID-19, traz como objetivo compreender a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem das crianças na educação infantil durante a pandemia, tento em vista ações concernentes às atividades remotas. A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e de campo, realizada no período de março de 2020 a junho de 2021. Com aportes teóricos os estudos de Lima (2013); Kishimoto (2010), Almeida (2009), Oliveira (2000), além de documentos oficiais como: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Brasil, 1996), – Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil DCNEI (Brasil, 2010), e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), como também os Decretos Federais, Estaduais e Municipais. O estudo realizado evidencia a ludicidade, como metodologia fundamental para o desenvolvimento da criança por meio de brincadeiras e jogos que exploram a imaginação e a memória, bem como favorecem a afetividade. Palavras-chave: Criança. Educação Infantil. Ensino-aprendizagem. Lúdico. Pandemia Covid-19.
Abstract: The theme of this Course Conclusion Paper is Playful Experiences in Early Childhood Education in a Early Childhood Education in the Context of the COVID-19 Pandemic, aims to understand the importance of play in the teaching-learning process of children in early childhood education during the pandemic, with a view to actions concerning remote activities. The research is characterized as bibliographical and field research. from March 2020 to June 2021. Theoretical studies by Lima (2013); Kishimoto (2010), Almeida (2009), Oliveira (2000), as well as official documents such as: the Law of Guidelines and Bases of National Education - LDB (Brazil, 1996), - National curriculum guidelines for early childhood education DCNEI (Brazil, 2010), and the National Common Curricular Base (BNCC, 2017), as well as Federal Federal, State and Municipal Decrees. The study carried out highlights playfulness as a fundamental methodology for children's development through games that explore imagination and memory, as well as fostering affectivity. affectivity. Keywords: Children. Early childhood education. Teaching and learning. Play. Covid-19 pandemic.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4990
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vivências lúdicas na educação infantil em contexto de pandemia covid-19.pdf722,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.