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Título: Docência na educação infantil: reflexões de um estagiário do sexo masculino
Título(s) alternativo(s): Teaching in early childhood education: reflections from a male trainee
Autor(es): Fonseca, Nelson José Palheta da
Orientador(es): Rotondano, Érica Vidal
Palavras-chave: Educação infantil;Gênero;Sexo masculino;Early childhood education;Gender;Male sex
Data do documento: 26-Out-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: FONSECA, Nelson José Palheta da. Docência na educação infantil: reflexões de um estagiário do sexo masculino. 2022. 31 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: A minha pesquisa partiu de vivências no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e na participação pelo Programa de Assistência à Docência (PAD) do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação (LEPETE). O tema foi escolhido a partir de uma reflexão sobre o fato de que estudantes do sexo masculino acabam encontrando, no campo da Educação Infantil, um contexto nem sempre favorável à sua atuação, uma vez que, historicamente, compreende-se que para atuar na área é quase que extremamente necessário “ser mulher”, considerando-se que esta teria qualidades “naturais” necessárias para o trabalho com crianças. A partir disso, objetivou-se realizar uma pesquisa qualitativa de natureza narrativa, a partir de vivências ao longo da graduação, com o objetivo de compreender os desafios da atuação do professor do sexo masculino na Educação Infantil. Para tanto, buscou-se identificar aspectos da cultura heteronormativo que limitaram minha atuação na Educação Infantil e apontar desafios a serem enfrentados para a atuação do professor do sexo masculino na área. Os resultados apontaram o estigma em relação à atuação masculina no campo da Educação Infantil, uma vez que o padrão heteronormativo dita que esta não é uma área apropriada para ele. A mulher professora, comparada a uma mãe, com tendência natural para o cuidar, seria uma educadora nata, uma segunda mãe. Esse pensamento contribuiu para a desvalorização do campo e seus baixos salários, já que nele o exercício profissional é uma espécie de doação. Percebe-se que os estudos de gênero propiciam a discussão sobre o tema, repensando preconceito e focando no desenvolvimento de competências, tanto de homens quanto de mulheres, para o trabalho na Educação Infantil. PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil; Gênero; Sexo Masculino.
Abstract: My research was based on my experiences in the Institutional Scholarship Program of Scholarship Program (PIBID) and participation in the Teaching Assistance Program (PAD) of the Assistance Program (PAD) of the Laboratory for Teaching, Research and Transdisciplinary Experiences in Education (LEPETE). The topic was chosen after reflecting on the fact that male students end up encountering in the field of Early Childhood Education, a context that is not always favorable to their since, historically, it has been understood that in order to work in this area it is almost almost extremely necessary to "be a woman", considering that she would have "natural" qualities necessary for working with children. From this from this, the aim was to carry out a qualitative study of a narrative nature, based on experiences during my undergraduate studies, with the aim of understanding the challenges faced by male teachers in Early Childhood Education. To the aim was to identify aspects of heteronormative culture that limited my work in Early Childhood Education and to point out the challenges to be faced in male teachers in this area. The results pointed to the stigma in relation to male performance in the field of Early Childhood Education, since the heteronormative the heteronormative standard dictates that this is not an appropriate area for men. him. The female teacher, compared to a mother, with a natural tendency to would be a born educator, a second mother. This thinking has contributed to the devaluation of the field and its low salaries, since in it professional practice is a kind of donation. It is clear that gender studies the discussion on the subject, rethinking prejudice and focusing on the development of the development of competencies for both men and women to work in working in Early Childhood Education. KEYWORDS: Early Childhood Education; Gender; Male Sex.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4989
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

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