DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4989
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFonseca, Nelson José Palheta da-
dc.date.available2023-08-17T16:00:49Z-
dc.date.issued2022-10-26-
dc.identifier.citationFONSECA, Nelson José Palheta da. Docência na educação infantil: reflexões de um estagiário do sexo masculino. 2022. 31 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4989-
dc.description.abstractMy research was based on my experiences in the Institutional Scholarship Program of Scholarship Program (PIBID) and participation in the Teaching Assistance Program (PAD) of the Assistance Program (PAD) of the Laboratory for Teaching, Research and Transdisciplinary Experiences in Education (LEPETE). The topic was chosen after reflecting on the fact that male students end up encountering in the field of Early Childhood Education, a context that is not always favorable to their since, historically, it has been understood that in order to work in this area it is almost almost extremely necessary to "be a woman", considering that she would have "natural" qualities necessary for working with children. From this from this, the aim was to carry out a qualitative study of a narrative nature, based on experiences during my undergraduate studies, with the aim of understanding the challenges faced by male teachers in Early Childhood Education. To the aim was to identify aspects of heteronormative culture that limited my work in Early Childhood Education and to point out the challenges to be faced in male teachers in this area. The results pointed to the stigma in relation to male performance in the field of Early Childhood Education, since the heteronormative the heteronormative standard dictates that this is not an appropriate area for men. him. The female teacher, compared to a mother, with a natural tendency to would be a born educator, a second mother. This thinking has contributed to the devaluation of the field and its low salaries, since in it professional practice is a kind of donation. It is clear that gender studies the discussion on the subject, rethinking prejudice and focusing on the development of the development of competencies for both men and women to work in working in Early Childhood Education. KEYWORDS: Early Childhood Education; Gender; Male Sex.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexo masculinopt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectMale sexpt_BR
dc.titleDocência na educação infantil: reflexões de um estagiário do sexo masculinopt_BR
dc.title.alternativeTeaching in early childhood education: reflections from a male traineept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-17T16:00:49Z-
dc.contributor.advisor1Rotondano, Érica Vidal-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3874466468716941pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Marcio Gonçalves dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5268445515720062pt_BR
dc.contributor.referee2Saraiva, Emerson Sandro Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0349091061036967pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4332893673655356pt_BR
dc.description.resumoA minha pesquisa partiu de vivências no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e na participação pelo Programa de Assistência à Docência (PAD) do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação (LEPETE). O tema foi escolhido a partir de uma reflexão sobre o fato de que estudantes do sexo masculino acabam encontrando, no campo da Educação Infantil, um contexto nem sempre favorável à sua atuação, uma vez que, historicamente, compreende-se que para atuar na área é quase que extremamente necessário “ser mulher”, considerando-se que esta teria qualidades “naturais” necessárias para o trabalho com crianças. A partir disso, objetivou-se realizar uma pesquisa qualitativa de natureza narrativa, a partir de vivências ao longo da graduação, com o objetivo de compreender os desafios da atuação do professor do sexo masculino na Educação Infantil. Para tanto, buscou-se identificar aspectos da cultura heteronormativo que limitaram minha atuação na Educação Infantil e apontar desafios a serem enfrentados para a atuação do professor do sexo masculino na área. Os resultados apontaram o estigma em relação à atuação masculina no campo da Educação Infantil, uma vez que o padrão heteronormativo dita que esta não é uma área apropriada para ele. A mulher professora, comparada a uma mãe, com tendência natural para o cuidar, seria uma educadora nata, uma segunda mãe. Esse pensamento contribuiu para a desvalorização do campo e seus baixos salários, já que nele o exercício profissional é uma espécie de doação. Percebe-se que os estudos de gênero propiciam a discussão sobre o tema, repensando preconceito e focando no desenvolvimento de competências, tanto de homens quanto de mulheres, para o trabalho na Educação Infantil. PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil; Gênero; Sexo Masculino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Memória, narrativas e pesquisa autobiográfica. História da educação, ASPHE/Fae/UFPel, Pelotas, n. 14, p. 7995, set. 2003. BELLO, Alexandre Toaldo; ZANETTE, Jaime Eduardo; FELIPE, Jane. O homem professor na Educação Infantil e a produção da profissionalidade. Zeroa-Seis. Florianópolis: Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância-NUPEIN/CED/UFSC. Vol. 22, n. 42 (jul./dez. 2020), p. 558-579, 2020. BOCK, Ana Mercês Bahia. Psicologias: Uma introdução ao estudo de psicologia / Ana Mercês Bahia Bock, Maria de Lourdes Trassi Teixeira, Odair Furtado. - 15.ed. - São Paulo: Saraiva Educação, 2018. Brasil, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998, V. 3. BRASIL, Secretaria de Vigilância em Saúde. Ministério da Saúde. Análises epidemiológica de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil, 2011 a 2017. Boletim Epidemiológico, v. 49, n. 27, 2018. BRASÍLIA. Gênero e diversidade na escola: formação de professoras/es em Gênero, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais. Livro de conteúdo. Versão 2009. – Rio de Janeiro: CEPESC; Brasília: SPM, 2009. CUNHA, Maria Isabel da. Conta-me agora! as narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação, v. 23, p. 185-195, 1997. DA SILVA, Stefânia; MONTEIRO, Stephanie Souza; RODRIGUES, Marinéa Figueira. A importância da Educação Infantil para o pleno desenvolvimento da criança. Revista Mosaico, v. 8, n. 2, p. 30-38, 2017. FELIPE, Jane. Afinal, quem é mesmo podofilo? Cadernos Pagu. (UNICAMP), v26, p.201 - 223, 2006. FILHA, Constantina Xavier. Sexualidade e identidade de gênero na infância. Diversidade e Educação, v. 3, n. 6, p. 14-21, 2015. LIRA, Aliandra Cristina Mesomo; BERNARDIM, Geovana de Paula. O profissional do Gênero Masculino na Educação Infantil: com as palavras pais e professores. In POIÉSIS – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado – Universidade do Sul de Santa Catarina. Unisul, Tubarão, v. 9, n. 15, p.80-97, Jan/Jun 2015. LOURO, Guacira Lopes; Gênero, sexualidade e educação. Guacira Lopes Louro - Petrópolis, RJ Uma perspectiva pós-estruturalista /: Vozes, 1997. LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na sala de aula. História das mulheres no Brasil, v. 2, p. 443-481, 2004. MARQUES, Valéria; SATRIANO, Cecilia. Narrativa autobiográfica do próprio pesquisador como fonte e ferramenta de pesquisa. Linhas Críticas, Brasília, DF, v.23, n.51, p. 369-386, jun. 2017 a set. 2017.pt_BR
dc.subject.cnpqPedagogiapt_BR
dc.subject.cnpqEducação infantilpt_BR
dc.subject.cnpqGêneropt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Docência na educação infantil - reflexões de um estagiário do sexo masculino.pdf867,98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.