DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4987
Título: Ensino da matemática na educação infantil por meio de jogos e brincadeiras
Título(s) alternativo(s): Teaching mathematics in early childhood education through games and play
Autor(es): Jordão, Marta Márcia da Costa Calmis
Orientador(es): Scott, Alejandro Baldomero Duffus
Palavras-chave: Ensino da matemática;Jogos;Brincadeiras;Teaching mathematics;Games;Play
Data do documento: 18-Jul-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: JORDÃO, Marta Márcia da Costa Calmis. Ensino da matemática na educação infantil por meio de jogos e brincadeiras. 2016. 64 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: O presente trabalho intitulado " Ensino da matemática na educação infantil por meio de jogos e brincadeiras " procura analisar a importância da inserção de jogos e brincadeiras como um modelo prático de vivência e consciência, visando um melhor desenvolvimento da criança no contexto de uma escola de Centro Educacional Municipal da Educação Infantil (CMEI) da rede pública de ensino, localizada na zona leste da cidade de Manaus. Na escola pesquisada observou-se a carência de trabalhos com jogos e brincadeiras envolvendo matemática pela parte docente do 2º período e, quando trabalhada apenas como forma de entretenimento, sem levantar questionamentos entre crianças e professora sobre essas atividades. A partir disso, procurou-se traçar alguns objetivos que serviram como meios iniciais para saber como estava sendo desenvolvida essa relação ensino-aprendizagem: Realizar uma pesquisa bibliográfica sobre a temática do ensino da matemática na educação infantil envolvendo jogos e brincadeiras; Abordar as principais teorias referentes ao papel dos jogos nos estágios da educacão infantilcomo as de Forebel, Friedmann, Huizinga, Kishimoto, Vigotski, Gilles Brougère, Kamii, Wallon,Piaget e entre outros; Sugerir atividades no ensino da matemática envolvendo jogos e brincadeiras tendo como base teorias específicas sobre o tema abordado e conhecer a visão das educadoras sobre o ensino da matemática através de jogos e brincadeiras. Nesse processo foram aplicados questionários as professoras, bem como se procedeu através das observações proporcionadas pelo Estágio Supervisionado I. Diante das informações coletadas nos questionários observou-se que a escola reconhece que o trabalho com a matemática voltado para as crianças pequenas é muito importante principalmente para seu d desenvolvimento. Palavras-chave: Ensino da matemática, jogos, brincadeiras.
Abstract: The present work entitled "Teaching mathematics in early childhood education through games and games" seeks to analyze the importance of the insertion of games and games as a practical model of experience and awareness, aiming at a better development of the child in the context of a school of Municipal Educational Center of Early Childhood Education (CMEI) of the public education network, located in the east zone of the city of Manaus. In the researched school it was observed the lack of work with games and games involving mathematics by the teaching part of the 2nd period and, when worked only as a form of entertainment, without raising questions between children and teacher about these activities. From this, we sought to outline some objectives that served as initial means to know how this teaching-learning relationship was being developed: Conduct a bibliographic research on the theme of mathematics teaching in early childhood education involving games and play; Address the main theories regarding the role of games in the stages of early childhood education, such as Forebel, Friedmann, Huizingmann, Kishimoto, Vigotski, Gilles Brougère, Kamii, Wallon, Piaget and others. games in the stages of early childhood education such as Forebel, Friedmann, Huizinga, Kishimoto, Vigotski, Gilles Brougère, Kamii, Wallon, Piaget and others; Suggest activities in the teaching of mathematics involving games and play based on specific theories on the topic addressed and know the vision of educators about the teaching of mathematics through games and games. In this process questionnaires were applied to teachers, as well as proceeded through the observations provided by the Supervised Internship I. In view of the information collected in the questionnaires it was observed that the school recognizes that the work with mathematics aimed at young children is very important mainly for their development. Keywords: Teaching mathematics, games, games.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4987
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino da matemática na educação infantil por meio de jogos e brincadeiras.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.