DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4987
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJordão, Marta Márcia da Costa Calmis-
dc.date.available2023-08-15T14:25:32Z-
dc.date.issued2016-07-18-
dc.identifier.citationJORDÃO, Marta Márcia da Costa Calmis. Ensino da matemática na educação infantil por meio de jogos e brincadeiras. 2016. 64 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4987-
dc.description.abstractThe present work entitled "Teaching mathematics in early childhood education through games and games" seeks to analyze the importance of the insertion of games and games as a practical model of experience and awareness, aiming at a better development of the child in the context of a school of Municipal Educational Center of Early Childhood Education (CMEI) of the public education network, located in the east zone of the city of Manaus. In the researched school it was observed the lack of work with games and games involving mathematics by the teaching part of the 2nd period and, when worked only as a form of entertainment, without raising questions between children and teacher about these activities. From this, we sought to outline some objectives that served as initial means to know how this teaching-learning relationship was being developed: Conduct a bibliographic research on the theme of mathematics teaching in early childhood education involving games and play; Address the main theories regarding the role of games in the stages of early childhood education, such as Forebel, Friedmann, Huizingmann, Kishimoto, Vigotski, Gilles Brougère, Kamii, Wallon, Piaget and others. games in the stages of early childhood education such as Forebel, Friedmann, Huizinga, Kishimoto, Vigotski, Gilles Brougère, Kamii, Wallon, Piaget and others; Suggest activities in the teaching of mathematics involving games and play based on specific theories on the topic addressed and know the vision of educators about the teaching of mathematics through games and games. In this process questionnaires were applied to teachers, as well as proceeded through the observations provided by the Supervised Internship I. In view of the information collected in the questionnaires it was observed that the school recognizes that the work with mathematics aimed at young children is very important mainly for their development. Keywords: Teaching mathematics, games, games.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino da matemáticapt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectTeaching mathematicspt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectPlaypt_BR
dc.titleEnsino da matemática na educação infantil por meio de jogos e brincadeiraspt_BR
dc.title.alternativeTeaching mathematics in early childhood education through games and playpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-15T14:25:32Z-
dc.contributor.advisor1Scott, Alejandro Baldomero Duffus-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4667078196194459pt_BR
dc.contributor.referee1Saraiva, Emerson Sandro Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0349091061036967pt_BR
dc.contributor.referee2Afonso, Angela Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9449111149410129pt_BR
dc.contributor.referee3Lima, Osmarina Guimarães de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8593296452319918pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho intitulado " Ensino da matemática na educação infantil por meio de jogos e brincadeiras " procura analisar a importância da inserção de jogos e brincadeiras como um modelo prático de vivência e consciência, visando um melhor desenvolvimento da criança no contexto de uma escola de Centro Educacional Municipal da Educação Infantil (CMEI) da rede pública de ensino, localizada na zona leste da cidade de Manaus. Na escola pesquisada observou-se a carência de trabalhos com jogos e brincadeiras envolvendo matemática pela parte docente do 2º período e, quando trabalhada apenas como forma de entretenimento, sem levantar questionamentos entre crianças e professora sobre essas atividades. A partir disso, procurou-se traçar alguns objetivos que serviram como meios iniciais para saber como estava sendo desenvolvida essa relação ensino-aprendizagem: Realizar uma pesquisa bibliográfica sobre a temática do ensino da matemática na educação infantil envolvendo jogos e brincadeiras; Abordar as principais teorias referentes ao papel dos jogos nos estágios da educacão infantilcomo as de Forebel, Friedmann, Huizinga, Kishimoto, Vigotski, Gilles Brougère, Kamii, Wallon,Piaget e entre outros; Sugerir atividades no ensino da matemática envolvendo jogos e brincadeiras tendo como base teorias específicas sobre o tema abordado e conhecer a visão das educadoras sobre o ensino da matemática através de jogos e brincadeiras. Nesse processo foram aplicados questionários as professoras, bem como se procedeu através das observações proporcionadas pelo Estágio Supervisionado I. Diante das informações coletadas nos questionários observou-se que a escola reconhece que o trabalho com a matemática voltado para as crianças pequenas é muito importante principalmente para seu d desenvolvimento. Palavras-chave: Ensino da matemática, jogos, brincadeiras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesARANÃO, Ivana Valéria D.: A matemática através de brincadeiras e jogos / Ivana Valéria D.Aranão; ilustração Carlos Alexandre Campinas; - 7ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2011. (SériesAtividades) Arti Pereira Gondim, professoras do curso Desenvolvimento da Linguagem Matemática, elaborado pelo CPT Centro de Produções Técnicas(2015) BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, v. 3. Conhecimento de Mundo. MEC/SEF, 2010. BROUGÉRE, Gilles, A criança e a cultura lúdica. In: KISHIMOTO, TizukoMorchida. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002, p. 19-32. DANYLUK, Ocsana. Alfabetização matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil. 2ª ed. Porto Alegre: Meridional, 2002. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio Escolar Século XXI: o minidicionário da língua portuguesa. 4 ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2003. FONSECA, J.J.S. Metodologia da pesquisa científica. Apostila. Fortaleza:UEC, 2002. FRIEDMANN, A. O desenvolvimento da criança através do brincar. São Paulo: Moderna, 2006. FRIEDMANN, A. O direito de brincar: a brinquedoteca. 4ª ed. São Paulo: Abrinq, 1996. FRIEDMANN, Adriana. A arte de brincar. Brincadeiras e jogos tradicionais.(2004) FRIEDMANN, Adriana. Brincar, crescer e aprender o resgate do jogo infantil. São Paulo: EditoraModerna, 1998. FROEBEL, F. (1887).The education of man. New York: D. Appleton and company (Translated by W. N. Hailmann). _________________________________________ GUZMÁN, Miguel de. Aventuras Matemáticas. Barcelona: Labor, 1986. HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Tradução de João Paulo Monteiro. 6ª Edição. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010. 58 KAMII, Constance. A criança e o número. Tradução: Regina A de Assis. 28ª edição. Campinas, SP: Papirus, 2001, p.63. KISHIMOTO, T. M. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 2011. KISHIMOTO, TizucoMorchida. Jogo, brinquedo, brincadeiras e a educação. 4ª Ed. São Paulo, Editora Cortez: 2000. KISHIMOTO, Tizuko M. Jogo, brinquedo e educação. Rio de Janeiro: Cortez, (2009) Kishimoto, TizukoMorchidaJogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 8ª edição São Paulo: Cortez, 2005. KISHIMOTO, TizukoMorchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2006. LEAL, Telma Ferraz. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?). In: Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005 MARTINS, J; BICUDO, M. A. V. Estudos sobre existencialismo, fenomenologia e educação. 2.ed. São Paulo: Centauro, 2006. Oliveira, Zilma de Moraes Ramos de, In ANAIS DO I SEMINÁRIONACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO Perspectivas Atuais Belo Horizonte, novembro de 2010.14 pg. PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. 3ªed. Rio de Janeiro: ed. Zahar, 1973 PIAGET, Jean. A formação do símbolo: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1998 PONSO, Caroline Cao. Música em diálogo: ações interdisciplinares na educação infantil / Caroline CaoPonso, 2ª ed, - porto Alegre: Sulina, 2011 ( Coleção Músicas) 78p. TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2013. VYGOTSKY, Lev Semenovich. et al. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1998. WAJSKOP, Gisela. Brincar na pré-escola. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2009. WINNICOTT, Donald Woods. Por que as crianças brincam. In: ______. A criança e seu mundo. 6. ed. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: LTC, 2013. p. 161- 165.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEducação infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino da matemática na educação infantil por meio de jogos e brincadeiras.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.