DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4985
Título: Planejamento na alfabetização: entre discursos e interações em uma escola municipal da zona norte de Manaus
Título(s) alternativo(s): Planning in literacy: between discourses and interactions in a municipal school in the northern zone of Manaus.
Autor(es): Menezes, Maria Liêta de Sousa
Orientador(es): Silva, Wenderson Cruz da
Palavras-chave: Planejamento;Alfabetização;Letramento;Ensino/aprendizagem;Planning;Literacy;Teaching/learning
Data do documento: 28-Out-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: MENEZES, Maria Liêta de Sousa. Planejamento na alfabetização: entre discursos e interações em uma escola municipal da zona norte de Manaus. 2022. 58 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Este trabalho foi realizado pensando na realidade da educação pública da zona norte de Manaus e procurando compreender como os educadores dos anos iniciais do ensino fundamental organizam-se e desenvolvem o aprendizado no processo de alfabetização e letramento e como elaboram e executam o planejamento com a base em suas aulas. Os objetivos específicos foram voltados para os seguintes pontos: averiguar o que as professoras entendem por planejamento pedagógicoe alfabetização;Verificar como é o plano de ensino para as turmas de alfabetização e letramento, também discutir sobre as aproximações dessas compreensões de alfabetização das docentes presentes nas falas e planos, com os elementos do letramento. Os sujeitos entrevistados da pesquisa foram dois professores de cada ano, no total de 6 entrevistados, sendo que a escola no turno matutino só trabalha com a alfabetização.A pesquisa de campo de caráter qualitativo e os instrumentos foram a observação, entrevista semiestruturada e a análise documental, construída durante o estágio lll com as professoras das séries iniciais da escola. O uso da observação à entrevista possibilitou o cruzamento dos dois instrumentos e uma compreensão maior da realidade estudada. A referência teórica destacou os autores: Luck (2009), Gil (2019), Soares (2020), Ferreiro & Teberosky (1999), Freire e Macedo (2011), Vygotsky e Oliveira (1993), e outros. Na análise dos dados foi possível perceber que alguns professores não utilizavam o plano de aula, em seu lugar priorizam o livro didático, há os que improvisavam e outros usavam constantemente o planejamento e ainda carregavam o caderno de registros com referências e atividades extras, caso o aluno não conseguisse fazer o exercício proposto na aula. Não aprovavam oplanejamento reducionista que a secretaria de educação propõe. Palavras chave: Planejamento, Alfabetização, Letramento, Ensino/Aprendizagem
Abstract: This work was carried out thinking about the reality of public education in the northern zone of Manaus and seeking to understand how educators of the initial years of elementary school organize and develop learning in the process of literacy and literacy and how they elaborate and execute planning based on their classes. The specific objectives were focused on the following points: to ascertain what teachers understand by pedagogical planning and literacy; Check how the teaching plan for literacy and literacy classes is, also discuss the approximations of these teachers' literacy understandings present in the speeches and plans, with the elements of literacy. The subjects interviewed in the research were two teachers from each year, in a total of 6 interviewees, and the school in the morning shift only works with literacy. The qualitative field research and the instruments were observation, semi-structured interview and documentary analysis, built during the internship lll with the teachers of the initial grades of the school. The use of observation and interview enabled the crossing of the two instruments and a greater understanding of the reality studied. The theoretical reference highlighted the authors: Luck (2009), Gil (2019), Soares (2020), Ferreiro & Teberosky (1999), Freire and Macedo (2011), Vygotsky and Oliveira (1993), and others. In the analysis of the data it was possible to perceive that some teachers did not use the lesson plan, instead they prioritize the textbook, there are those who improvised and others constantly used the planning and still carried the notebook of records with references and extra activities, in case the student could not do the exercise proposed in the class. They did not approve the reductionist planning that the education department proposes. Key words: Planning, Literacy, Literacy, Teaching/Learning.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4985
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.