DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4985
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMenezes, Maria Liêta de Sousa-
dc.date.available2023-08-15T14:21:39Z-
dc.date.issued2022-10-28-
dc.identifier.citationMENEZES, Maria Liêta de Sousa. Planejamento na alfabetização: entre discursos e interações em uma escola municipal da zona norte de Manaus. 2022. 58 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4985-
dc.description.abstractThis work was carried out thinking about the reality of public education in the northern zone of Manaus and seeking to understand how educators of the initial years of elementary school organize and develop learning in the process of literacy and literacy and how they elaborate and execute planning based on their classes. The specific objectives were focused on the following points: to ascertain what teachers understand by pedagogical planning and literacy; Check how the teaching plan for literacy and literacy classes is, also discuss the approximations of these teachers' literacy understandings present in the speeches and plans, with the elements of literacy. The subjects interviewed in the research were two teachers from each year, in a total of 6 interviewees, and the school in the morning shift only works with literacy. The qualitative field research and the instruments were observation, semi-structured interview and documentary analysis, built during the internship lll with the teachers of the initial grades of the school. The use of observation and interview enabled the crossing of the two instruments and a greater understanding of the reality studied. The theoretical reference highlighted the authors: Luck (2009), Gil (2019), Soares (2020), Ferreiro & Teberosky (1999), Freire and Macedo (2011), Vygotsky and Oliveira (1993), and others. In the analysis of the data it was possible to perceive that some teachers did not use the lesson plan, instead they prioritize the textbook, there are those who improvised and others constantly used the planning and still carried the notebook of records with references and extra activities, in case the student could not do the exercise proposed in the class. They did not approve the reductionist planning that the education department proposes. Key words: Planning, Literacy, Literacy, Teaching/Learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEnsino/aprendizagempt_BR
dc.subjectPlanningpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectTeaching/learningpt_BR
dc.titlePlanejamento na alfabetização: entre discursos e interações em uma escola municipal da zona norte de Manauspt_BR
dc.title.alternativePlanning in literacy: between discourses and interactions in a municipal school in the northern zone of Manaus.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-15T14:21:39Z-
dc.contributor.advisor1Silva, Wenderson Cruz da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1942620766352256pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Rafael de Azevedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5007422934956242pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Sued de Castro-
dc.description.resumoEste trabalho foi realizado pensando na realidade da educação pública da zona norte de Manaus e procurando compreender como os educadores dos anos iniciais do ensino fundamental organizam-se e desenvolvem o aprendizado no processo de alfabetização e letramento e como elaboram e executam o planejamento com a base em suas aulas. Os objetivos específicos foram voltados para os seguintes pontos: averiguar o que as professoras entendem por planejamento pedagógicoe alfabetização;Verificar como é o plano de ensino para as turmas de alfabetização e letramento, também discutir sobre as aproximações dessas compreensões de alfabetização das docentes presentes nas falas e planos, com os elementos do letramento. Os sujeitos entrevistados da pesquisa foram dois professores de cada ano, no total de 6 entrevistados, sendo que a escola no turno matutino só trabalha com a alfabetização.A pesquisa de campo de caráter qualitativo e os instrumentos foram a observação, entrevista semiestruturada e a análise documental, construída durante o estágio lll com as professoras das séries iniciais da escola. O uso da observação à entrevista possibilitou o cruzamento dos dois instrumentos e uma compreensão maior da realidade estudada. A referência teórica destacou os autores: Luck (2009), Gil (2019), Soares (2020), Ferreiro & Teberosky (1999), Freire e Macedo (2011), Vygotsky e Oliveira (1993), e outros. Na análise dos dados foi possível perceber que alguns professores não utilizavam o plano de aula, em seu lugar priorizam o livro didático, há os que improvisavam e outros usavam constantemente o planejamento e ainda carregavam o caderno de registros com referências e atividades extras, caso o aluno não conseguisse fazer o exercício proposto na aula. Não aprovavam oplanejamento reducionista que a secretaria de educação propõe. Palavras chave: Planejamento, Alfabetização, Letramento, Ensino/Aprendizagempt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesARANHA, M. S. F. A integração social do deficiente: analise conceitual e metodológica. Mesa redonda; a questão da integração do deficiente. XXIV Reunião Anual da Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto. SP, 1994. ARAÚJO, Marciano Vieira de. BARROS, Delma. Formação de professores, currículo e práticas pedagógicas no município de Aquiraz. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 05, Vol. 06, pp. 56-201. Maio de 2019. ISSN: 2448-0959 BARBOSA, A. M.; VIEGAS, M. A. S.; BATISTA, R. L. N. F. F. Aulas Presenciais em Tempos de Pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Rev. Augustus, v.25, n. 51, p. 255-280, Brasília, 2020. BATISTA, Antônio G. ET. Al. Pró Letramento Alfabetização e Linguagem. Brasília: Ministério da Educação, 2007. BRASIL, Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Básica. Brasília 2013. _________. Base Nacional Comum Curricular. Brasília 2018. _________. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a Educação Especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2011. Disponível em: ,http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ato2011l2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em: 14/03/2022. __________. Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria nº555/2007, prorrogada pela Portaria nº 948/2007. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, 2008. __________. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n° 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. __________. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Ministério da Educação, MEC/SEF. Brasília (1997). ___________. Plano Nacional de Educação. PNE/Ministério da Educação. Brasília, Distrito federal DF: INEP. 2014/2024. ___________. Presidência da república. Lei nº 6.697. Institui o Código de menores. Brasília, 1979. 55 CARVALHO, Jaciara de Sá. Uma Concepção de Cidadania (Planetária) paraFormação Cidadã-Ação, v. 42, p. 105-121, 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.44516>. Acesso em: 27 ago. 2021. DESLANDES, Suely, Ferreira. Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. ed. Vozes, Rio de Janeiro 1994. FERREIRO, Emília. TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Linguagem Escrita / Emília Ferreiro, Ana Teberosky; tradução Diana Myriam Lichtenstein, Luana Di Marco, Mário Corso. Porto Alegre: Artmed,1999. FOUCAULT. Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996. _______________. A escrita de si. In: O que é um autor? Lisboa: Passagens. 1992. pp.129-160. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. __________. MACEDO, D. Alfabetização: Leitura do Mundo, Leitura de Palavra, Paulo Freire, Do Aldo Macedo; tradução Lólio Lourenço de Oliveira Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011. FREITAS, L. C. Os reformadores empresariais da educação: a consolidação do neotecnicismo no Brasil. São Paulo: 2011. FREITAS, M. T. A. Leitura e escrita de adolescentes na internet e na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa / Antonio Carlos Gil 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. _________. Como Elaborar Projetos de Pesquisa / Antônio Carlos Gil, - 6. ed. [3 Reimpr.]. São Paulo: Atlas, 2019. __________. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social / Antonio Carlos Gil, - 7. Ed. São Paulo Atlas, 2019. GUIMARÃES, T. A. Gestão de competências e gestão de desempenho. Técnicas de Ensino: Por que não? 12a. ed. São Paulo: Papirus,2001. JAPIASSU, H, Interdisciplinaridade e patologia do saber, Rio de Janeiro: Imago, 1976. LIBÂNEO, José C. Ainda as perguntas: O que é Pedagogia, quem é o pedagogo, o que deve ser o curso de Pedagogia. In: Pimenta, Selma G. (org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002. _______________. Pedagogia e Pedagogos, Para Quê. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2007. LUCK, Heloísa. Dimensões de Gestão Escolar e Suas Competências. ed. Positivo. Curitiba 2009. 56 MAGALHÃES, J. Trabalho docente sob fogo cruzado [recurso eletrônico] /Organizador: Jonas Magalhães ... [et al.]. 1. ed. - Rio de Janeiro : UERJ, LPP, 2021. MORAIS, G, A, S; BRITO, Antônia, E. (2008). Prática Pedagógica Alfabetizadora: questões de letramento. Disponível em <http://www.leg.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/evento2008/GT20Brito.pdf> Acesso em 13 ago. 2020. NEVES, F, J, T. Os primeiros passos no Ensino superior / Fábio José Tenório Neves. Manaus EDUA, 2000. NIENOV, O, H. & CAPP, Edson: Estratégias e Didáticas para Atividades Remotas/UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL organizadores: Otto Henrique NIENOV e Edson CAPP - Porto Alegre: 2021. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia e práticas 26 ed. São Paulo: Atlas, 2009. OLIVEIRA, Romualdo. P. Política Educacional no Brasil: alguns desafios dos anos . Revista da FEUSP, 18,1 (1992): 5 20. OLIVEIRA, Marta. K. Pensamento e Ação no Magistério: VYGOTSKY. Aprendizado e Desenvolvimento um processo Sócio-Histórico ed. - São Paulo - Scipione 1993. PIAGET. J. A construção do real na criança. 3.ed. São Paulo: Editora Ática, 2003. PIMENTEL, Claudia. Espaços de livro e leitura: um estudo sobre as salas de leitura de escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011.SILVA, A. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (13.: 2006: Recife, PE)Novas Perspectivas, currículo, docência e questões pedagógicas na Perspectivas da inclusão social / Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino; organizadoras: Ainda Maria Monteiro Silva...[et al.]. Recife: ANDIPE, 2006. SOARES, M. Letramento: um tema em trÍs gêneros. 2. Ed. Belo Horizonte: Autentica, 2003. ___________. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020. VASCONCELLOS, C, S. NEVES, F, J, T. Planejamento Projeto de Ensino /Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico. Ladermos Liberdade 1. 7° . São Paulo, 2000. ____________. Projeto político pedagógico (Projeto Educativo) O plano Integral da Instituição. Ladermos Liberdade 1. 6°. São Paulo, 2002. ZANETTE, M. S. Pesquisa qualitativa no contexto da Educação no Brasil. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 65, p. 149-166, jul./set. 2017.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.cnpqLetramentopt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.