DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4984
Título: A importância da educação socioemocional para o processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental no contexto da pandemia do COVID 19
Título(s) alternativo(s): The importance of socio-emotional education for the teaching-learning process in the early years of elementary school in the context of the COVID 19 pandemic
Autor(es): Silva, Thaize Andrade da
Orientador(es): Rotondano, Erica Vidal
Palavras-chave: Educação socioemocional;Educação integral;Pandemia COVID 19;Socio-emotional education;Integral education;Pandemic COVID 19
Data do documento: 25-Out-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SILVA, Thaize Andrade da. A importância da educação socioemocional para o processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental no contexto da pandemia do COVID 19. 2022. 33 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: O estudo abordou a temática da Educação socioemocional e objetivou analisar sua importância para o processo de ensino aprendizagem no contexto da pandemia do COVID 19. E para isso, buscou-se investigar qual é a concepção que os professores têm sobre a educação socioemocional; discutir a importância da Educação socioemocional no processo de ensino-aprendizagem; verificar como os professores buscam trabalhar a educação socioemocional em sala de aula; E identificar de que forma o contexto da pandemia de COVID-19 sensibilizou docentes para a importância da educação socioemocional. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritivo de natureza qualitativa que foi desenvolvida sobre pressupostos fenomenológicos. Para coletar dados utilizou-se o questionário profissional elaborado no google forms, a entrevista semiestruturada realizada pelo google meet, e observação participante cujo a pesquisa de campo foi realizada em uma escola da rede privada localizada na zona Leste de Manaus e contou com a participação de duas professoras que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. Constata-se que as professoras possuem conhecimento sobre a Educação socioemocional e tem a perspectiva de que a mesma vai além do gerenciamento das emoções. E o estudo identificou o esforço e a dificuldade das professoras para lidar com crianças que estão apresentando comportamentos agressivos, bem como, demonstrando estarem mais ansiosas, impacientes e deprimidas. Nesse aspecto, a pesquisa também aponta para a importância do cuidado socioemocional não só das crianças como também das professoras. Palavras-chaves: Educação socioemocional. Educação integral. Pandemia.
Abstract: The study addressed the theme of socio-emotional education and aimed to analyze its importance for the teaching-learning process in the context of the COVID 19 pandemic. And for this, we sought to investigate what is the conception that teachers have about socio-emotional education; discuss the importance of socio-emotional education in the teaching-learning process; verify how teachers seek to work socio-emotional education in the classroom; And identify how the context of the COVID-19 pandemic sensitized teachers to the importance of socio-emotional education. This is an exploratory-descriptive research of a qualitative nature that was developed on phenomenological assumptions. To collect data, we used the professional questionnaire prepared in google forms, the semi-structured interview conducted by google meet, and participant observation whose field research was carried out in a private school located in the east zone of Manaus and had the participation of two teachers who work in the early years of elementary school. It is found that teachers have knowledge about socioemotional education and have the perspective that it goes beyond the management of emotions. And the study identified the effort and difficulty of teachers to deal with children who are showing aggressive behaviors, as well as demonstrating that they are more anxious, impatient and depressed. In this respect, the research also points to the importance of socio-emotional care not only of children but also of teachers. Keywords: Socio-emotional education. Integral education. Pandemic.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4984
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.