DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4984
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Thaize Andrade da-
dc.date.available2023-08-15T14:19:55Z-
dc.date.issued2022-10-25-
dc.identifier.citationSILVA, Thaize Andrade da. A importância da educação socioemocional para o processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental no contexto da pandemia do COVID 19. 2022. 33 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4984-
dc.description.abstractThe study addressed the theme of socio-emotional education and aimed to analyze its importance for the teaching-learning process in the context of the COVID 19 pandemic. And for this, we sought to investigate what is the conception that teachers have about socio-emotional education; discuss the importance of socio-emotional education in the teaching-learning process; verify how teachers seek to work socio-emotional education in the classroom; And identify how the context of the COVID-19 pandemic sensitized teachers to the importance of socio-emotional education. This is an exploratory-descriptive research of a qualitative nature that was developed on phenomenological assumptions. To collect data, we used the professional questionnaire prepared in google forms, the semi-structured interview conducted by google meet, and participant observation whose field research was carried out in a private school located in the east zone of Manaus and had the participation of two teachers who work in the early years of elementary school. It is found that teachers have knowledge about socioemotional education and have the perspective that it goes beyond the management of emotions. And the study identified the effort and difficulty of teachers to deal with children who are showing aggressive behaviors, as well as demonstrating that they are more anxious, impatient and depressed. In this respect, the research also points to the importance of socio-emotional care not only of children but also of teachers. Keywords: Socio-emotional education. Integral education. Pandemic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação socioemocionalpt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectPandemia COVID 19pt_BR
dc.subjectSocio-emotional educationpt_BR
dc.subjectIntegral educationpt_BR
dc.subjectPandemic COVID 19pt_BR
dc.titleA importância da educação socioemocional para o processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental no contexto da pandemia do COVID 19pt_BR
dc.title.alternativeThe importance of socio-emotional education for the teaching-learning process in the early years of elementary school in the context of the COVID 19 pandemicpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-15T14:19:55Z-
dc.contributor.advisor1Rotondano, Erica Vidal-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3874466468716941pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Kelly Christiane Silva d-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8593296452319918pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Márcio Gonçalves dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5268445515720062pt_BR
dc.description.resumoO estudo abordou a temática da Educação socioemocional e objetivou analisar sua importância para o processo de ensino aprendizagem no contexto da pandemia do COVID 19. E para isso, buscou-se investigar qual é a concepção que os professores têm sobre a educação socioemocional; discutir a importância da Educação socioemocional no processo de ensino-aprendizagem; verificar como os professores buscam trabalhar a educação socioemocional em sala de aula; E identificar de que forma o contexto da pandemia de COVID-19 sensibilizou docentes para a importância da educação socioemocional. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritivo de natureza qualitativa que foi desenvolvida sobre pressupostos fenomenológicos. Para coletar dados utilizou-se o questionário profissional elaborado no google forms, a entrevista semiestruturada realizada pelo google meet, e observação participante cujo a pesquisa de campo foi realizada em uma escola da rede privada localizada na zona Leste de Manaus e contou com a participação de duas professoras que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. Constata-se que as professoras possuem conhecimento sobre a Educação socioemocional e tem a perspectiva de que a mesma vai além do gerenciamento das emoções. E o estudo identificou o esforço e a dificuldade das professoras para lidar com crianças que estão apresentando comportamentos agressivos, bem como, demonstrando estarem mais ansiosas, impacientes e deprimidas. Nesse aspecto, a pesquisa também aponta para a importância do cuidado socioemocional não só das crianças como também das professoras. Palavras-chaves: Educação socioemocional. Educação integral. Pandemia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesABED, Anita Lilian Zuppo. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. São Paulo: 2014. ALMEIDA, Lucia Helena Diniz de, et al. Autoconhecimento emocional do professor: a preocupação com a pessoa, antes do profissional. Porto Alegre: 2019. Cristina. Métodos e técnicas de ensino e aprendizagem para a Educação Superior: cardápio pedagógico. Salvador: EDUFBA, 2021. CARNEIRO, Maria Daniele Lungas; LOPES, Cícera Alves Nunes. Desenvolvimento das Competências Socioemocionais em Sala de Aula. Revista de psicologia, v. 14, n. 53, p. 1-14, 2020. CARVALHO, Jessica Maria Amorim. A Inteligência Socioemocional no 1 ano do ensino fundamental na perspectiva de professores. Revista Caparaó, v. 2, n .2, e 26, 2020. CAMINHA, Renato Maiato. Educar crianças: as bases de uma educação socioemocional. Um guia para pais, educadores e terapeutas. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2014. COSENZA, Ramon. M; GUERRA, Leonor B. Neurociência e Educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011. DELORS, Jacques et al. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Educação um tesouro a descobrir. Brasilia, 2010. FONSECA, Vitor. Importância das emoções na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Oeiras. Rev. Psicopedagogia, v. 33, n.102, 2016. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6a. ed. São Paulo: Atlas, 2008.GOLEMAN, D. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. 2o ed. Rio de janeiro: Objetiva,2012. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. MEDEIROS, Josué Cordovil. Possibilidades da educação em tempos de Covid-19. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, v. 3, n. 3, 2021. MINAYO, Marília Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade.Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. MONTEIRO, Sandrelena da silva. inventar educação escolar no Brasil em tempos da COVID-19. Revista Augustus, v. 25, n. 51, p. 237-254, 2020. 30 NEGRINE, A. S. Instrumentos de coleta de informações na pesquisa qualitativa. In: MOLINA N. V.; TRIVIÑOS, A. N. S. (Org.). A pesquisa Qualitativa na Educação Física: alternativas metodológicas. 2ª ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS/Sulina, 2004. PINHEIRO, Viviane Potenza Guimarães; ZAMBIANCO, Danila Di Pietro; MORO, Adriano. Educação em tempos sensíveis: Contribuições das competências morais e socioemocionais no contexto da pandemia e do pós-Covid-19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 0003-0020, 2022. PINTO, Maria Edeluza; PIMENTA, Neylanne. A pesquisa e a prática pedagógica na formação do professor: Fundamentações e aplicações. Manaus, 2012. RÊGO, Cláudia Carla de Azevedo Brunelli; ROCHA, Nivea Maria Fraga. Avaliando a educação emocional: subsídios para um repensar da sala de aula. Ensaio: Avaliação e políticas Públicas em Educação, v. 17, p. 135-152, 2009. RICHARDSON, Roberto Jarry. et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007. ROGERS, Carl R. Pode a aprendizagem abranger ideias e sentimentos. In: ROGERS, C.R; ROSENBERG, R.L. A pessoa como centro. São Paulo: EPU, p. 143-161, 1977. SAGITÁRIO, Matheus Firmino; COELHO, Patrícia Margarida Farias. A inteligência emocional nas práticas educativas: uma abordagem sobre educação emocional e sua contribuição para o desenvolvimento integral do aluno. Cadernos de Educação, v. 20, n. 40, p.1 -21, 2021. SANTANA, Camila Lima; SALES, Kathia Kathia Borges. Aula em casa: Educação, Tecnologias digitais e pandemia Covid-19. Educação, v. 10, n. 1, p. 75-92, 2020. SANTOS, J. O. Educação emocional na escola: a emoção na sala de aula. Salvador, Faculdade Castro Alves, 2000. SCHORN, Solange Castro et al. Competências socioemocionais: reflexões sobre a educação escolar no contexto da pandemia. 2021. SILVA, Beatriz Barbosa Durães Costa e. Educação socioemocional na escola. Revista Educação, Ciência e Inovação, v. 5, n. 1, 2020. SOUZA, Alanna Patrícia Ribeiro; NUNES, Laísy de Lima. Primeira infância em foco: A educação infantil como contexto potencializador da aprendizagem socioemocional. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, v. 10, n. 21, p. 354-381, 2020.ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia da Pesquisa. 2. ed. Florianópolis: UFSC, 2013.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEducação integralpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.