DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4982
Título: Altas habilidades/superdotação e criatividade: áreas que se completam para o recolhecimento de estudantes com altas habilidades/superdotação na escola?
Título(s) alternativo(s): High abilities/giftedness and creativity: areas that complement each other for the recollection of students with high abilities/giftedness in school?
Autor(es): Silva, Thalia Galdino da
Orientador(es): Machado, Andrezza Belota Lopes
Palavras-chave: Concepções de professores;Altas habilidades/superdotação;Criatividade;Identificação de estudantes com altas habilidades/superdotação;Formação de professores;Teachers' conceptions;High abilities/giftedness;Creativity;Identification of students with high abilities/giftedness;Teacher training
Data do documento: 2-Jun-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SILVA, Thalia Galdino da. Altas habilidades/superdotação e criatividade: áreas que se completam para o recolhecimento de estudantes com altas habilidades/superdotação na escola?. 2022. 56 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de análise as áreas de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) e Criatividade que são complementares quando se objetiva o reconhecimento dos alunos com indicadores de AH/SD no contexto escolar, visto que desde o conceito oficial brasileiro sobre quem é a pessoa com AH/SD, a criatividade se apresenta como um dos constructos essenciais para a identificação desses sujeitos. Como objetivo geral do estudo, apontamos: Compreender como o entendimento docente sobre as áreas de AH/SD e Criatividade podem contribuir para o reconhecimento de alunos com indicadores de AH/SD no contexto escolar. Como objetivos específicos: (1) Conhecer com base na literatura científica o que é AH/SD e Criatividade e pontos de articulações desses saberes; (2) Identificar como a teoria dos três anéis de Renzulli pode contribuir para o processo de reconhecimento dos alunos com indicadores de AH/SD no aspecto criativo; (3) Analisar como os saberes docentes sobre as temáticas de AH/SD e Criatividade podem interferir no processo de reconhecimento dos alunos com AH/SD na escola. A metodologia da pesquisa optou-se por uma abordagem qualitativa, com estudo exploratório e, a pesquisa bibliográfica e de campo, com base no método dialético. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário com questões mistas. A análise de dados foi realizada por meio do método de análise de conteúdo. Assim, o presente trabalho nos proporcionou constatar que é necessária uma formação mais eficiente sobre as temáticas de AH/SD e Criatividade, visto que, somente com esse entendimento, o professor terá subsídios para realizar a observação direta do desenvolvimento e da aprendizagem dos estudantes e, portanto, sendo capaz de reconhecer aqueles que apresentam indicadores de AH/SD, rompendo, inclusive, com o ciclo de disseminação social dos estereótipos e conceitos errôneos sobre os estudantes com AH/SD. Palavras-chaves: Concepções de professores. Altas Habilidades/Superdotação. Criatividade. Identificação de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. Formação de professores.
Abstract: The present work has as its object the context of skills/giftedness (AH/SD) and Creativity that are complementary when it aims at the recognition of students with AH/SD indicators at school, since from the official Brazilian concept of who the person with AH/SD, creativity presents itself as one of the essential constructs for these subjects. As a general objective, we point out: Understanding how the objective/teaching teaching in the areas of AHSD and Creativity can contribute to the recognition of students with AH/SD indicators in the school context. As specific objectives: (1) To know, based on the scientific literature, what is AH/SD and Creativity and points of articulation of these knowledges; (2) Identify how Renzulli's three rings theory can contribute to the recognition process of students with AH/SD indicators in the creative aspect; (3) To analyze how the teaching knowledge on the themes of AH/SD and Creativity can interfere in the process of recognition of students with AH/SD at school. The research methodology opted for a qualitative approach, with an exploratory study and field method, based on dialectical. As a data collection instrument, use one with the wrong questions. Data analysis was performed using the content analysis method. Thus, the present work and a learning only learned that more efficiency is needed on AH/SD learning, the teacher will mainly learn from understanding, the direct teacher and the teacher will learn efficiently and learning from students and students and from direct learning , therefore, being able to recognize those who present AH/SD indicators, breaking even with the cycle of social dissemination of stereotypes and misconceptions about students with AH/SD. Keywords: Teachers' conceptions. High Abilities/Giftedness. Creativity. Identification of students with High Abilities/Giftedness. Teacher training.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4982
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.