DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4982
Langanzeige der Metadaten
DC ElementWertSprache
dc.contributor.authorSilva, Thalia Galdino da-
dc.date.available2023-08-15T14:11:05Z-
dc.date.issued2022-06-02-
dc.identifier.citationSILVA, Thalia Galdino da. Altas habilidades/superdotação e criatividade: áreas que se completam para o recolhecimento de estudantes com altas habilidades/superdotação na escola?. 2022. 56 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4982-
dc.description.abstractThe present work has as its object the context of skills/giftedness (AH/SD) and Creativity that are complementary when it aims at the recognition of students with AH/SD indicators at school, since from the official Brazilian concept of who the person with AH/SD, creativity presents itself as one of the essential constructs for these subjects. As a general objective, we point out: Understanding how the objective/teaching teaching in the areas of AHSD and Creativity can contribute to the recognition of students with AH/SD indicators in the school context. As specific objectives: (1) To know, based on the scientific literature, what is AH/SD and Creativity and points of articulation of these knowledges; (2) Identify how Renzulli's three rings theory can contribute to the recognition process of students with AH/SD indicators in the creative aspect; (3) To analyze how the teaching knowledge on the themes of AH/SD and Creativity can interfere in the process of recognition of students with AH/SD at school. The research methodology opted for a qualitative approach, with an exploratory study and field method, based on dialectical. As a data collection instrument, use one with the wrong questions. Data analysis was performed using the content analysis method. Thus, the present work and a learning only learned that more efficiency is needed on AH/SD learning, the teacher will mainly learn from understanding, the direct teacher and the teacher will learn efficiently and learning from students and students and from direct learning , therefore, being able to recognize those who present AH/SD indicators, breaking even with the cycle of social dissemination of stereotypes and misconceptions about students with AH/SD. Keywords: Teachers' conceptions. High Abilities/Giftedness. Creativity. Identification of students with High Abilities/Giftedness. Teacher training.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConcepções de professorespt_BR
dc.subjectAltas habilidades/superdotaçãopt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectIdentificação de estudantes com altas habilidades/superdotaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeachers' conceptionspt_BR
dc.subjectHigh abilities/giftednesspt_BR
dc.subjectCreativitypt_BR
dc.subjectIdentification of students with high abilities/giftednesspt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titleAltas habilidades/superdotação e criatividade: áreas que se completam para o recolhecimento de estudantes com altas habilidades/superdotação na escola?pt_BR
dc.title.alternativeHigh abilities/giftedness and creativity: areas that complement each other for the recollection of students with high abilities/giftedness in school?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-15T14:11:05Z-
dc.contributor.advisor1Machado, Andrezza Belota Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1078436779666761pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Kelly Christiane Silva de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1196386667892565pt_BR
dc.contributor.referee2Saraiva, Emerson Sandro Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0349091061036967pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3380440319193743pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objeto de análise as áreas de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) e Criatividade que são complementares quando se objetiva o reconhecimento dos alunos com indicadores de AH/SD no contexto escolar, visto que desde o conceito oficial brasileiro sobre quem é a pessoa com AH/SD, a criatividade se apresenta como um dos constructos essenciais para a identificação desses sujeitos. Como objetivo geral do estudo, apontamos: Compreender como o entendimento docente sobre as áreas de AH/SD e Criatividade podem contribuir para o reconhecimento de alunos com indicadores de AH/SD no contexto escolar. Como objetivos específicos: (1) Conhecer com base na literatura científica o que é AH/SD e Criatividade e pontos de articulações desses saberes; (2) Identificar como a teoria dos três anéis de Renzulli pode contribuir para o processo de reconhecimento dos alunos com indicadores de AH/SD no aspecto criativo; (3) Analisar como os saberes docentes sobre as temáticas de AH/SD e Criatividade podem interferir no processo de reconhecimento dos alunos com AH/SD na escola. A metodologia da pesquisa optou-se por uma abordagem qualitativa, com estudo exploratório e, a pesquisa bibliográfica e de campo, com base no método dialético. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário com questões mistas. A análise de dados foi realizada por meio do método de análise de conteúdo. Assim, o presente trabalho nos proporcionou constatar que é necessária uma formação mais eficiente sobre as temáticas de AH/SD e Criatividade, visto que, somente com esse entendimento, o professor terá subsídios para realizar a observação direta do desenvolvimento e da aprendizagem dos estudantes e, portanto, sendo capaz de reconhecer aqueles que apresentam indicadores de AH/SD, rompendo, inclusive, com o ciclo de disseminação social dos estereótipos e conceitos errôneos sobre os estudantes com AH/SD. Palavras-chaves: Concepções de professores. Altas Habilidades/Superdotação. Criatividade. Identificação de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. Formação de professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALENCAR, E. M. L. S. (2001). Criatividade e educação de superdotados. Petrópolis, RJ: Vozes. ANTIPOFF, Helena. A educação do bem-dotado. Rio de Janeiro. SENAI. AZEVEDO, S. M. L.; METTRAU, M. B. Altas habilidades/superdotação: mitos e dilemas docentes na indicação para o atendimento. Revista Psicologia Ciência Profissão, Brasília, DF, v.30, n.1, p.31-45, 2010. AZEVEDO, S. M. L.; METTRAU, M. B. Altas habilidades/superdotação: mitos e dilemas docentes na indicação para o atendimento. Revista Psicologia Ciência Profissão, Brasília, DF, v.30, n.1, p.31-45, 2010. BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais, em sua série de Adaptações Curriculares, Saberes e Práticas da Inclusão. Brasília, 2004. BRONFENBRENNER, U. (1999). Environment in perspective: Theoretical and operational models. Em S. L. Friedman & T. D. Wash (Orgs), Measuring environment across the life span: Emerging methods and concepts (pp. 3- 28). Washington, DC: American Psychological Association. CHAGAS, J. F., ASPESI, C. C. & FLEITH, D. S. (2005). A relação entre criatividade e desenvolvimento: uma visão sistêmica. Em M. A. S. C. Dessen & A. L. Costa Jr. (Orgs.). A ciência do desenvolvimento: tendências atuais e perspectivas futuras (pp. 210-228). Porto Alegre. CHIZZOTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: Cortez, 2003. FRANCO, Maria Laura P. B. Análise do Conteúdo. 2.ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2005 FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. 3. ed. Brasília, DF: Líber Livro, 2008. FREEMAN, J.; GUENTHER, Z.C. Educando os mais capazes: ideias e ações comprovadas. São Paulo: EPU,2000. GARDNER.Howard. Inteligências múltiplas: A teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1999. _____. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002. 53 GONÇALVES, Elisa Pereira. Iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Editora Alínea, 2001. GUENTHER, Zenita Cunha. Capacidade e Talento: um programa para a Escola. São Paulo: EPU, 2006. GUENTHER, Zenita Cunha. Crianças dotadas e talentosas... Não as deixe esperar mais! Rio de Janeiro, RJ: Ltc, 2012 GUIMARÃES, T. G; OUROFINO, V. T. A. T. de; Estratégias de identificação do aluno com altas habilidades/superdotação. In: FLEITH, A. de S.; (Org.). A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação: Volume 1 – orientação a professores. Brasília: Ministério da Educação. 2007. Cap. 4, p. 53-65. HOWARD, Gardner. Inteligência: um conceito reformulado. Rio de Janeiro: Objetiva. 2000. LIMA, D. M.; MOREIRA, L. C. Proposta de Enriquecimento Curricular para Professores do Ensino Regular: um caminho para inclusão do aluno com altas habilidades/superdotação. PDE, 2007. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1075-4.pdf Acesso: 17 de jan. 2021. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9364/1996. BRASIL. Lei n. 12.796, de 24 de dezembro de 1996 MARTINS, Bárbara Amaral; CHACON, Miguel Cláudio Moriel. Implicações do ambiente escolar para a precocidade: uma análise das situações de sala de aula. Perspectiva, Florianópolis, v. 36, n. 1, p. 172-193. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175- 795X.2018v36n1p172/pdf. Acesso em 20 mai. 2022. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2003. MARTINS, B. M.; CHACON, M. C. M.; ALMEIDA, L. S. Estudo Comparativo LusoBrasileiro sobre a Formação Inicial de Professores em Altas Habilidades/Superdotação com Enfoque nos Conteúdos Curriculares. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 24, n. 3, p.309-326, 2018 MACHADO, Andrezza Belota Lopes. Realidade e perspectivas para a educação inclusiva de alunos com potencial para altas habilidades/superdotação na cidade de Manaus. Manaus: UFAM, 2008. (Dissertação de Mestrado). MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa Social.13. ed. Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes, 1994. MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES Romeu. 54 Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 26. ed. 2007. NEVES-PEREIRA, Mônica Souza. Estratégias de promoção de criatividade. In: FLEITH, Denise de Souza. A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação, 2007. ORIO, N. M.; CHAVES, F. F.; ANACHE, A. A. Revisão de literatura sobre aspectos das avaliações para Altas Habilidades/Superdotação. Revista Educação Especial, v. 29, n. 55, p. 413 - 428, 2016. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais, em sua série de Adaptações Curriculares, Saberes e Práticas da Inclusão. Brasil, 2004. PERÉZ, S.G; O culto aos mitos sobre as altas habilidades/superdotação? Revista Psicologia Argumento, Curitiba, v. 29, n. 67, p. 513-531, out./dez. 2011. RENZULLI, J. S., Systme, R. E., & Berman, C. (2003). Ampliando el concepto de superdotación en cara a educar líderes para una comunidad global. In J. A. Alonso, J. S. Renzulli, & Y. Benito (Orgs.), Manual internacional de superdotados: manual para profesores y padres (pp. 71-87). Madrid: Artedis. PÉREZ, Susana Graciela Pérez Barrera. Atendimento educacional especializado para as altas habilidades/superdotação. IN. PAVÃO, Ana Cláudia Oliveira; PAVÃO, Sílvia Maria de Oliveira; NEGRINI; Tatiane. Santa Maria. Atendimento educacional especializado para as altas habilidades/superdotação. Santa Maria: FACOS-UFSM, 2018. PÉREZ, S. G. P. B.; FREITAS, S. N. Encaminhamentos pedagógicos com alunos com altas habilidades/superdotação na educação básica: o cenário brasileiro. Educar em Revista, Curitiba, n.41, p.109-124, 2011. NEVES-PEREIRA, Mônica Souza. Estratégias de Promoção da Criatividade. In. FLEITH, Denise de Souza. A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação. Brasília: Ministério da Educação, SEESP, 2007. RENZULLI, J. S. A concepção de superdotação no modelo dos três anéis: Um modelo de desenvolvimento para a promoção da produtividade criativa. In: Virgolim, A. M. R., Konkiewitz, E. C. (Orgs) Altas Habilidades/Superdotação, Inteligência e Criatividade: Uma visão multidisciplinar, 2014. RENZULLI, J. S. O que é esta coisa chamada superdotação, e como a desenvolvemos? Uma retrospectiva de vinte e cinco anos. Educação. Tradução de Susana Graciela Pérez Barrera Pérez. Porto Alegre – RS, ano XXVII, n. 1, p. 75 - 121, jan/abr. 2004. RIBEIRO, R. A., & Fleith, D. S. (2007). O estímulo à criatividade em cursos de licenciatura. Paidéia, 17(38), 403-416. SOARES, A.M.I; ARCO-VERDE, Y.F.S; BAIBICH, T.M. SuperdotaçãoIdentificação e opções de atendimento. Educar, Curitiba, n. 23, p.125-141, 2004. 55 TRIVIÑOS, A.N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas. 1987. VIRGOLIM, A. M. R. Altas Habilidades/superdotação: encorajando potenciais. Brasília: MEC/SEESP, 2007. VIGOTSKI, Lev Semenovich. Psicologia Pedagógica. 2.ed. São Paulo:Martins Fontes, 2005. VIEIRA, N. J. W. Identificação das altas habilidades em crianças de três a seis anos: a busca de uma proposta integradora. Projeto de Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005b. VIRGOLIM, Angela M.R. A inteligência em seus aspectos cognitivos e não cognitivos na pessoa com Altas Habilidades/Superdotação: Uma visão histórica. In. VIRGOLIM, Angela M. Rodrigues; KONKIEWITZ, Elisabete Castelon (Orgs). Altas Habilidades/Superdotação, inteligência e criatividade. Campinas. SP: Papirus. 2014. WECHSLER, S. M. & Nakano, T. C. (2011). Criatividade e aprendizagem: caminhos e descobertas em perspectiva internacional (pp. 11-31). São Paulo: Edições Loyola. WINNER, E. Crianças superdotadas: mitos e realidades. Tradução de Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqFormação de professorespt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Enthalten in den Sammlungen:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.