DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4979
Título: A formação de professores: implicações na alfabetização científica no contexto das series iniciais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Teacher training: implications for scientific literacy in the context of the initial grades of elementary school
Autor(es): Rodrigues, Patrícia Furtado
Orientador(es): Costa, Lucinete Gadelha da
Palavras-chave: Formação continuada;Alfabetização científica;Prática pedagógica;Continuing education;Literacy scientific;Teaching practice
Data do documento: 23-Jun-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: RODRIGUES, Patrícia Furtado. A formação de professores: implicações na alfabetização científica no contexto das series iniciais do ensino fundamental. 2016. 54 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Esse trabalho tem como tema " A formação de professores: implicações na alfabetização científica no contexto das series iniciais do ensino fundamental. Para tanto, buscou analisar as implicações da formação de professores na alfabetização cientifica no contexto das séries iniciais do ensino fundamental. Os objetivos específicos se desdobram em três: Identificar a concepção de formação continuada a partir da visão dos profissionais da área; Verificar se o professor relaciona a formação continuada à prática pedagógica; Investigar se a formação continuada contribui na alfabetização cientifica. Autores como Chassot (2011), Freire (1997), Libâneo (2008), Pimenta (2011), dentre outros, articulam um diálogo para a tessitura deste trabalho. O caminho metodológico traçado para a concretização do trabalho baseou-se na pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Nos valemos de observação participante e entrevista não estruturada. Os resultados sinalizam para a importância da formação continuada na alfabetização cientifica, da necessidade do envolvimento do gestor, da pedagoga, com os professores para que todos contribuam com o ensino dos estudantes considerando suas experiências, para que se percebam no mundo. Palavras- Chave: Formação Continuada; Alfabetização Cientifica; Prática Pedagógica.
Abstract: This work has the theme "The training of teachers: implications for scientific literacy in the context of the initial series of basic education. Therefore, it sought to analyze the implications of teacher training in the scientific literacy in the context of the early grades of elementary school. The specific objectives are broken down into three: Identify the concept of continuing education from the professionals vision; Check if the teacher relates the continuing education of pedagogical practice; To investigate whether continuing education contributes to scientific literacy. Authors such as Chassot (2011), Freire (1997), Libâneo (2008), Pepper (2011), among others, articulate a dialogue to the fabric of this work. The methodological path marked out for the implementation of the work was based on field research with qualitative approach. We make use of participant observation and unstructured interview. The results point to the importance of continuing education in scientific literacy, the need for the involvement of the manager, the pedagogue with the teachers so that all contribute to the teaching of students considering their experiences, to see themselves in the world. Keywords: Continuing Education; Literacy Scientific ; Teaching Practice .
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4979
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.