DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4979
Langanzeige der Metadaten
DC ElementWertSprache
dc.contributor.authorRodrigues, Patrícia Furtado-
dc.date.available2023-08-15T14:06:10Z-
dc.date.issued2016-06-23-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Patrícia Furtado. A formação de professores: implicações na alfabetização científica no contexto das series iniciais do ensino fundamental. 2016. 54 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4979-
dc.description.abstractThis work has the theme "The training of teachers: implications for scientific literacy in the context of the initial series of basic education. Therefore, it sought to analyze the implications of teacher training in the scientific literacy in the context of the early grades of elementary school. The specific objectives are broken down into three: Identify the concept of continuing education from the professionals vision; Check if the teacher relates the continuing education of pedagogical practice; To investigate whether continuing education contributes to scientific literacy. Authors such as Chassot (2011), Freire (1997), Libâneo (2008), Pepper (2011), among others, articulate a dialogue to the fabric of this work. The methodological path marked out for the implementation of the work was based on field research with qualitative approach. We make use of participant observation and unstructured interview. The results point to the importance of continuing education in scientific literacy, the need for the involvement of the manager, the pedagogue with the teachers so that all contribute to the teaching of students considering their experiences, to see themselves in the world. Keywords: Continuing Education; Literacy Scientific ; Teaching Practice .pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectLiteracy scientificpt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.titleA formação de professores: implicações na alfabetização científica no contexto das series iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeTeacher training: implications for scientific literacy in the context of the initial grades of elementary schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-15T14:06:10Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Lucinete Gadelha da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0865054663877935pt_BR
dc.contributor.referee1Montenegro, Márcia Maria Nunes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1141857401682167pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Mauro Gomes da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5747563416494485pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2591175314514589pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho tem como tema " A formação de professores: implicações na alfabetização científica no contexto das series iniciais do ensino fundamental. Para tanto, buscou analisar as implicações da formação de professores na alfabetização cientifica no contexto das séries iniciais do ensino fundamental. Os objetivos específicos se desdobram em três: Identificar a concepção de formação continuada a partir da visão dos profissionais da área; Verificar se o professor relaciona a formação continuada à prática pedagógica; Investigar se a formação continuada contribui na alfabetização cientifica. Autores como Chassot (2011), Freire (1997), Libâneo (2008), Pimenta (2011), dentre outros, articulam um diálogo para a tessitura deste trabalho. O caminho metodológico traçado para a concretização do trabalho baseou-se na pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Nos valemos de observação participante e entrevista não estruturada. Os resultados sinalizam para a importância da formação continuada na alfabetização cientifica, da necessidade do envolvimento do gestor, da pedagoga, com os professores para que todos contribuam com o ensino dos estudantes considerando suas experiências, para que se percebam no mundo. Palavras- Chave: Formação Continuada; Alfabetização Cientifica; Prática Pedagógica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é método Paulo Freire. São Paulo, Brasiliense, 2013. BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998. BRASIL. MEC, Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996. _____________ Presidência da República. Decreto-Lei n°1190, de 4 de abril de 1939. CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de geografia na escola. Campinas, São Paulo: Papirus. 2015. CHASSOT, Attico. Alfabetização Científica: questões e desafios para educação.5º edição Ijuí. Editora Ijuí, 2011. DEMO, Pedro. Educação e Alfabetização científica. Campinas, SP: Papirus, 2010. FALSARELLA, Ana Maria. Formação continuada e a prática de sala de aula. Campinas: Autores Associados,2004. FARIA, Ana Lúcia Goulart de. MELLO, Suely Amaral. (orgs.). Linguagens infantis: outras formas de leitura. Campinas- SP: Autores associados, 2005. FERREIRA, Naura, Syria Carapeto (org). Formação continuada e gestão da educação. São Paulo: Cortez, 2003 FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização/ Tradução Horácio Gonzáles, 24. ed. atualizada. São Paulo: Cortez. 2001. FREIRE, Paulo. Professor sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. Editora Olho- 53_____________ A importância do ato de ler: em três artigos que se completem.44ª ed. São Paulo: Cortez, 2003. _____________A importância do ato de ler: em três artigos que se completam.51ª ed. São Paulo: Cortez, 2011. _____________ Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. Atlas. São Paulo: 2010. LEONTIEV, Alexis N; LURIA, Alexander Romanovich; VIGOTSKII, Lev Semenovich; Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 10ª ed. (Tradução Maria da Penha Villalobos) São Paulo: Ícone, 2006. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5.ed. Goiânia: MF livros, 2008. LIMA, Maria Socorro Lucena. PIMENTA, Selma Garrido. Estagio e docência. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2013. LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MINAYO, M. C. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 2 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1994. MARCONI, Mariana de Andrade e LAKATOS, Eva Maria. Fundamento de Metodologia Cientifica. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2003. _____________Metodologia do Trabalho Científico. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2013. 54MINAYO, Maria Cecilia de Souza (org); DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 33 ed. Petrópolis, RJ, Vozes, 2013. MORTATTE, Maria Rosário Longo. História dos Métodos de Alfabetização no Brasil. Conferencia: Alfabetização e Letramento em Debate. Brasília, 2006. PIMENTA, Selma Garrido. LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. Ed. Cortez, 6° Ed. 2011. _____________Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 2, n. 2-3, p. 41-53, jan./dez. 2008 SILVA, Simone Souza. GONZAGA, Amarildo Menezes. Currículo e pesquisa narrativa na formação de professores. Curitiba: Appris, 2013 SAVIANI, Dermeval. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação: significado, controvérsia e perspectivas. Campinas, São Paulo:2014. SAVIANI, Dermeval. O legad . Campinas, SP: Autores Associados, 2004. SOARES, Magda. Alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos. Revista Pátio, n. 29, 2004. TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e Alfabetização. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2000. Sites Consultados BRASIL. Decreto-lei nº 8.530, de 1 de janeiro de 1946. Lei Orgânica do Ensino Normal. Disponível em: <http://www.presidencia.gov.br/legislacao/>. Acesso em: 13.01.2016. https://www.google.com.br/?gws_rd=ssl#q=trajetorias+da+forma%C3%A7%C3%A3o+do+professor acesso em 12/01/2016.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqPrática pedagógicapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Enthalten in den Sammlungen:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.