DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4965
Título: A importância da orientação e mobilidade para acadêmicos com deficiência visual uma análise no Centro de Estudos Superiores de Parintins CESP-UEA
Título(s) alternativo(s): The importance of guidance and mobility for students with visual impairment an analysis at the Center for Higher Studies in Parintins CESP-UEAWritten for deaf students of the language course at CESP/UEA
Autor(es): Ramos, Elenilson Carvalho
Orientador(es): Amoedo, Francisca Keila de Freitas
Palavras-chave: Acesssibilidade;Orientação e Mobilidade;Educação Superior
Data do documento: 13-Dez-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: RAMOS, Elenilson Carvalhio. A importância da orientação e mobilidade para acadêmicos com deficiência visual: uma análise no Centro de Estudos Superiores de Parintins CESP/UEA. 2023. 72f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.
Resumo: O presente artigo, tem como objetivo analisar a partir das falas dos sujeitos da pesquisa como ocorre o processo de acessibilidade considerando a importância da Orientação e Mobilidade para estes acadêmicos no CESP UEA partindo desse objetivo buscamos enfatizar a importância da orientação e mobilidade para acadêmicos com deficiência visual, tomando como base o direito ao acesso à Educação Superior, assegurado em Leis. Sabemos que inclusão, acesso, adaptação, formação, são elementos que acompanham o processo denominado inclusivo em todos os segmentos sociais e educacionais. A preocupação em apresentar este artigo, surge por considerarmos os acadêmicos com deficiência visual, sujeitos importantes dentro de um espaço universitário, e as questões relacionadas a orientação e mobilidade dos mesmo para melhor locomoverem-se no espaço da Universidade. Esta pesquisa fundamenta-se em Leis como a Constituição da República Federativa do Brasil 1988, bem como autores que abordam com propriedade este assunto, tais como: MAZZOTA (1996), FELIPPE (1997), PACHECO, R. V.; COSTAS (2005). Para isso, ancoramos em pesquisa de natureza qualitativa, assim como abordagem do tipo fenomenológico, e utiliza como procedimento metodológico, o estudo de caso. A coleta dos dados envolveu um instrumento constituído por um roteiro de entrevista com perguntas semiestruturadas em que abordavam temas como inclusão, acessibilidade, histórico de vida, entre outros. Com esta pesquisa, podemos perceber que a inclusão não consiste somente em garantias de acesso, mas sim em sistemas de trabalho que visam à permanência, de forma a instigar os acadêmicos com cegueira a usufruírem dos direitos que lhes são garantidos, e sobretudo a Instituição a promover o que ainda não está pronto no contexto da Acessibilidade. Contudo, os resultados coletados demonstraram que os acadêmicos participantes deste trabalho, tiveram um percurso escolar satisfatório, dispuseram de profissionais competentes, bem como o apoio familiar. Também, observamos a partir das falas desses sujeitos que a Universidade muito tem feito, porem alguns pontos, ainda são cruciais no que tange a Orientação e Mobilidade, visando uma Inclusão com qualidade.
Abstract: The importance of orientation and mobility for students with visual impairment an analysis at the Centro de Estudos Superiores de Parintins CESP-UEAO this article aims to analyze from the speeches of the research subjects how the accessibility process occurs considering the importance of orientation and Mobility for these academics at CESP UEA based on this objective, we seek to emphasize the importance of guidance and mobility for academics with visual impairment, based on the right to access Higher Education, guaranteed by Law. We know that inclusion, access, adaptation, training are elements that accompany the so-called inclusive process in all social and educational segments. The concern in presenting this article arises from considering academics with visual impairments, important subjects within a university space, and issues related to their orientation and mobility to better move around the University space. This research is based on Laws such as the 1988 Constitution of the Federative Republic of Brazil, as well as authors who properly approach this subject, such as: MAZZOTA (1996), FELIPPE (1997), PACHECO, R. V.; COASTS (2005). For this, we anchored on research of a qualitative nature, as well as a phenomenological approach, and uses the case study as a methodological procedure. Data collection involved an instrument consisting of an interview script with semi-structured questions that addressed topics such as inclusion, accessibility, life history, among others. With this research, we can see that inclusion does not consist only of guarantees of access, but of work systems that aim at permanence, in order to instigate academics with blindness to enjoy the rights that are guaranteed to them, and above all the Institution to promote what is not yet ready in the context of Accessibility. However, the results collected showed that the academics participating in this work had a satisfactory school career, had competent professionals, as well as family support. Also, we observe from the speeches of these subjects that the University has done a lot, but some points are still crucial in terms of Orientation and Mobility, aiming at quality Inclusion.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4965
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.