DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4965
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRamos, Elenilson Carvalho-
dc.date.available2023-08-02-
dc.date.available2023-08-07T15:53:17Z-
dc.date.issued2021-12-13-
dc.identifier.citationRAMOS, Elenilson Carvalhio. A importância da orientação e mobilidade para acadêmicos com deficiência visual: uma análise no Centro de Estudos Superiores de Parintins CESP/UEA. 2023. 72f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4965-
dc.description.abstractThe importance of orientation and mobility for students with visual impairment an analysis at the Centro de Estudos Superiores de Parintins CESP-UEAO this article aims to analyze from the speeches of the research subjects how the accessibility process occurs considering the importance of orientation and Mobility for these academics at CESP UEA based on this objective, we seek to emphasize the importance of guidance and mobility for academics with visual impairment, based on the right to access Higher Education, guaranteed by Law. We know that inclusion, access, adaptation, training are elements that accompany the so-called inclusive process in all social and educational segments. The concern in presenting this article arises from considering academics with visual impairments, important subjects within a university space, and issues related to their orientation and mobility to better move around the University space. This research is based on Laws such as the 1988 Constitution of the Federative Republic of Brazil, as well as authors who properly approach this subject, such as: MAZZOTA (1996), FELIPPE (1997), PACHECO, R. V.; COASTS (2005). For this, we anchored on research of a qualitative nature, as well as a phenomenological approach, and uses the case study as a methodological procedure. Data collection involved an instrument consisting of an interview script with semi-structured questions that addressed topics such as inclusion, accessibility, life history, among others. With this research, we can see that inclusion does not consist only of guarantees of access, but of work systems that aim at permanence, in order to instigate academics with blindness to enjoy the rights that are guaranteed to them, and above all the Institution to promote what is not yet ready in the context of Accessibility. However, the results collected showed that the academics participating in this work had a satisfactory school career, had competent professionals, as well as family support. Also, we observe from the speeches of these subjects that the University has done a lot, but some points are still crucial in terms of Orientation and Mobility, aiming at quality Inclusion.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcesssibilidadept_BR
dc.subjectOrientação e Mobilidadept_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.titleA importância da orientação e mobilidade para acadêmicos com deficiência visual uma análise no Centro de Estudos Superiores de Parintins CESP-UEApt_BR
dc.title.alternativeThe importance of guidance and mobility for students with visual impairment an analysis at the Center for Higher Studies in Parintins CESP-UEAWritten for deaf students of the language course at CESP/UEApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T15:53:17Z-
dc.creator.ID76029131249pt_BR
dc.contributor.advisor1Amoedo, Francisca Keila de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2195704246610177pt_BR
dc.contributor.referee1Amoedo, Francisca Keila de Freitas Amoedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2195704246610177pt_BR
dc.contributor.referee2Vasconcelos, Georgina Terezinha Brito de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9048233991419879pt_BR
dc.contributor.referee3Carvalho, Luís Alberto Mendes de Carvalho-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2662595655188770pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo, tem como objetivo analisar a partir das falas dos sujeitos da pesquisa como ocorre o processo de acessibilidade considerando a importância da Orientação e Mobilidade para estes acadêmicos no CESP UEA partindo desse objetivo buscamos enfatizar a importância da orientação e mobilidade para acadêmicos com deficiência visual, tomando como base o direito ao acesso à Educação Superior, assegurado em Leis. Sabemos que inclusão, acesso, adaptação, formação, são elementos que acompanham o processo denominado inclusivo em todos os segmentos sociais e educacionais. A preocupação em apresentar este artigo, surge por considerarmos os acadêmicos com deficiência visual, sujeitos importantes dentro de um espaço universitário, e as questões relacionadas a orientação e mobilidade dos mesmo para melhor locomoverem-se no espaço da Universidade. Esta pesquisa fundamenta-se em Leis como a Constituição da República Federativa do Brasil 1988, bem como autores que abordam com propriedade este assunto, tais como: MAZZOTA (1996), FELIPPE (1997), PACHECO, R. V.; COSTAS (2005). Para isso, ancoramos em pesquisa de natureza qualitativa, assim como abordagem do tipo fenomenológico, e utiliza como procedimento metodológico, o estudo de caso. A coleta dos dados envolveu um instrumento constituído por um roteiro de entrevista com perguntas semiestruturadas em que abordavam temas como inclusão, acessibilidade, histórico de vida, entre outros. Com esta pesquisa, podemos perceber que a inclusão não consiste somente em garantias de acesso, mas sim em sistemas de trabalho que visam à permanência, de forma a instigar os acadêmicos com cegueira a usufruírem dos direitos que lhes são garantidos, e sobretudo a Instituição a promover o que ainda não está pronto no contexto da Acessibilidade. Contudo, os resultados coletados demonstraram que os acadêmicos participantes deste trabalho, tiveram um percurso escolar satisfatório, dispuseram de profissionais competentes, bem como o apoio familiar. Também, observamos a partir das falas desses sujeitos que a Universidade muito tem feito, porem alguns pontos, ainda são cruciais no que tange a Orientação e Mobilidade, visando uma Inclusão com qualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBRASIL. Lei n. 4.024/61, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1961. BRASIL. Portaria 1793/94. Recomenda a inclusão da Disciplina “Aspectos Ético-Político Educacionais da Normalização e Integração da Pessoa portadora de Necessidades Especiais, prioritariamente nos Cursos de Pedagogia, Psicologia e em todas as Licenciaturas. 1994. Brasília – DF, 2003. Disponível em: <http://www.crea-sc.org.br/portal/arquivosSGC/File/port3284_2003.pdf> Acesso em: 08 jan. 2020. BRASIL. Lei n. 13146. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial Seção 1 - 7/7/2015, Página 2 (Publicação Original) [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 06 de julho de 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htmAcesso em: 10/03/2017. ________Decreto 5.296 de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília. 2004. Disponível on-line em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm>. Acesso em: 29 jan.2020. BUENO, G. A. Orientação e Mobilidade do curso de especialização (lato-sensu) da UNICID – Universidade Cidade de São Paulo. 2000. Artigo eletrônico. Disponível em: <http://www.lilacs.org.br>. Acesso em 2019. BRUNO, M. M. G. MOTA, M. G. B. Programa de Capacitação de Recursos Humanos do Ensino Fundamental: deficiência visual vol. 1 fascículos I – II – III. Colaboração Instituto Benjamin Constant. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Brasília, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/def_visual_1.pdf>. Acesso em: 07 Mai. 2020. BRASIL. Portaria nº 3.284, de 7 de Novembro de 2003. Dispõe sobre requisitos de acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências, para instruir os processos de autorização e de reconhecimento de cursos, e de credenciamento de instituições. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. Duarte, E. R., Rafael, C. B. S., Filgueiras, J. F., Neves, C. M., & Ferreira, M. E. C. (2013). Estudo de caso sobre a inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior. Revista Brasileira de Educação Especial, 19(2), 289-300. FELIPPE, J.; FELIPPE, V. Orientação e mobilidade. São Paulo: Laramara, 1997. Instituto Benjamin Constant. 2005. Disponível em: <http://www.ibc.gov.br?catid=83&blogid=1&itemid=396>. Acesso em: 09 nov. 2019. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. (2017). Sinopses Estatísticas da Educação Superior - Graduação. Recuperado em 5 de julho de 2017, de http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: <http://www.mec.gov.br/legis> Acesso em: 11 jan. 2020. Lei n. 7.853, de 24 de outubro de 1989. Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, sobre a Coordenadoria Nacional para lntegração da Pessoa Portadora de Deficiência - Corde, institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público, define crimes, e dá outras providências. Brasília, DF, 1989. Disponível em: <http://www.dislexia.org.br/leis> Acesso em: 05 Mar. 2020. Lei n 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de 113 deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Brasília, DF, 2000. MARTINS, L. M. S. M., & SILVA, L. G. S. (2016). Trajetória acadêmica de uma estudante com deficiência visual no ensino superior. Revista Educação em Questão, 54(41), 251-274 MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos. Inclusão escolar: algumas notas introdutórias. In: _________ et al. (Org.). Inclusão: compartilhando saberes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. p. 17-26. MAZZOTA, M. J. S. Educação especial no Brasil: história e política pública. São Paulo: Cortez, 1996. OLIVEIRA, R. Q., OLIVEIRA, S. M. B., OLIVEIRA, N. A., TREZZA, M. C. S. F., Ramos, I. B., & Freitas, D. A. (2016). A inclusão de pessoas com necessidades especiais no ensino superior. Revista Brasileira de Educação Especial, 22(2), 299-314. PACHECO, R. V.; COSTAS, F. A. T. O processo de inclusão de acadêmicos com necessidades educacionais especiais na Universidade Federal de Santa Maria. Rev. Educ. Espec., Santa Maria, n. 27, 2005. Disponível em: <http://coralx.ufsm.br/revce/ceesp/2006/01/r12.htm>. Acesso em: 22 fev. 2020 REGIANI, A. M., & Mól, G. S. (2013). Inclusão de uma aluna cega em um curso de licenciatura em Química. Ciência & Educação, 19(1), 123-134. 2017, SANTOS, A. O cego, o espaço, o corpo e o movimento: uma questão de orientação e mobilidade. 2004. Artigo eletrônico. Disponível em: <http://www.ibcnet.org.br>. Acesso em 2020. LOPES, M. C., & FABRIS, E. H. (2017). Inclusão & educação. Belo Horizonte: Autêntica.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.