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Título: A formação em medicina para Atenção Primária à Saúde em uma universidade pública no Amazonas
Título(s) alternativo(s): Training in medicine for Primary Health Care at a public university in Amazonas
Autor(es): Marinho, Juliana Silva
Orientador(es): Portela, Ana Paula de Carvalho
Palavras-chave: Atenção primária à saúde;Formação acadêmica;primary health care
Data do documento: 31-Mar-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Avaliar o processo formativo de acadêmicos do curso de Medicina para atuação na Atenção Primária à Saúde em uma universidade pública no Amazonas. Método: Estudo documental, descritivo e exploratório, com abordagem quantitativa, realizado na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na Unidade da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA). Os documentos selecionados para a pesquisa incluíram o Projeto Pedagógico do Curso de Medicina (PPC) e os Planos de Ensino das disciplinas obrigatórias de graduação. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva simples. Resultados: Foram alistadas 6 competências do médico segundo a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), e 15 competências elencadas no PPC referente ao perfil de formação do egresso em medicina. Apenas uma competência da PNAB não foi contemplada no PPC e nas disciplinas do curso. Nos Planos de Ensino foi possível verificar que, das 55 disciplinas obrigatórias do curso, 23 abordam conteúdos da APS. As atividades de cunho teórico são as mais abordadas durante toda a graduação, e que 10,3% da carga horária total do curso de medicina é voltado para APS, sendo 22% do tempo durantes os períodos nos quais ainda há atividades de cunho teórico. Conclusão: Este estudo aponta para a possibilidade de avanços no processo de formação do médico, propondo a inserção dos discentes na APS desde os primeiros períodos, onde o cenário para uma formação humanista, crítica e reflexiva é, sem dúvida, a APS
Abstract: Evaluate the training process of medical students to work in the Primary Health Care at a public university in Amazonas. Method: Study documentary, descriptive and exploratory, with a quantitative approach, carried out at the University of the State of Amazonas (UEA), in the Unit of the Higher School of Health Sciences (ESA). The documents selected for the research included the Pedagogical Project of the Medicine (PPC) and the Teaching Plans of compulsory undergraduate subjects. The data were analyzed using simple descriptive statistics. Results: 6 were listed doctor's skills according to the National Primary Care Policy (PNAB), and 15 competences listed in the PPC regarding the training profile of graduates in medicine. Only one competence of the PNAB was not contemplated in the PPC and in the course disciplines. In the Teaching Plans it was possible to verify that, of the 55 compulsory disciplines of the course, 23 address APS contents. Theoretical activities are the most discussed during the entire undergraduate course, and that 10.3% of the total workload of the medical course is dedicated to APS, 22% of the time during periods in which there are still activities of a nature theoretical. Conclusion: This study points to the possibility of advances in the process of physician training, proposing the inclusion of students in PHC from the earliest periods, where the scenario for a humanist, critical and reflective formation is, without a doubt, the APS
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4938
Aparece nas coleções:ESA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

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