DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4934
Título: Desafios da Alfabetização e letramento nos anos iniciais
Título(s) alternativo(s): Literacy and literacy challenges in the early years
Autor(es): Gomes, Joicilene Pacaio
Orientador(es): Jankauskas, Rosi Meri Bukowitz
Palavras-chave: Alfabetização; Alfabetização Humanizadora; Desafios; Processo;Literacy; Humanizing Literacy; Challenges; Process
Data do documento: 27-Jul-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Esta pesquisa possui como tema “Alfabetização Humanizadora: Desafios e possibilidades no processo de Ensino dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”. Neste sentido, o objetivo geral desta pesquisa busca discutir sobre a perspectiva da alfabetização humanizadora para o processo educacional dos alunos que estão inseridos nos anos iniciais, bem como enfatizar acerca dos desafios e perspectivas da prática docente e a relação da alfabetização humanizadora no ambiente escolar, além de descrever a importância da alfabetização humanizadora no processo ensino aprendizagem. Acreditamos que esse debate ajudará o professor a refletir sobre a alfabetização humanizadora, bem como fazer uma reflexão acerca do seu próprio fazer pedagógico levando em conta a realidade dos educandos. A metodologia adotada para desenvolver este trabalho se apresenta alinhada a proposta do estudo por meio da revisão bibliográfica a fim de trazer este debate para o município de Tabatinga-AM. O estado da arte e os estudos realizados ao longo dos meses de construção do projeto nos permitiu concluir sobre a necessidade e importância de considerar a alfabetização como um espaço de humanização. Para isso, há a necessidade de políticas de investimentos em infraestrutura e formação continuada para professores, visando melhorar sua metodologia de ensino e formas de alcançar todas as crianças no processo de alfabetização. Por meio desta discussão, esperamos contribuir para a superação dos desafios e de fato as perspectivas venham ser superadas, visando proporcionar uma reflexão sobre a importância da alfabetização humanizadora na educação das crianças.
Abstract: This research has as its theme “Humanizing Literacy: Challenges and possibilities in the Teaching process of the Early Years of Elementary School”. In this sense, the general objective of this research seeks to discuss the perspective of humanizing literacy for the educational process of students who are inserted in the initial years, as well as emphasizing about the challenges and perspectives of teaching practice and the relationship of humanizing literacy in the school environment, in addition to to describe the importance of humanizing literacy in the teaching process learning. We believe that this debate will help the teacher to reflect on the humanizing literacy, as well as reflect on their own doing pedagogical approach taking into account the reality of the students. The methodology adopted for developing this work is presented in line with the study proposal through the bibliographic review in order to bring this debate to the municipality of Tabatinga-AM. O state of the art and studies carried out over the months of construction of the project allowed us to conclude on the need and importance of considering literacy as a space of humanization. For this, there is a need for policies to investments in infrastructure and continuing education for teachers, aiming to improve its teaching methodology and ways to reach all children in the literacy process. Through this discussion, we hope to contribute to the overcoming the challenges and in fact the prospects will be overcome, aiming provide a reflection on the importance of humanizing literacy in children's education
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4934
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desafios da Alfabetização e letramento nos anos iniciais.pdf747,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.