DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4934
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Joicilene Pacaio-
dc.date.available2023-06-20-
dc.date.available2023-08-07T15:06:59Z-
dc.date.issued2023-07-27-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4934-
dc.description.abstractThis research has as its theme “Humanizing Literacy: Challenges and possibilities in the Teaching process of the Early Years of Elementary School”. In this sense, the general objective of this research seeks to discuss the perspective of humanizing literacy for the educational process of students who are inserted in the initial years, as well as emphasizing about the challenges and perspectives of teaching practice and the relationship of humanizing literacy in the school environment, in addition to to describe the importance of humanizing literacy in the teaching process learning. We believe that this debate will help the teacher to reflect on the humanizing literacy, as well as reflect on their own doing pedagogical approach taking into account the reality of the students. The methodology adopted for developing this work is presented in line with the study proposal through the bibliographic review in order to bring this debate to the municipality of Tabatinga-AM. O state of the art and studies carried out over the months of construction of the project allowed us to conclude on the need and importance of considering literacy as a space of humanization. For this, there is a need for policies to investments in infrastructure and continuing education for teachers, aiming to improve its teaching methodology and ways to reach all children in the literacy process. Through this discussion, we hope to contribute to the overcoming the challenges and in fact the prospects will be overcome, aiming provide a reflection on the importance of humanizing literacy in children's educationpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização; Alfabetização Humanizadora; Desafios; Processopt_BR
dc.subjectLiteracy; Humanizing Literacy; Challenges; Processpt_BR
dc.titleDesafios da Alfabetização e letramento nos anos iniciaispt_BR
dc.title.alternativeLiteracy and literacy challenges in the early yearspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T15:06:59Z-
dc.contributor.advisor1Jankauskas, Rosi Meri Bukowitz-
dc.description.resumoEsta pesquisa possui como tema “Alfabetização Humanizadora: Desafios e possibilidades no processo de Ensino dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”. Neste sentido, o objetivo geral desta pesquisa busca discutir sobre a perspectiva da alfabetização humanizadora para o processo educacional dos alunos que estão inseridos nos anos iniciais, bem como enfatizar acerca dos desafios e perspectivas da prática docente e a relação da alfabetização humanizadora no ambiente escolar, além de descrever a importância da alfabetização humanizadora no processo ensino aprendizagem. Acreditamos que esse debate ajudará o professor a refletir sobre a alfabetização humanizadora, bem como fazer uma reflexão acerca do seu próprio fazer pedagógico levando em conta a realidade dos educandos. A metodologia adotada para desenvolver este trabalho se apresenta alinhada a proposta do estudo por meio da revisão bibliográfica a fim de trazer este debate para o município de Tabatinga-AM. O estado da arte e os estudos realizados ao longo dos meses de construção do projeto nos permitiu concluir sobre a necessidade e importância de considerar a alfabetização como um espaço de humanização. Para isso, há a necessidade de políticas de investimentos em infraestrutura e formação continuada para professores, visando melhorar sua metodologia de ensino e formas de alcançar todas as crianças no processo de alfabetização. Por meio desta discussão, esperamos contribuir para a superação dos desafios e de fato as perspectivas venham ser superadas, visando proporcionar uma reflexão sobre a importância da alfabetização humanizadora na educação das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALBUQUERQUE, Eliana B. C. et al. Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. ARENA, Adriana Pastorello Buim. Alfabetização humanizadora: vez e voz as crianças. Boletim N.4 Mai./Jun./2021. ARENA, Dagoberto Buim. Freinert e Vigotski: convergências no campo da linguagem. In: ARENA, Adriana Pastorello Buim; RESENDE, Valéria Aparecida Dias Lacerda de et.al (orgs). Por uma pedagogia Freinert: bases epistêmicas e metodológicas. São Carlos: Pedro & Joao Editores, 2021. ARENA, Dagoberto Buim; SOARES, Raquel Pereira. Alfabetização humanizadora: vez e voz as crianças. Boletim N.2 Jan./Fev./2021. BAJARD, Élie. A descoberta da língua escrita. São Paulo: Cortez, 2012. BOTO, Carlota. Apresentação. In: MORTATTI Maria do Rosário Longo et.al (orgs). Alfabetização no Brasil: uma História de sua História. Marília: Cultura acadêmica editora, 2011. BRASIL, Lei De Diretrizes E Bases Da Educação Nacional. LEI Nº 9.394/1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em 10 fev 2023. BRASIL, MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília, DF: MEC, SEB, DICEI, 2013. CAGLIARI, C. Alfabetização: O duelo dos métodos. In: SILVA Ezequiel Theodoro da et al (orgs). Alfabetização no Brasil: questões e provocações da atualidade. Campinas: Autores Associados, 2007. CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. 11.ed. São Paulo: Scipione, 2009. CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e letrar: um diálogo entre a teoria e a pratica. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. CHARTIER, Anne-Marie. Parte II. In: MORTATTI Maria do Rosário Longo et.al (orgs). Alfabetização no Brasil: Uma História de sua História. Marília: cultura acadêmica editora, 2011. FERREIRO, Emília. O momento atual é interessante porque põe a escola em crise. [Entrevista concedida a] Márcio Ferrari. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/238/emilia-ferreiro-o-momento atual-einteressante-porque-poe-a-escola-em-crise Acesso em 23 jan. 2023. FILHO, Urbano Cavalcante; TORGA, Vânia Lúcia Menezes. Língua, discurso, texto, dialogismo e sujeito: compreendendo os gêneros discursivos na concepção dialógica, sócio-histórica e ideológica da língua(gem). Disponível em: https://periodicos.ufes.br/conel/article/view/2014 Acessado em 16 de janeiro de 2023. 55 FONTES, Francicleide Cesário de Oliveira; BENEVIDES, Araceli Sobreira. Alfabetização de crianças: dos métodos à alfabetização em uma perspectiva de letramento. V Fórum Internacional de Pedagogia. Vitória da Conquista-BA. Anais v. 1, p. 1-12, jun., 2013. FRADE, I. C. A. S. Métodos de alfabetização, métodos de ensino e conteúdos da alfabetização: perspectivas históricas e desafios atuais. Revista Educação. Santa Maria. Vol. 32. n.1. p. 21-39. 2007. FRADE, Isabel C. Parte II. In: MORTATTI Maria do Rosário Longo et.al (orgs). Alfabetização no Brasil: Uma História de sua História. Marília: Cultura acadêmica editora, 2011. GATTI, B. A. Formação Continuada. In: Letra A - O Jornal do Alfabetizador. Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale). UFMG: Belo Horizonte, MG.mar./abr. de 2014 - Ano 10, n.°37. Edição Especial. GIL, Antonio Carlos, 1946 – Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008. HERNANDES, Elianeth D. Kanthack; SANTOS, Sõnia de Oliveira. Alfabetização humanizadora: vez e voz as crianças. Boletim N.3 Mar./Abr./2021. LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Cientifica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010. LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estruturas e organização. São Paulo: Cortez, 2003. LIBÂNEO, José Carlos – Didática. São Paulo: Cortez, 1994. MENDONÇA, O. S.; MENDONÇA, O. C. Alfabetização - Método Sociolinguístico: consciência social, silábica e alfabética em Paulo Freire. São Paulo: Cortez, 2007. MENDONÇA, Onaide Schwartz. A Eficiência do Método Sociolinguístico: Uma Nova Proposta de Alfabetização. São Paulo, 2011. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40145/1/01d16t10.pdf Acesso em 12 dez. 2022. MENDONÇA, Onaide Schwartz. Percurso Histórico dos Métodos de Alfabetização. São Paulo, 2011. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40137/1/01d16t02.pdf Acesso em 15 dez. 2022. MENDONÇA, Onaide Schwartz. Psicogênese da Língua Escrita: Contribuições, Equívocos e Consequências para a Alfabetização. São Paulo, 2011. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40138 Acesso em 20 dez. 2022. MILLER, Stela. Alfabetização humanizadora: vez e voz as crianças. Boletim N.1 Nov./Dez./2020. MORTATTI, Maria do Rosário. Educação e Letramento. São Paulo: Unesp, 2004. PETRUCCI, A. Alfabetismo, escritura, sociedad. Barcelona: Editorial Gedisa, 1999. 56 PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013. SILVA, Ezequiel Theodoro da et al (Org.). Alfabetização no Brasil: questões e provocações da atualidade. Campinas: Autores Associados, 2007. SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. SYLVESTRE, Viviane Fernanda. A emergência do pluralismo teórico metodológico na alfabetização: em busca de uma prática pedagógica para formar escritores. 2010. 161 f. Monografia (Graduação em Pedagogia). Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2010. VYGOTSKI, Lev S. Obras Escogidas III: problemas del desarrollo de la psique. Madrid: Visor, 2000.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desafios da Alfabetização e letramento nos anos iniciais.pdf747,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.