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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBitencourt, Wanderlene da Silva-
dc.date.available2023-06-20-
dc.date.available2023-08-07T15:00:46Z-
dc.date.issued2023-07-27-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4926-
dc.description.abstractThe Course Completion Work presents a process of explanation of the main characteristics of childhood depression and its impacts on school education and in learning. It was investigated at the teaching unit of the city of Tabatinga the knowledge of teachers on the subject. Furthermore, this work aims to provide introductory subsidies in approaching the subject of childhood depression with the schoolchildren's families, the social context of development and, mainly, in the school. And for such an investigation, bibliographical and field research was carried out. A from a perceived need both in the family, social and school environment, this work intends to contribute with the purpose of minimizing the suffering and implications caused by childhood depressionpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDepressão infantil. Fatores. Impactos na Aprendizagempt_BR
dc.subjectChildhood depression. Factors. Impacts on Learningpt_BR
dc.titleDepressão Infantil e Educação Escolar: O que sabem os docentes?pt_BR
dc.title.alternativeChild Depression and School Education: What do teachers know?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T15:00:46Z-
dc.contributor.advisor1Gomes, Fábio Alves-
dc.description.resumoO Trabalho de Conclusão de Curso apresenta um processo de explicitação das principais características da depressão infantil e seus impactos na educação escolar e na aprendizagem. Investigou-se junto à unidade de ensino do município de Tabatinga o conhecimento dos docentes sobre o tema. Ainda, este trabalho objetiva dar subsídios introdutórios na abordagem do tema da depressão infantil junto às famílias dos escolares, ao contexto social de desenvolvimento e, principalmente, na escola. E para tal investigação, realizou-se pesquisa bibliográficas e de campo. A partir de uma necessidade percebida tanto no ambiente familiar, social e escolar, este trabalho pretende contribuir com o propósito de minimizar o sofrimento e implicações causado pela depressão infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAVANCI, J.Q.; ASSIS, S.G.; OLIVEIRA, R. Depressão em crianças: Uma reflexão sobre crescer em meio à violência. Série violência e saúde mental infanto juvenil. Rio de Janeiro. FIOCRUZ/ENSP/CLAVES/CNPq, 2008. COSTA, S. M. B. Atitudes dos pais e dos professores face à depressão infantil. 2010. 92f. Tese de Doutorado. Escola Superior de Educação João de Deus. Lisboa. CRUVINEL, M. Depressão Infantil. Disponível em: http://www.plenitudeonline.com.br, 2003. FRAGA, Bibiana Pereira. Depressão na Infância: Uma revisão da literatura. Porto alegre, 2015. FRIEDBERG, Robert; Mc Clure. A Prática Clínica de Terapia Cognitiva com Crianças e Adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2004. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. JEFFREY, A. M. Depressão infantil. São Paulo: M. Book do Brasil, 2003. KONESKI, J. Depressão infantil principais sintomas e quando buscar auxílio. Disponível em: https://www.neurologica.com.br, 2019. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: 2003. MARCONE, E. V. Depressão infantil: Uma revisão bibliográfica. Disponível in: https://docplayer.com.br, 2017. MENDES, E. C. Métodos e técnicas de pesquisa. Serra, ES: Centro de Ensino Superior Fabra, 2016. MILLER, J. A. (2003). O livro de referência para a depressão infantil. (M. M. Lha, Trad.).São Paulo: M. Books do Brasil. NUNES, Alexandra. Depressão infantil. Disponível em: https://revistainterativa.org, 2019. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Saúde Mental: Nova Concepção, Nova Esperança. Geneva: WHO, 2001. Portela, M. & Santos, V. (2011). Distimia e Mau-Humor. Revista Psique Ciência & Vida. Ano VI, Edição 70, Editora Escala. PRODANOV, C. C. FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico] : métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. 36 SANTOS, Carolina Martins. Visão sobre depressão sofreu transformações ao longo da história. Disponível em: https://jornal.usp.br, 2017. Schwan, S. & Ramires, V. R. R. (2011). Depressão em crianças: Uma breve revisão de literatura. Psicol. Argum, Curitiba, v.29, n 67, p. 457-468. Recuperado em 20 de janeiro, 2015, de http://www2.pucpr.br/reol/index.php/PA?dd1=5791&dd99=pdf. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico: diretrizes para o trabalho científico-didático na universidade. 5. ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 1980. SILVA, L. V. et al. Metodologia de pesquisa em administração: uma abordagem prática. São Leopoldo, RS : Ed. UNISINOS, 2012. VARELLA, D. Pediatria: Depressão infantil existe e tem tratamento. Disponível in: https://drauziovarella.uol.com.br, 2011.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

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