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Título: Educação Patrimonial e Turismo: uma união com a disciplina de História em direção ao conhecimento e a valorização da identidade amazônica
Autor(es): Boneth, Joicynilde Freitas
Orientador(es): Santos, Lúcia Cláudia Barbosa
Palavras-chave: Educação Patrimonial;Turismo;História;Valorização;Heritage Education;Tourism;History.;Appreciation
Data do documento: 20-Dez-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BONETH, Joicynilde Freitas. Educação Patrimonial e Turismo: uma união com a disciplina de História em direção ao conhecimento e a valorização da identidade amazônica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021.
Resumo: Esta pesquisa objetiva analisar como as escolas estaduais de Manaus trabalham nas aulas de história a educação patrimonial e o turismo como item de conhecimento e resgate da identidade amazônica. A metodologia utilizada caracteriza-se como estudo de caso, inserido no molde qualitativo-interpretativista. Para isso, iniciam-se as percepções da mesma, sobre a Educação Patrimonial e o Turismo como ferramenta de ensino-aprendizagem na escola pública estadual, com as séries do ensino médio, através de uma visão ampla e abrangente sobre sua prática pedagógica paralela a disciplina de História. Para dar sustentação a este estudo, esta pesquisa utilizou, entre outros conceitos, o de patrimônio cultural, educação patrimonial e turismo cultural: Carneiro et. al (2021), Constituição Federal de 1988; UNESCO, Horta et. al (1999), Beni (2007), entre outros autores. Em seguida, encontram-se as análises do questionário, destinado aos professores de história que ministram aulas para o ensino médio. Os resultados obtidos apontam que na opinião dos professores o ensino da educação patrimonial e o turismo nas escolas é importante, e que os temas, já foram mencionados ao menos uma vez em sala de aula durante alguns conteúdos sobre a história do Amazonas. Ainda segundo os entrevistados, em seu ponto de vista, os alunos pouco conhecem e valorizam a identidade amazônica.
Abstract: This research aims to analyze how the state schools of Manaus work in history classes, heritage education and tourism as an item of knowledge and rescue of the Amazonian identity. The methodology used is characterized as a case study, inserted in the qualitative-interpretative mold. For this, the perceptions of it begin, about Heritage Education and Tourism as a teaching-learning tool in the state public school, with the high school grades, through a broad and comprehensive view of its pedagogical practice parallel to the discipline of History. To support this study, this research used, among other concepts, cultural heritage, heritage education and cultural tourism: Carneiro et. al (2021), Federal Constitution of 1988; UNESCO, Horta et. (1999), Beni (2007), among other authors. Next, there are the analyses of the questionnaire, aimed at history teachers who teach classes for high school. The results obtained indicate that in the opinion of teachers the teaching of heritage education and tourism in schools is important, and that the themes have already been mentioned at least once in the classroom during some contents about the history of amazonas. Also according to the interviewees, in their view, the students know little and value the Amazon
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4920
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



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