DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4920
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBoneth, Joicynilde Freitas-
dc.date.available2023-07-06-
dc.date.available2023-08-07T14:51:17Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.identifier.citationBONETH, Joicynilde Freitas. Educação Patrimonial e Turismo: uma união com a disciplina de História em direção ao conhecimento e a valorização da identidade amazônica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4920-
dc.description.abstractThis research aims to analyze how the state schools of Manaus work in history classes, heritage education and tourism as an item of knowledge and rescue of the Amazonian identity. The methodology used is characterized as a case study, inserted in the qualitative-interpretative mold. For this, the perceptions of it begin, about Heritage Education and Tourism as a teaching-learning tool in the state public school, with the high school grades, through a broad and comprehensive view of its pedagogical practice parallel to the discipline of History. To support this study, this research used, among other concepts, cultural heritage, heritage education and cultural tourism: Carneiro et. al (2021), Federal Constitution of 1988; UNESCO, Horta et. (1999), Beni (2007), among other authors. Next, there are the analyses of the questionnaire, aimed at history teachers who teach classes for high school. The results obtained indicate that in the opinion of teachers the teaching of heritage education and tourism in schools is important, and that the themes have already been mentioned at least once in the classroom during some contents about the history of amazonas. Also according to the interviewees, in their view, the students know little and value the Amazonpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectValorizaçãopt_BR
dc.subjectHeritage Educationpt_BR
dc.subjectTourismpt_BR
dc.subjectHistory.pt_BR
dc.subjectAppreciationpt_BR
dc.titleEducação Patrimonial e Turismo: uma união com a disciplina de História em direção ao conhecimento e a valorização da identidade amazônicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T14:51:17Z-
dc.contributor.advisor1Santos, Lúcia Cláudia Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3377313544008037pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Lúcia Cláudia Barbosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3377313544008037pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira, Maria Adriana Sena Bezerra-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7305750465493497pt_BR
dc.contributor.referee3Guimarães, Márcia Raquel Cavalcante-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3690480711773055pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4311802713397610pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva analisar como as escolas estaduais de Manaus trabalham nas aulas de história a educação patrimonial e o turismo como item de conhecimento e resgate da identidade amazônica. A metodologia utilizada caracteriza-se como estudo de caso, inserido no molde qualitativo-interpretativista. Para isso, iniciam-se as percepções da mesma, sobre a Educação Patrimonial e o Turismo como ferramenta de ensino-aprendizagem na escola pública estadual, com as séries do ensino médio, através de uma visão ampla e abrangente sobre sua prática pedagógica paralela a disciplina de História. Para dar sustentação a este estudo, esta pesquisa utilizou, entre outros conceitos, o de patrimônio cultural, educação patrimonial e turismo cultural: Carneiro et. al (2021), Constituição Federal de 1988; UNESCO, Horta et. al (1999), Beni (2007), entre outros autores. Em seguida, encontram-se as análises do questionário, destinado aos professores de história que ministram aulas para o ensino médio. Os resultados obtidos apontam que na opinião dos professores o ensino da educação patrimonial e o turismo nas escolas é importante, e que os temas, já foram mencionados ao menos uma vez em sala de aula durante alguns conteúdos sobre a história do Amazonas. Ainda segundo os entrevistados, em seu ponto de vista, os alunos pouco conhecem e valorizam a identidade amazônica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALVES, Kerley dos Santos; BERNARDINO, Mariany Donato. Conviver: sentimento de pertencimento no processo de inclusão dos moradores da cidade turística, Ouro Preto (MG). Alemur vol. 4. 2019, pp 1-12. Disponível em < https://periodicos.ufop.br/alemur/article/download/1984/3130/ > Acesso em: 11 jun. 2021. ARAGÃO, Ivan Rêgo; SANTOS, Saulo Ribeiro dos; SILVA, Saulo Rondinelli Xavier da.RIBEIRO, Fabiano Gomes Cavalheiro. Ensino de história, diversidade e documentário: O festival internacional de folclore e o jogo Identitário de Nova Petrópolis. 2019, 87f. Dissertação (Mestrado em turismo e hospitalidade). Universidade de Caxias do Sul – UCS. Caxias do Sul, RS: UCS, 2019. RODRIGUES, Marly. Preservar e consumir: o patrimônio histórico e o turismo. In: FUNARI, Pedro Paulo; PINSKY, Jaime. Turismo e patrimônio cultural. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2007. p. 15-24. SANTOS, Pedro Antônio dos; KIENEN, Nádia; CASTINEIRA, Maria Inés. Metodologia da Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2015. SCHNEID, Carla Rejane Barz Redmer. Educação Patrimonial: projetos de ensino por meio de bens patrimoniais do Município de São Lourenço do Sul (RS). 2014, 140f. Dissertação (Mestrado Profissional em História, pesquisa e vivências de ensinoaprendizagem - Programa de Pós-graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Rio Grande, 2014. SILVA, Reginaldo Rossetto da. A educação patrimonial como caminho para o conhecimento da história de Boa Vista do Sul. 2019, 204f. Dissertação (Mestrado em turismo e hospitalidade). Universidade de Caxias do Sul – UCS. Caxias do Sul, RS: UCS, 2019. SOUZA, Ivana Carolina Alves da Silva; SILVA, Francisca de Paula Santos da. Educação para o turismo: uma análise das práticas pedagógicas no ensino fundamental. Universidade de Caxias do Sul: Semintur. 2010. Disponível em < https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/educacao_para_o_turismo.pdf > Acesso em: 26 mai. 2021. UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Disponível em < http://www.unesco.org.br/ > Acesso em: 18 set. 2021. VARELA, Regis Flávio Oliveira. Educação patrimonial e histórica: estratégias didáticas em escolas do município de Assú/RN. 2019, 214f. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) – Universidad Autónoma de Asunción. Asunción, Brasil, 2019. Turismo Cultural e Educação Patrimonial nos centros antigos de São Cristóvão – SE, São Luís – MA e Ilhéus – BA. Fronteiras: Revista de História. v. 21. n. 38. p. 155 – 181. Jul. - Dez. 2019. Disponível em < https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/download/11492/5626 > Acesso em: 02 set. 2021. BARRETO, Margarita. Turismo e legado cultural: as possibilidades do planejamento. Campinas, SP: Papirus, 2000. BENI, Mário Carlos. Análise estrutural do turismo. 12 ed. São Paulo: Ed: SENAC, 2007. CARDOSO, Tatiana Melo. São Francisco de Paula: O ensino de história e a identidade local. 2019, 98f. Dissertação (Mestrado em turismo e hospitalidade). Universidade de Caxias do Sul – UCS. Caxias do Sul, RS: UCS, 2019. CARNEIRO, Allan; TUPINAMBÁ, Aline; ARRUDA, Rila. Cartilha de educação patrimonial: patrimônio histórico e cultural de Manaus. 1. ed. Manaus, AM: ProAmazôniaSEDUC, 2021. CERQUEIRA F. V. Patrimônio Cultural, Escola, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável. Diálogos – Revista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História: Editorial Universidade Estadual de Maringá, DHI/PPH/UEM,v. 9, n. 1, p. 91-109, 2005. Disponível em < https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/41420/21736 > Acesso em: 10 mar. 2020. EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: Histórico, conceitos e processos. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Cartilha, 2014. Disponível em < http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Educacao_Patrimonial.pdf > Acesso em: 02 mar. 2020. GIL, Antônio Carlos, 1946 - Como elaborar projetos de pesquisa. - 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002. GODINHO, Taysa Kennia. Cidade patrimônio da humanidade e desenvolvimento turístico: percepção sobre a realidade de Diamantina, MG. 2016, 177f. Dissertação (Mestrado em Ciências – Programa de Pós-graduação em Turismo, Escola de Artes, Ciências e Humanidade). Universidade de São Paulo. São Paulo, 2016. HALL, Stuart. A identidade cultural da pós-modernidade. 11. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. Disponível em < https://leiaarqueologia.files.wordpress.com/2018/02/kupdf49 com_identidade-cultural-na-pos-modernidade-stuart-hallpdf.pdf > Acesso em: 14 set. 2021. HORTA, M. L.; GRUNBERG, E.; MONTEIRO, A. Q. Guia Básica de Educação Patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Museu Imperial, 1999. Disponível em < http://portal.iphan.gov.br/uploads/temp/guia_educacao_patrimonial.pdf.pdf > Acesso em: 10 mar. 2020. LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 15. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002. MANHÃES Bruno; LOCATELLI, Adriana. Questão de educação: como o turismo ensina?. Observatório de Inovação do Turismo - Revista Acadêmica Vol. VI, nº 1, Rio de Janeiro, mar. 2011. 23 p. Disponível em < http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/raoit/article/download/3491/1618 > Acesso em: 07 mai. 2021. MATOS, Alexandre Pena. Educação patrimonial nas escolas de ensino fundamental e médio: a cultura material no bem cultural familiar. MÉTIS: história & cultura – v. 8, n. 16, p. 277-290, jul./dez. 2009. Disponível em <http://ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/viewFile/962/684> Acesso em: 19 fev. 2020. MELO, Alessandro de; CARDOZO, Poliana Fabiula. Patrimônio, turismo cultural e educação patrimonial. Educ. Soc., Campinas, v. 36, nº. 133, p. 1059-1075, out.-dez., 2015. Disponível em < https://www.scielo.br/j/es/a/6DS4HvLb67DQC7ZnxHHQSzy/? format=pdf&lang=pt > Acessado em: 30 mai. 2021. Ministério da Educação. Constituição da República Federativa do Brasil 1988. Brasília, 1989. NASCIMENTO, Ludimilla Lopes Pereira. Educação patrimonial em São Vicente: um estudo do pertencimento e da valorização do patrimônio cultural. 2015, 71f. Monografia (Graduação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ensino Superior do Seridó. Departamento de Ciências Sociais e Humanas. Curso de Turismo-Bacharelado. Currais Novos, RN, 2015. OLIVEIRA, Maxwell Ferreira de. METODOLOGIA CIENTÍFICA: um manual para a realização de pesquisas em administração. Catalão, GO: UFG, 2011. OLIVEIRA, Alana Patrícia Pires de; JESUS, Edilza Laray de. Contribuições da educação patrimonial para o turismo na cidade de Manaus Amazonas: estudos exploratórios. [s.d.]. 15f. Disponível em < http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal15/Geografiasocioeconomica/ Geografiaturistica/01.pdf > Acessado em: 03 set. 2021. PRODANOV, Cleber Cristiano. FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. – 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.cnpqTurismopt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.