DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4909
Título: Turismo e tecnologias digitais: uma análise da importância dos blogs na divulgação do Amazonas como destino turístico
Autor(es): Oliveira, Emilly Tavares de
Orientador(es): Batista, Selma Paula Maciel
Palavras-chave: Amazonas;Blogs;Redes Sociais;Turismo
Data do documento: 19-Jun-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: OLIVEIRA, Emilly Tavares de. Turismo e tecnologias digitais: uma análise da importância dos blogs na divulgação do Amazonas como destino turístico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2019.
Resumo: O mundo digital está cada vez mais presente na vida da nossa sociedade, com isso passa a influenciar cada vez mais nas decisões do dia a dia e outras como uma viagem. Hoje, o que mais é divulgado nas mídias sociais é a experiência. O Turismo está cada vez mais está presente nas redes sociais como o Instagram e Facebook, e são as favoritas na decisão de um destino turístico. Porém, são os blogs, uma antiga ferramenta de comunicação virtual, que continua sendo muito utilizada para o compartilhamento de experiências relacionadas ao Turismo. Escrito por pessoas que realizam viagens e compartilham em forma de textos e fotos conteúdo sobre determinado destino turístico; e, com o avanço das mídias digitais, muitos blogueiros têm hoje como profissão esta atividade. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo geral identificar os lugares e roteiros divulgados pelos blogs para visitação turística no Amazonas. Entre os objetivos específicos: i) relacionar os blogs associados à Associação Brasileira de Blogs de Viagem – ABBV e Rede Brasileira de Blogs de Viagem – RBBV que divulgaram o destino Amazonas; ii) quantificar os municípios divulgados; e iii) analisar em escala temporal a quantidade de postagens sobre o Amazonas. A literatura de blogs que embasou a pesquisa se fundamentou em Schittini (2002); Barbosa e Granado (2004); e Bausch; Haughey; Hourihan, (2002). Vignati (2008) com a definição de turismo e Ignarra (2003) apresentando conceito de segmento turístico. Adotou-se como metodologia o levantamento de dados, com análise descritiva e quantitativa. Com esse estudo, busca-se dar ênfase ao turismo e associar sua promoção às tecnologias digitais, visto o impacto que causam nos dias atuais, em geral para todos os segmentos e perfis de usuários. Para alcançar a finalidade deste trabalho foi feita a pesquisa em sessenta e quatro blogs de viagens que divulgaram o Amazonas como destino turístico nos últimos 10 anos. Com isso, o resultado da pesquisa aponta que os blogs associados a essas plataformas, através das informações e relatos apresentados, contribuíram para se identificar lugares e roteiros turísticos do Amazonas, mas, sobretudo, a necessidade de inclusão destes meios de comunicação no planejamento estratégico da Superestrutura Turística.
Abstract: The digital world is increasingly present in the life of our society, for this reason, this influences more and more the decisions of our day-to-day and others as a trip. Today the most publicized thing on social media is the experience. The tourism is more present in social networks like Instagram and Facebook, which are favorites in the decisions of the tourist destination. But, the Blogs, and old virtual communication tool, that are frequently used for sharing experiences related to Tourism. Written by people who travel and share content about a particular tourist destination in the form of texts and photos; and with the improvement of digital media, many bloggers are engaged in this activity. In this context, this research has as general objective to identify the places and itineraries publicized by the blogs for tourist visitation in Amazonas. And the specific objectives are: i) relate the blogs associated with the Associação Brasileira de Blogs de Viagem - ABBV and Rede Brasileira de Blogs de Viagem - RBBV that publicized the destination Amazonas; ii) quantify the cities publicized; and iii) analyze on a temporal scale the number of posts about Amazonas. The blog literature that underlies the research is based on Schittini (2002); Barbosa and Granado (2004); and Bausch, Haughey, Hourihan (2002); Vignati (2008) with the definition of tourism and Ignarra (2003) presenting the concept of tourism segment. It was adopted as a methodology the data collection with descriptive and quantitative analysis. With this study, we seek to emphasize tourism and to associate its promotion with digital technologies, given the impact they cause in the present day for all segments and user profiles. To achieve the purpose of this study, a survey was made on sixty-four travel blogs which have promoted the Amazonas as a tourist destination in the last 10 years. Therefore, the research results indicate that the blogs whose are associated with this platforms, trough information and reports presented, contributed to the identification of places and tourist itineraries of Amazonas, but, mainly, to need to include these means of communication in the strategic planning of the Tourism Superstructure.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4909
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Turismo e tecnologias digitais uma análise da importância dos blogs na divulgação do amazonas como destino turístico.pdfArquivo Principal1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.