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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Emilly Tavares de-
dc.date.available2023-06-21-
dc.date.available2023-08-07T13:59:16Z-
dc.date.issued2019-06-19-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Emilly Tavares de. Turismo e tecnologias digitais: uma análise da importância dos blogs na divulgação do Amazonas como destino turístico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4909-
dc.description.abstractThe digital world is increasingly present in the life of our society, for this reason, this influences more and more the decisions of our day-to-day and others as a trip. Today the most publicized thing on social media is the experience. The tourism is more present in social networks like Instagram and Facebook, which are favorites in the decisions of the tourist destination. But, the Blogs, and old virtual communication tool, that are frequently used for sharing experiences related to Tourism. Written by people who travel and share content about a particular tourist destination in the form of texts and photos; and with the improvement of digital media, many bloggers are engaged in this activity. In this context, this research has as general objective to identify the places and itineraries publicized by the blogs for tourist visitation in Amazonas. And the specific objectives are: i) relate the blogs associated with the Associação Brasileira de Blogs de Viagem - ABBV and Rede Brasileira de Blogs de Viagem - RBBV that publicized the destination Amazonas; ii) quantify the cities publicized; and iii) analyze on a temporal scale the number of posts about Amazonas. The blog literature that underlies the research is based on Schittini (2002); Barbosa and Granado (2004); and Bausch, Haughey, Hourihan (2002); Vignati (2008) with the definition of tourism and Ignarra (2003) presenting the concept of tourism segment. It was adopted as a methodology the data collection with descriptive and quantitative analysis. With this study, we seek to emphasize tourism and to associate its promotion with digital technologies, given the impact they cause in the present day for all segments and user profiles. To achieve the purpose of this study, a survey was made on sixty-four travel blogs which have promoted the Amazonas as a tourist destination in the last 10 years. Therefore, the research results indicate that the blogs whose are associated with this platforms, trough information and reports presented, contributed to the identification of places and tourist itineraries of Amazonas, but, mainly, to need to include these means of communication in the strategic planning of the Tourism Superstructure.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmazonaspt_BR
dc.subjectBlogspt_BR
dc.subjectRedes Sociaispt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.titleTurismo e tecnologias digitais: uma análise da importância dos blogs na divulgação do Amazonas como destino turísticopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T13:59:16Z-
dc.contributor.advisor1Batista, Selma Paula Maciel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1702147294116081pt_BR
dc.contributor.referee1Batista, Selma Paula Maciel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1702147294116081pt_BR
dc.contributor.referee2Maia, Karla Cristina Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5374281586892303pt_BR
dc.contributor.referee3Schmidt, Steffanie-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5487210860501658pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3100455041342624pt_BR
dc.description.resumoO mundo digital está cada vez mais presente na vida da nossa sociedade, com isso passa a influenciar cada vez mais nas decisões do dia a dia e outras como uma viagem. Hoje, o que mais é divulgado nas mídias sociais é a experiência. O Turismo está cada vez mais está presente nas redes sociais como o Instagram e Facebook, e são as favoritas na decisão de um destino turístico. Porém, são os blogs, uma antiga ferramenta de comunicação virtual, que continua sendo muito utilizada para o compartilhamento de experiências relacionadas ao Turismo. Escrito por pessoas que realizam viagens e compartilham em forma de textos e fotos conteúdo sobre determinado destino turístico; e, com o avanço das mídias digitais, muitos blogueiros têm hoje como profissão esta atividade. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo geral identificar os lugares e roteiros divulgados pelos blogs para visitação turística no Amazonas. Entre os objetivos específicos: i) relacionar os blogs associados à Associação Brasileira de Blogs de Viagem – ABBV e Rede Brasileira de Blogs de Viagem – RBBV que divulgaram o destino Amazonas; ii) quantificar os municípios divulgados; e iii) analisar em escala temporal a quantidade de postagens sobre o Amazonas. A literatura de blogs que embasou a pesquisa se fundamentou em Schittini (2002); Barbosa e Granado (2004); e Bausch; Haughey; Hourihan, (2002). Vignati (2008) com a definição de turismo e Ignarra (2003) apresentando conceito de segmento turístico. Adotou-se como metodologia o levantamento de dados, com análise descritiva e quantitativa. Com esse estudo, busca-se dar ênfase ao turismo e associar sua promoção às tecnologias digitais, visto o impacto que causam nos dias atuais, em geral para todos os segmentos e perfis de usuários. Para alcançar a finalidade deste trabalho foi feita a pesquisa em sessenta e quatro blogs de viagens que divulgaram o Amazonas como destino turístico nos últimos 10 anos. Com isso, o resultado da pesquisa aponta que os blogs associados a essas plataformas, através das informações e relatos apresentados, contribuíram para se identificar lugares e roteiros turísticos do Amazonas, mas, sobretudo, a necessidade de inclusão destes meios de comunicação no planejamento estratégico da Superestrutura Turística.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBARBOSA, Elisabete; GRANADO, António. Weblogs: diário de bordo. Porto: Porto Editora, 2004. BAUER, M.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto imagem e som. Petrópolis, Vozes: 2002. 87. BAUSCH, Paul; HAUGHEY, Mattew; HOURIHAN, Meg. We Blog: publishing online with weblogs. Indianópolis (USA): Wiley Publishing, 2002. BOLINA, Laís. História dos blogs: como a evolução dos blogs pode impactar no seu negócio. Disponível em <https://rockcontent.com/blog/historia-dos-blogs/> Acesso em: 21. mai. 2019. CORIOLANO, Luzia Neide. O Turismo Comunitário no Contexto a Globalização. In: CORIOLANO, Luzia Neide e VASCONCELOS, Fábio Perdigão (Orgs.). Turismo, Território e Conflitos Imobiliários. Fortaleza/CE: Eduece, 2012. EBC, P. Acesso a internet chega a 49,9% da população brasileira. Portal EBC. 29 de abr. de 2015. Disponível em <http://www.ebc.com.br/tecnologia/2015/04/acesso-internet-chega-494-da-populacao-brasileira> Acesso em: 30. nov. 2018. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1991.________, Métodos e técnicas em pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. ________, Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. HEWITT, , H. Blog: entenda a revolução que vai mudar seu mundo. (tradução de Alexandre Martins Morais), Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2007. IBGE. Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2016. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) 2016. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101543> Acesso em: 30.nov. 2018. IGNARRA, Luiz Renato. Fundamentos do Turismo. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. MOTA, K. C. N. Marketing turístico: promovendo uma atividade sazonal. São Paulo: Atlas, 2001. MOESCH, Marutschka. A produção do saber turístico. São Paulo: Contexto, 2000.NIELSEN, C. Turismo e Mídia: construção e destruição de destinos turísticos. São 45 Paulo: Contexto, 2002. OLIVEIRA, Silvia. Fotografia e mídia digital: O universo blogueiro na construção criativa de destinos turísticos. Londrina: 2007. SANTOS, M. Técnica, Espaço, Tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. 4ª ed. São Paulo: Hucitec: 1998. SCHITTINE, Denise. Blog: comunicação e escrita íntima na internet. 2002. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002. QUINTANILHA, P. O que são mídias sociais? Disponível em <https://pedroquintanilha.com.br/midias-sociais/o-que-sao-midias-sociais//> Acesso e: 30. nov. 2018.YÁZIGI, E. A alma do lugar: turismo, planejamento e cotidiano em litorais e montanhas. São Paulo: Contexto, 2001. BRASIL, Ministério do Turismo. O que é Programa de Regionalização do Turismo? Disponível em: <http://www.regionalizacao.turismo.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=26&Itemid=124> . Acesso em: 25. mai. 2019. We Are Social. Digital in 2018: world's internet users pass the 4 billion mark. Disponível em: <http://wearesocial.com/blog/2018/01/global-digital-report-2018> . Acesso em: 26. mai. 2019.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.cnpqTurismopt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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