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Título: Corpus Amazônida: a dança contemporânea no processo de identidade cultural da comunidade ribeirinha Bela Vista do lago do Puraquequara
Autor(es): Sicsú, Larissa da Silva
Orientador(es): Santos, Eneila Almeida dos
Palavras-chave: Corpus ribeirinho;Riverside corpus;Dança contemporânea;Contemporary dance;Comunidade ribeirinha;Riverside community;Identidade;Identity
Data do documento: 11-Mar-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SICSÚ, Larissa da Silva. Corpus Amazônida: a dança contemporânea no processo de identidade cultural da comunidade ribeirinha Bela Vista do lago do Puraquequara. 2022. Dissertação. (Mestrado em Ciências Humanas). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.
Resumo: Uma das primícias mais complexas na trajetória do ser humano é a ideia de identidade, torna-se instigante refletir sobre como a mesma se expressa no caráter mais físico, que é o corpo. Para o indivíduo oriundo de espaços singulares, como a Amazônia, destaca-se o (a) ribeirinho (a), especialmente o que se encontra no entorno da cidade de Manaus, em particular o da comunidade Bela Vista do Lago do Puraquequara. Nesse sentido, buscou-se compreender que ser é este e como se manifesta, suas influências e movimentos fomentados em sua vivência. À luz de uma pesquisa norteada através de autores como Pierre Bourdieu, Michel Foucault e Rudolf Laban, que abordam, a priori, o corpo a partir de prismas distintos, ressaltou-se uma dialética que configura o indivíduo enquanto práxis sociais. Destacando-se o corpo como cenário e influências sociais, como imagem de si e do outro perante processo disciplinador e também quanto intencionalidades e atribuições de movimentos, elencando elementos oriundos de extensos estudos pertinentes às ciências sociais, ressaltados a partir dos teóricos neste referenciados. Norteada pela arte da Dança, em especial o olhar sobre o corpo através da Dança Libertadora, inspiradas por importantes nomes da dança na contemporaneidade, como Klauss e Angel Vianna, essa metodologia baseada na liberdade corporal, instiga o desvelar da dança orgânica, da expressão gestual e das emoções. Conduzida por um viés qualitativo, respaldada em levantamento bibliográfico e com o método da pesquisa participante, esta investigação visou compreender, as nuances identitárias das populações ribeirinhas. Sendo assim, observou-se que através da seara de diálogos teóricos e da experienciação realizada em campo de pesquisa, foram desvelados elementos primordiais para essa compreensão, tendo como destaque a relação tempo espaço desse(a) morador(a) em consonância com o poder simbólico das águas; sua autoafirmação como ribeirinho (a), sendo morador(a) do bairro ou do lago, sua decisão em escolher a comunidade como moradia, bem como a expressão de sua poética no seu fazer cotidiano. Assim, averiguou-se que esse(a) morador(a) incorporou sua expressividade na sua relação com a natureza e em comunidade, um movimento ininterrupto, como o banzeiro das águas sazonais da Amazônia. Apesar dos obstáculos do contexto pandêmico, vislumbrou-se que os objetivos da pesquisa foram alcançados e que há muito a ser compreendido sobre as populações ribeirinhas, sendo essencial uma continuidade na temática abordada.
Abstract: One of the most complex beginnings in the trajectory of the human being is the idea of identity, it becomes instigating to reflect on how it is expressed in the most physical character, which is the body. For the individual coming from unique spaces, such as the Amazon, the riverside stands out, especially the one around the city of Manaus, in particular that of the Bela Vista do Lago do Puraquequara community. In this sense, we sought to understand what this being is and how it manifests itself, its influences and movements fostered in its experience. In the light of a process guided by authors such as Pierre Bourdieu, Michel Foucault and Rudolf Laban, who approach, a priori, the body from different prisms, a dialectic that configures the individual as social praxis was highlighted. Emphasizing the body as a scenario and social influences, as an image of oneself and of the other in the disciplinary process and also as intentions and attributions of movements, listing elements from extensive studies relevant to the social sciences, highlighted from the theorists referenced in this. Guided by the art of Dance, especially the look at the body through the Liberating Dance, inspired by important names in contemporary dance, such as Klauss and Angel Vianna, this method based on bodily freedom, instigates the unveiling of organic dancing, of gestural expression. and emotions. Conducted by a qualitative bias, supported by a bibliographic survey and with the method of participant research, this work aimed to understand the identity nuances of the riverside populations. Thus, it was observed that through the field of theoretical dialogues and the experimentation carried out in the research field, primordial elements for this understanding were unveiled, highlighting the time-space relationship of this resident in line with the symbolic power of the waters; his self-affirmation as a riverside dweller, being a resident of the neighborhood or the lake, his decision to choose the community as a dwelling, as well as the expression of his poetics in his daily work. Thus, it was found that this resident incorporated his expressiveness in his relationship with nature and in community, an uninterrupted movement, like the seasonal waters of the Amazon. Despite the obstacles of the pandemic context, it was seen that the research objectives were achieved and that there is much to be understood about riverside populations, and continuity in the theme addressed is essential.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4898
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

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