DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4892
Título: A pessoa com deficiência no meio artístico: narrativas sobre a Dança no processo de inclusão
Autor(es): Barros, Kethleen da Silva
Orientador(es): Passos, Yara dos Santos Costa
Palavras-chave: Dança;Dance;Deficiência;Disability;Inclusão;Inclusion;Políticas Públicas;Public Policies
Data do documento: 28-Mar-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BARROS, Kethleen da Silva. A pessoa com deficiência no meio artístico: narrativas sobre a Dança no processo de inclusão. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar duas experiências na área da Dança de artistas com deficiência, observando as contribuições desta linguagem cênica no processo de inclusão destas pessoas no meio artístico. Busca responder: Como a Dança se apresenta no processo de inclusão de pessoas com deficiência nas artes? Os principais autores sobre acessibilidade e inclusão que embasaram tal pesquisa foram Sassaki (1997, 2002), Mantoan (2003) e Moreira (2011), e na área da dança Ribeiro e Carmo (2022). É um estudo de caso com uma abordagem qualitativa, a qual possibilitou apontar, através de análises das narrativas dos artistas, para a desconstrução da ideia limitante das deficiências, entretanto, trata-se de uma construção difícil, onde as barreiras da acessibilidade estão presentes em todos os setores da vida. Além disso, deparam-se com as concepções estereotipadas e hierárquicas do que seria o “corpo que serve para a dança”. E que muitas, vezes, ainda que se tenha o apoio familiar, esta caminhada é longa e cheia de barreiras estruturais e atitudinais na nossa sociedade que reverberam diretamente na Dança.
Abstract: This research aims to analyze two experiences in the area of Dance of artists with disabilities, observing the contributions of this scenic language in the process of inclusion of these people in the artistic environment. Seeks to answer: How does Dance present itself in the process of inclusion of people with disabilities in the arts? The main authors on accessibility and inclusion that supported this research were Sassaki (1997, 2002), Mantoan (2003) and Moreira (2011), and in the area of dance Ribeiro e Carmo (2022). It is a case study with a qualitative approach, which made it possible to point, through analysis of the artists' narratives, to the deconstruction of the limiting idea of deficiencies, however, it is a difficult construction, where accessibility barriers are present in all walks of life. In addition, they are faced with stereotyped and hierarchical conceptions of what would be the "body that serves for dance". And that often, even if you have family support, this journey is long and full of structural and attitudinal barriers in our society that reverberate directly in the Dance.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4892
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO MEIO ARTÍSTICO NARRATIVAS SOBRE A DANÇA NO PROCESSO DE INCLUSÃO.pdfArquivo principal754,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.