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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarros, Kethleen da Silva-
dc.date.available2023-06-15-
dc.date.available2023-08-07T13:32:06Z-
dc.date.issued2023-03-28-
dc.identifier.citationBARROS, Kethleen da Silva. A pessoa com deficiência no meio artístico: narrativas sobre a Dança no processo de inclusão. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4892-
dc.description.abstractThis research aims to analyze two experiences in the area of Dance of artists with disabilities, observing the contributions of this scenic language in the process of inclusion of these people in the artistic environment. Seeks to answer: How does Dance present itself in the process of inclusion of people with disabilities in the arts? The main authors on accessibility and inclusion that supported this research were Sassaki (1997, 2002), Mantoan (2003) and Moreira (2011), and in the area of dance Ribeiro e Carmo (2022). It is a case study with a qualitative approach, which made it possible to point, through analysis of the artists' narratives, to the deconstruction of the limiting idea of deficiencies, however, it is a difficult construction, where accessibility barriers are present in all walks of life. In addition, they are faced with stereotyped and hierarchical conceptions of what would be the "body that serves for dance". And that often, even if you have family support, this journey is long and full of structural and attitudinal barriers in our society that reverberate directly in the Dance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDancept_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectDisabilitypt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectPublic Policiespt_BR
dc.titleA pessoa com deficiência no meio artístico: narrativas sobre a Dança no processo de inclusãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T13:32:06Z-
dc.contributor.advisor1Passos, Yara dos Santos Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3886129763007101pt_BR
dc.contributor.referee1Passos, Yara dos Santos Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3886129763007101pt_BR
dc.contributor.referee2Ferst, Marklea da Cunha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1987912722418223pt_BR
dc.contributor.referee3Carvalho, Meireane Rodrigues Ribeiro de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7930661514711090pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo geral analisar duas experiências na área da Dança de artistas com deficiência, observando as contribuições desta linguagem cênica no processo de inclusão destas pessoas no meio artístico. Busca responder: Como a Dança se apresenta no processo de inclusão de pessoas com deficiência nas artes? Os principais autores sobre acessibilidade e inclusão que embasaram tal pesquisa foram Sassaki (1997, 2002), Mantoan (2003) e Moreira (2011), e na área da dança Ribeiro e Carmo (2022). É um estudo de caso com uma abordagem qualitativa, a qual possibilitou apontar, através de análises das narrativas dos artistas, para a desconstrução da ideia limitante das deficiências, entretanto, trata-se de uma construção difícil, onde as barreiras da acessibilidade estão presentes em todos os setores da vida. Além disso, deparam-se com as concepções estereotipadas e hierárquicas do que seria o “corpo que serve para a dança”. E que muitas, vezes, ainda que se tenha o apoio familiar, esta caminhada é longa e cheia de barreiras estruturais e atitudinais na nossa sociedade que reverberam diretamente na Dança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBARBOSA, Maria Angélica Marcheti; BALIEIRO, Maria Magda Ferreira Gomes; PETTENGILL, Myriam Aparecida Mandetta. Cuidado Centrado da Família no Contexto da Criança com Deficiência e Sua Família: Uma Análise Reflexiva. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2012 Jan-Mar; 21(1): 194-199. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/6Hy9kL3tNsSCGFbgxwDzzXy/?lang=pt. Acesso em: 01 mar. 2023. BRASIL, LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em:08 mar 2023. BRASIL, lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 11 nov. 2022. 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dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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