DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4891
Título: Formação em dança e aulas mediadas por tecnologias: impactos e contribuições do formato de ensino remoto no Curso Superior de Dança no período pandêmico
Autor(es): Mota, Kátia Regina Vieira
Orientador(es): Ramos, Erika da Silva
Palavras-chave: Arte;Art;Dança;Dance;Pandemia;Pandemic;TDIC’s;Professor;Teacher;UEA;COVID-19
Data do documento: 27-Mar-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: MOTA, Kátia Regina Vieira. Formação em dança e aulas mediadas por tecnologias: impactos e contribuições do formato de ensino remoto no Curso Superior de Dança no período pandêmico. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.
Resumo: Este trabalho aborda a formação superior em dança mediado pelas tecnologias: impactos e contribuições do formato de ensino remoto no curso de Dança da Escola Superior de Artes e Turismo/ESAT da Universidade do Estado do Amazonas/UEA no período pandêmico. Discorrendo primeiramente a Dança sob o ponto de vista de ser considerada área de conhecimento e posteriormente partindo para formação em dança e aulas mediadas por tecnologias, e por fim realizando a análise e discussão de dados obtidos mediante entrevistas com os professores do referido curso. Assim, com a intenção de conhecer quais os impactos ocorridos na modalidade do ensino presencial para o ensino remoto nesse período de pandemia do COVID-19, mediados pelo uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação/TDIC. Delineou-se nessa pesquisa a parte fenomenológica, quanto a parte procedimental a abordagem foi qualitativa, cujo objetivo metodológico pretendeu-se descobrir as dificuldades na busca da compreensão e interpretação dos fenômenos com a delimitação de um grupo de professores por meio de entrevistas com perguntas fechadas e com o tratamento dos dados coletados pelo procedimento de análise de conteúdo advindas do contexto da nova forma de ensino na percepção e/ou reverberações vivenciadas pelos docentes que realizaram a entrevista do curso de Dança da ESAT/UEA. O estudo revelou ainda que durante o período pandêmico o grupo de docentes entrevistados no que tange o uso das novas tecnologias na fase de aulas remotas, segundo eles trouxeram certas limitações ao trabalho pedagógico e dentre essas citamos ausência de formação continuada em tecnologias digitais e a limitação de conexão em rede e acesso à internet.
Abstract: This work approaches the higher education in dance and the remote format mediated by technologies: impacts and contributions of the remote teaching format in the Dance course at the Escola Superior de Artes e Turismo/ESAT at the University of the State of Amazonas/UEA during the pandemic period. First discussing Dance from the point of view of being considered as an area of knowledge and later moving on to training in dance and classes mediated by technologies, and finally performing the analysis and discussion of data obtained through interviews with the teachers of that course. So, with the intention of knowing the impacts that occurred in the modality of face-to-face teaching for remote teaching in this period of the COVID-19 pandemic, mediated by the use of Digital Information and Communication Technologies/TDIC. The phenomenological part was outlined in this research, as for the procedural part, the approach was qualitative, whose methodological objective was to discover the difficulties in the search for the understanding and interpretation of the phenomena with the delimitation of a group of teachers through interviews with closed questions and with the treatment of data collected by the content analysis procedure arising from the context of the new form of teaching in the perception and/or reverberations experienced by the teachers who carried out the interview of the Dance course at ESAT/UEA. The study also revealed that during the pandemic period, the group of teachers interviewed regarding the use of new technologies in the remote classroom phase, according to them, brought certain limitations to the pedagogical work and among these we mention the absence of continuing education in digital technologies and the limitation network connection and internet access.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4891
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.