DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4891
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMota, Kátia Regina Vieira-
dc.date.available2023-06-15-
dc.date.available2023-08-07T13:31:41Z-
dc.date.issued2023-03-27-
dc.identifier.citationMOTA, Kátia Regina Vieira. Formação em dança e aulas mediadas por tecnologias: impactos e contribuições do formato de ensino remoto no Curso Superior de Dança no período pandêmico. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4891-
dc.description.abstractThis work approaches the higher education in dance and the remote format mediated by technologies: impacts and contributions of the remote teaching format in the Dance course at the Escola Superior de Artes e Turismo/ESAT at the University of the State of Amazonas/UEA during the pandemic period. First discussing Dance from the point of view of being considered as an area of knowledge and later moving on to training in dance and classes mediated by technologies, and finally performing the analysis and discussion of data obtained through interviews with the teachers of that course. So, with the intention of knowing the impacts that occurred in the modality of face-to-face teaching for remote teaching in this period of the COVID-19 pandemic, mediated by the use of Digital Information and Communication Technologies/TDIC. The phenomenological part was outlined in this research, as for the procedural part, the approach was qualitative, whose methodological objective was to discover the difficulties in the search for the understanding and interpretation of the phenomena with the delimitation of a group of teachers through interviews with closed questions and with the treatment of data collected by the content analysis procedure arising from the context of the new form of teaching in the perception and/or reverberations experienced by the teachers who carried out the interview of the Dance course at ESAT/UEA. The study also revealed that during the pandemic period, the group of teachers interviewed regarding the use of new technologies in the remote classroom phase, according to them, brought certain limitations to the pedagogical work and among these we mention the absence of continuing education in digital technologies and the limitation network connection and internet access.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDancept_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectTDIC’spt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.subjectUEApt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titleFormação em dança e aulas mediadas por tecnologias: impactos e contribuições do formato de ensino remoto no Curso Superior de Dança no período pandêmicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T13:31:41Z-
dc.contributor.advisor1Ramos, Erika da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9814703195397808pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Erika da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9814703195397808pt_BR
dc.contributor.referee2Mourão, Vilma Maria Gomes Peixoto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0619047385832293pt_BR
dc.contributor.referee3Lima, Getúlio Henrique Rocha-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5769970032043027pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda a formação superior em dança mediado pelas tecnologias: impactos e contribuições do formato de ensino remoto no curso de Dança da Escola Superior de Artes e Turismo/ESAT da Universidade do Estado do Amazonas/UEA no período pandêmico. Discorrendo primeiramente a Dança sob o ponto de vista de ser considerada área de conhecimento e posteriormente partindo para formação em dança e aulas mediadas por tecnologias, e por fim realizando a análise e discussão de dados obtidos mediante entrevistas com os professores do referido curso. Assim, com a intenção de conhecer quais os impactos ocorridos na modalidade do ensino presencial para o ensino remoto nesse período de pandemia do COVID-19, mediados pelo uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação/TDIC. Delineou-se nessa pesquisa a parte fenomenológica, quanto a parte procedimental a abordagem foi qualitativa, cujo objetivo metodológico pretendeu-se descobrir as dificuldades na busca da compreensão e interpretação dos fenômenos com a delimitação de um grupo de professores por meio de entrevistas com perguntas fechadas e com o tratamento dos dados coletados pelo procedimento de análise de conteúdo advindas do contexto da nova forma de ensino na percepção e/ou reverberações vivenciadas pelos docentes que realizaram a entrevista do curso de Dança da ESAT/UEA. O estudo revelou ainda que durante o período pandêmico o grupo de docentes entrevistados no que tange o uso das novas tecnologias na fase de aulas remotas, segundo eles trouxeram certas limitações ao trabalho pedagógico e dentre essas citamos ausência de formação continuada em tecnologias digitais e a limitação de conexão em rede e acesso à internet.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesACHCAR, Balé: Uma arte.Coryright, Rio de Janeiro – Rj,1998 AMAZONAS. Decreto nº 42.087, de 19 de março de 2020. Dispõe sobre a suspensão das aulas da rede pública estadual de ensino, em todos os municípios do Estado do Amazonas. D.O.A nº 34.206, p. 1, 20 mar. 2020. Disponível em: http://diario.imprensaoficial.am.gov.br /diariooficial/consultaPublica.do. Acesso em: 23 set. 2022 BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação no Brasil: realidades e expectativas futuras. (org), Cortez, 4ª ed. São Paulo, 2002. BARBOSA, Ana Mae. FAN, Sofia (Tradução) Arte-Educação no Brasil. In (1975). BARCICH, Lilian; MORAN, José (Org.). Metodologia ativa para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso: Porto Alegre – RS, 2015. BARDIN, L. Análise do Conteúdo. 4ª. ed. Lisboa: Edições 70, 2016. BERTUCCI, Janete Lara de Oliveira. Metodologia básica para elaboração de trabalhos de conclusão de cursos (TCC): ênfase na elaboração de TCC de pós-graduação Lato Sensu. São Paulo: Atlas, 2008. BIBLIOTECA DA UEA. Disponível em: <http://www.uea.br/biblioteca/>. Acesso em 01.03.2023. BRANCO, Paulo Coelho Castelo. Diálogo entre a Análise do Conteúdo e Método Fenomenológico Empírico: Percursos Históricos e Metodológicos, 2014. Revista de Abordagem Gestáltica – jul, dez, 2014. BRASIL. BNCC. 2ª versão. Revista. Brasília. Ministério da Educação, 2001. BRASIL. Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Portaria nº 343, 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meio digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus-COVID-19. Dou Nº 53, 18.03.2020, SEÇÃO 1, p.39. Disponível em: https: //abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-mec-343-2020-03-17.pdf. Acesso em 10.01.2023 BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ EBDCNGEB. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. BRASIL.LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: arte/Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. 3ª ed: Brasília: A Secretaria, 2001. BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais/ Secretaria da Educação Fundamental: Brasília: MEC/CEF, 1997. CAREGNATO, Rita Catalina Aquino. Artigo, 2006. Texto contexto de enferm, Florianópolis. CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: qualitativo, quantitativo e mistos. Tradução Luciana de Oliveira da Rocha. 2ª ed. Artmed – Porto Alegre – RS, 2007. DAMARIS, Marcela. TECNOLOGIA, TIC e TIDIC: Definições, utilizações e diferenças de conceitos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jscI2_t36eY. Com 20.450 visualizações. Acesso em 10/02/2023. FERREIRA, Angela; CALAZANS, Castilho. Dança criativa – Uma Nova perspectiva do ensino e da criação. Ed. Cortez, 2001. FREIRE, José Carlos Serrano. Afinal... por que nossos alunos não aprendem? Os que os pais e professores precisam saber sobre como melhorar a aprendizagem e reduzir a indisciplina/.2ª e. – Rio de Janeiro: Wak Editora, 2013. GUIMARÃES, Josely Gomes; et al. O bem-estar subjetivo dos servidores do IFB em tempos de pandemia. Disponível: https://www.ifb.edu.br/attachments/article/30060/O%20bem% 20estar%20subjetivo%20dos%20servidores%20do%20IFB%20em%20tempos%20de%20pandemia.pdf. Acesso em 03/03/2023 LIMA, Sarene. O retorno da dança para as mãos do criador. Copyright, 2002. MARQUES, Isabel A. ENSINO DE DANÇA HOJE: textos e contextos. 2ª ed, Cortez, 2001. MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.) Pesquisa Social: teoria, métodos e técnicas. 31ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. MOREIRA, D.; BARROS, D. Orientações Práticas para a Comunicação Síncrona e Assíncrona em Contextos Educativos Digitais. 2020. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/9661. Acesso em: 15 março. 2021. NEGRÃO, F. C. Narrativas (auto)biográficas da docência em tempos de ensino remoto emergencial. In: CARDOSO, J. V. F. Et al (Orgs.). Ensino de graduação em tempos de pandemia: experiências e oportunidades para uma educação tecnológica na Universidade Federal do Amazonas. Manaus: EDUA, 2021. p. 91-100. NEGRÃO, F. C.; DAVIM, J. A. C. S. Perspectivas discentes sobre aulas remotas: desafios e (novas) possibilidades. In: I Simpósio Nacional de Estratégias e Multidebates da Educação, 1, 2020, Online. Anais... Online: Centro Universitário do Sul de Minas, 2020, p. 206-208. NEGRÃO, F. C.; MORHY, P. E. D. O cenário da educação pública no Amazonas em tempos de pandemia. In: MARTINS, G. Estratégias e Práticas para Atividades a Distância. Quirinópolis, GO: Editora IGM, 2020 NEGRÃO, F. da C.; MORHY, P. E. D.; ANDRADE, A. N. de; REIS, D. A. dos. O Ensino Remoto Emergencial em Tempos de Pandemia No Amazonas. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e22015, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i1.13035. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br /ojs/index.php/ reamec/article/view/13035. Acesso em: 10 março. 2023. PINTO, Amanda Silva. Dança como área de conhecimento: dos PCN’s à sua implementação no sistema educacional municipal de Manaus. Travessia/ FAPEAM, Manaus–Am, 2015. PRESTES, Maria Lúcia de Mesquita. A Pesquisa e a construção do conhecimento científico: do planejamento aos textos, da escola à academia. 3ª ed. São Paulo: Rêspel, 2007. RODRIGUES Joao Victor Figueiredo Cardoso... [et al./) (org.). Ensino de Graduação em tempos de Pandemias [recurso eletrônico]: experiências e oportunidades para uma educação tecnológica na Universidade Federal do Amazonas–Manaus: EDUA, 2021 RODRIGUES, Ione Aparecida Neto. Livros Tecnologias Digitais e Escola. PDF (p. 44). O mundo muda, a avaliação muda: Reflexões sobre a avaliação da aprendizagem remota. SANTOS, Akiko. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para regatar o elo perdido - revista brasileira de educação v.13 nº 37 jan/abr. 2006. STRAZZACAPA, Márcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e à docência: A formação do artista da dança. 4 ed. Campinas. Papirus, 2006. TUCCI, Janete Lara de Oliveira. Metodologia básica para Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC). Atlas: São Paulo, 2008. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS. Curso de Dança. Disponível em: <https://cursos2.uea.edu.br/index.php?dest=info&curso=54"curso=54>. Acesso em 12/02/2023.pt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.