DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4890
Título: Corpo híbrido: uma experiência coreográfica de estudos de William Forsythe associados à Capoeira
Autor(es): Cunha, Juan Eduardo da Silva
Orientador(es): Costa, Raíssa Caroline Brito
Palavras-chave: Corpo-híbrido;Hybrid body;capoeira;Forsythe;processo criativo;creative process
Data do documento: 24-Mar-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: CUNHA, Juan Eduardo da Silva. Corpo híbrido: uma experiência coreográfica de estudos de William Forsythe associados à Capoeira. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.
Resumo: Na cena atual em dança contemporânea é notório a busca por movimentos autorais e pela desconstrução do “corpo clássico” construído durante décadas pelas renomadas escolas de ballets, cada vez mais corégrafos buscam e provocam inovação em estética de movimento dando atenção para movimentos antes vistos como desengonçados ou até mesmo ridículos, a maneira como cada coreógrafo faz isso é importante, pois utilizam de outras técnicas ou vivencias corporais para instigar corpos híbridos. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar um processo criativo de construção do corpo híbrido, associando William Forsythe aos elementos existentes no jogo de capoeira; cartografando, mapeando e refletindo durante todo o processo criativo. Após a finalização da pesquisa, é possível afirmar que a tanto os estudos de Forsythe quanto o jogo de capoeira podem ser utilizadas como ferramentas no corpo criativo, e juntas podem sim desenvolver um corpo visto como híbrido tendo infinitas possibilidade e formas de se mover, dou ênfase que quanto mais tempo na prática e domínio dessas técnicas mais possibilidades de movimentações autorais, o resultado disto está no próprio espetáculo onde vejo um interprete final muito diferente do interprete inicial, de forma positiva e cheio de energia para experimentações.
Abstract: In the current scene in contemporary dance, the search for authorial movements and the deconstruction of the “classical body” built over decades by renowned ballet schools is notorious. or even ridiculous, the way each choreographer does this is important, as they use other techniques or bodily experiences to instigate hybrid bodies. The general objective of this research was to analyze a creative process of construction of the hybrid body, associating William Forsythe with the existing elements in the game of capoeira; mapping, mapping and reflecting throughout the creative process. After completing the research, it is possible to state that both Forsythe's studies and the game of capoeira can be used as tools in the creative body, and together they can indeed develop a body seen as a hybrid having infinite possibilities and ways of moving, I give emphasis that the more time in the practice and mastery of these techniques the more possibilities of authorial movements, the result of this is in the show itself where I see a final interpreter very different from the initial interpreter, in a positive way and full of energy for experimentation.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4890
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CORPO HIBRIDO UMA EXPERIÊNCIA COREOGRÁFICA DE ESTUDOS DE WILLIAN FOSYTHE ASSOCIADOS À CAPOEIRA.pdfArquivo principal1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.