DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4890
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCunha, Juan Eduardo da Silva-
dc.date.available2023-06-15-
dc.date.available2023-08-07T13:31:24Z-
dc.date.issued2023-03-24-
dc.identifier.citationCUNHA, Juan Eduardo da Silva. Corpo híbrido: uma experiência coreográfica de estudos de William Forsythe associados à Capoeira. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4890-
dc.description.abstractIn the current scene in contemporary dance, the search for authorial movements and the deconstruction of the “classical body” built over decades by renowned ballet schools is notorious. or even ridiculous, the way each choreographer does this is important, as they use other techniques or bodily experiences to instigate hybrid bodies. The general objective of this research was to analyze a creative process of construction of the hybrid body, associating William Forsythe with the existing elements in the game of capoeira; mapping, mapping and reflecting throughout the creative process. After completing the research, it is possible to state that both Forsythe's studies and the game of capoeira can be used as tools in the creative body, and together they can indeed develop a body seen as a hybrid having infinite possibilities and ways of moving, I give emphasis that the more time in the practice and mastery of these techniques the more possibilities of authorial movements, the result of this is in the show itself where I see a final interpreter very different from the initial interpreter, in a positive way and full of energy for experimentation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorpo-híbridopt_BR
dc.subjectHybrid bodypt_BR
dc.subjectcapoeirapt_BR
dc.subjectForsythept_BR
dc.subjectprocesso criativopt_BR
dc.subjectcreative processpt_BR
dc.titleCorpo híbrido: uma experiência coreográfica de estudos de William Forsythe associados à Capoeirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T13:31:24Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Raíssa Caroline Brito-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760249627090319pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Raissa Caroline Brito-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760249627090319pt_BR
dc.contributor.referee2Paes, André Duarte-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3744628322964787pt_BR
dc.contributor.referee3Dácio, Gabriela Mavignier-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7895122746425486pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6060378982970418pt_BR
dc.description.resumoNa cena atual em dança contemporânea é notório a busca por movimentos autorais e pela desconstrução do “corpo clássico” construído durante décadas pelas renomadas escolas de ballets, cada vez mais corégrafos buscam e provocam inovação em estética de movimento dando atenção para movimentos antes vistos como desengonçados ou até mesmo ridículos, a maneira como cada coreógrafo faz isso é importante, pois utilizam de outras técnicas ou vivencias corporais para instigar corpos híbridos. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar um processo criativo de construção do corpo híbrido, associando William Forsythe aos elementos existentes no jogo de capoeira; cartografando, mapeando e refletindo durante todo o processo criativo. Após a finalização da pesquisa, é possível afirmar que a tanto os estudos de Forsythe quanto o jogo de capoeira podem ser utilizadas como ferramentas no corpo criativo, e juntas podem sim desenvolver um corpo visto como híbrido tendo infinitas possibilidade e formas de se mover, dou ênfase que quanto mais tempo na prática e domínio dessas técnicas mais possibilidades de movimentações autorais, o resultado disto está no próprio espetáculo onde vejo um interprete final muito diferente do interprete inicial, de forma positiva e cheio de energia para experimentações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Raimundo César Alves de. A saga do mestre bimba. Salvador: Ginga Associação de Capoeira, 1994. BHABHA, Homi, k. O localda Cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gançalves. Belo Horizonte. ed. UFMG, 1998. BRASIL, código penal da republica dos estados unidos do Brasil, 1890, disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1851-1899/d847.htm>, acesso em:05/03/2023 BRUYNE, P. de et alii. Dinâmica da Pesquisa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1991. CAPOEIRA, Nestor. Capoeira: pequeno manual do jogador. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 1998. CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A.; DA SILVA, Roberto. Metodologia Científica. 6.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. CULTURA BRASILEIRA. Os golpes de capoeira. <http://6culturabrasileira.blogspot.com/2014/11/os-golpes-da-capoeira.html>. Acesso em: 19 de dezembro de 2021. DOSSAR, Kenneth. Capoeira: an African based tradition in United States. Joperd, Reston, v. 62, no. 2, p. 42-44, Feb. 1991. FALKEMBACH, Elza Maria F. Diário de campo: um instrumento de reflexão. In: Contexto e educação. Ijuí, RS. 1987. v. 2. FERREIRA, Rousejanny. Balé sob outros eixos: contextos e investigações do coreografo norte-americano William Forsythe (1949) entre 1984 e 1994/ Rousejanny da Silva Ferreira. Crv. 2015. FONTOURA, Adriana; GUIMARÃES, Adriana. História da capoeira. Maringá, v. 13, n. 2 p. 141-150, 2. sem. 2002. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. – 6. ed. – São Paulo: Atlas, 2017. KATZ, Helena. Forsythe traz sua dança engajada ao Brasil. 2003. Disponível em: < https://www.helenakatz.pro.br/midia/helenakatz31141327291.jpg>. Acesso em 01/12/2021. KATZ, Helena. William Forsythe analisa o movimento, 1996. Disponível em: https://www.helenakatz.pro.br/midia/helenakatz311423636637.jpg. Acesso em: 01/12/2022. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. LOUPPE, Laurence. "Corpos Híbridos in Lições de Dança." Rio de Janeiro (2000). MACHADO, Jefferson E. história resumida da capoeira. Suapesquisa.com. disponível em: <https://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_da_capoeira.htm>, acesso em 18/12/2021. MELLO, André da Silva. Esse nego é o diabo, ele é capoeira ou da motricidade brasileira. Revista Discorpo, São Paulo, n. 6, p. 29-39, 1996. MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001. PASTINHA, Mestre. Capoeira angola. Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1988. 78p. PIOVESAN, Josieli et al. Psicologia do desenvolvimento da aprendizagem. Curso completo de pedagogia. 2021 Disponivel em: https://cursocompletodepedagogia.com/caracteristicas-da-aprendizagem/#:~:text=Processo%20gradativo%3A%20a%20aprendizagem%20se%20desenvolve%20de%20modo,agrega%20elementos%20%C3%A0s%20aprendizagens%20anteriores%2C%20aumentando%20sua%20complexidade., acesso em: 16/03/2023. REGO, Waldeloir. Capoeira angola: ensaio sócio-etnográfico. Salvador: Itapuã, 1968. SOARES, Flávio – Uma conquista poética na dança contemporânea através da capoeira, Motriz, Rio Claro, v.9, n.3, p.175-180, set./dez. 2003. TADRA, Débora Sicupira Arzua et al. Linguagem da dança. Curitiba: Ibpex, 2009. WILLIAM Forsythe Choreographic Objects, disponível em: https://www.williamforsythe.com/biography.html, acesso em: 03/12/2021. WILLIAM Forsythe, Improvisation Technologies. EMPAC | Experimental Media and Performing Arts Center at Rensselaer. 27 de abril de 2022. 1h 56m 35s. Disponível em: https://youtu.be/Vx0fe9R1D7E. Acesso em 15/01/2023. WOLFF, Silvia Suzana. William Forsythe e a dessacralização do Ballet no espaço urbano. Periódico do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas. Instituto de Artes – Departamento de Arte Dramática. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2011.pt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CORPO HIBRIDO UMA EXPERIÊNCIA COREOGRÁFICA DE ESTUDOS DE WILLIAN FOSYTHE ASSOCIADOS À CAPOEIRA.pdfArquivo principal1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.